domingo, 17 de fevereiro de 2008

O FILHO VARÃO – CRISTO CORPORATIVO

O FILHO VARÃO – CRISTO CORPORATIVO


“A sua cauda arrastava a terça parte das estrelas do céu, as quais lançou para a terra; e o dragão se deteve em frente da mulher que estava para dar à luz, a fim de lhe devorar o filho quando nascesse. Nasceu-lhe, pois, um filho varão, que há de reger todas as nações com cetro de ferro. E o seu filho foi arrebatado para DEUS até ao seu trono”.

Ap 12.4,5

Para compreendermos quem é este Filho varão, temos que ler alguns textos sobre esse assunto. Veja que aqui o apóstolo João diz que viu um “outro sinal”.
É importante notarmos que este “sinal” começa com o dragão e termina com o filho varão.
Assim como a mulher que João viu no primeiro sinal se estendia desde Eva, Israel até a Igreja gloriosa, também o filho varão envolve o mesmo princípio.
Vamos ler dois textos:
Is 9.6,7: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, DEUS Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz; para que se aumente o seu governo, e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e o firmar mediante o juízo e a justiça, desde agora e para sempre”.
Is 66.7,8: “Antes que ela estivesse de parto, deu à luz; antes que lhe viessem as dores, nasceu-lhe um filho varão. Quem jamais ouviu tal coisa? quem viu coisas semelhantes? Acaso nascerá a terra num só dia? acaso será uma nação dada à luz de uma só vez? Pois logo que Sião esteve de parto, deu à luz seus filhos” – (TB). Quando examinamos o capítulo 66 de Isaías, no versículo 1, DEUS está reivindicando ter uma casa. Sabemos que no Novo Testamento essa casa nos é apresentada primeiramente como sendo CRISTO; vejamos como o ESPÍRITO SANTO nos mostra isso:
Jo 2.16, 21: “e disse aos que vendiam as pombas: Tirai daqui estas coisas; não façais da casa de meu Pai casa de negócio. Ele, porém, se referia ao santuário do seu corpo”.
Agora vamos considerar algumas passagens onde a Igreja é a casa de DEUS:
1 Tm 3.15: “para que, se eu tardar, fiques ciente de como se deve proceder na casa de DEUS, que é a igreja do DEUS vivo, coluna e baluarte da verdade”.
Hb 3.6: “CRISTO, porém, como Filho, em sua casa; a qual casa somos nós”.

Temos aqui a doutrina do entremesclar. CRISTO e a Igreja, onde CRISTO e a Igreja se tornam um.
Em primeira instância esse menino fala de CRISTO, o primogênito de DEUS; mas no versículo 7 de Isaías 66 vemos que “Sião... deu à luz seus filhos”. Aqui podemos ver que esses muitos filhos somos nós.

Um comentário:

C. Lopes disse...

Olá! achei este blog pelo google,
estou contente pois achei + um pra odiar as obras dos nicolaítas.

Estou fazendo um estudo sobre a parte forte da igreja, o filho varão.

um abç. gostaria de manter contato.

Irmãos em Cristo Jesus.

Irmãos em Cristo Jesus.
Mt 5:14 "Vós sois a luz do mundo"

Arquivos do blog