quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Unanimidade= Homo:Thimadón - Silvio Maria

Homós: mesmo.

Thimós: vontade, mente e propósito.

Leitura bíblica:

Rm 15:16“Para que unanimemente a uma só boca glorifiquem ao Deus e pai de nosso Senhor Jesus Cristo.”

ICo 1:10“Rogo-vos irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo que faleis todos a mesma coisa e que não haja entre vos divisões, antes sejais inteiramente unidos na mesma disposição mental e no mesmo parecer.”

Os quatro evangelhos nos contam como o Senhor Jesus despendeu três anos e meio para ensinar os seus discípulos.

Embora muitos de Seus ensinamentos estejam registrados nos evangelhos, Ele disse em João que tinha muitas coisas para dizer que os discípulos não podiam suportar, mas que ele morreria e ressuscitaria e voltaria em outra forma, como o Espírito da realidade, o Espírito da verdade.

Nos três anos e meio de seu ministério terreno, O Senhor Jesus passou muitos ensinamentos aos discípulos. Ele então partiu por meio de sua morte e voltou três dias depois para ficar com eles como o Espírito que da vida.

O Senhor Jesus ainda permaneceu com seus discípulos por quarenta dias.Logo após a sua morte e ressurreição, os ensinou ainda por quarenta dias no que diz respeito ao reino. Ensinando-os com relação ao reino de Deus.Logo após o Senhor ascendeu aos céus, deixando seus discípulos nesta terra. Agora logo após a ascensão de Cristo Jesus aos céus o que fizeram os discípulos do Senhor?

Conf. At 1:14“Todos estes perseveraram unânimes em oração.”Eles nada fizera senão orar, e a chave de sua oração foi a unanimidade.No original grego a palavra unanimidade homo/thimadón: homós= mesmo; Thimós vontade, mente e propósito.Todos tinham o mesmo propósito. Em Mt 18:15 O Senhor falou sobre dois ou três concordarem a respeito de qualquer coisa em oração, a palavra concordar neste versículo não é uma palavra tão enfática como unanimidade.

A palavra aqui é Sumphõneõ; sum: junto; Phõne: som, é como um sinfonia como algo harmonioso.No livro de atos dos apóstolos que deveria ser melhor dito os atos do Espírito Santo, os cento e vinte oraram juntos com uma só mente, com um só coração, com o mesmo propósito comum e com a mesma alma, como um só ser oraram em unanimidade.Amados irmãos sempre que oramos, com certeza devemos exercitar o nosso espírito, mas devemos também estar na mesma mente na mesma vontade, com o mesmo propósito comum em nossas almas e em nossos corações.Isso tudo nada mais nada menos quer dizer que todo o nosso ser deve estar envolvido. Os discípulos do Senhor Jesus logo após a sua ascensão estavam com uma só mente, com uma só vontade, com um único propósito comum na alma e no coração.Para eles a unanimidade queria dizer que todo o seu ser era um.Havia em todos eles um real envolvimento com a vontade de Deus.Nenhum outro livro da bíblia usa a palavra unanimidade tanto quanto os livros de Atos dos apóstolos. Em atos encontramos os três fatores essenciais os três fatores principais e primordiais para a expansão do evangelho do reino. Encontramos a oração, encontramos o Espírito Santo e encontramos a palavra de Deus.

Quero enfatizar aos amados irmãos que estão interessados na pregação das boas novas do reino de Deus, aqueles que estão interessados na pregação do evangelho, que se utilizarmos outros meios antes da oração antes da palavra e antes do Espírito Santo é usarmos de artifícios meramente humanos.

E é nesse ponto que nos voltamos a chave para a pregação das coisas do nosso Deus. A unanimidade é a chave é a realidade é a real vitalidade da oração do Espírito e da palavra do nosso Deus.Podemos orar muito, podemos buscar dons espirituais, podemos receber o enchimento do Espírito Santo e até adquirirmos muito conhecimento da palavra de Deus, contudo se estivermos carentes de unanimidade, ainda não conseguiremos ver a bênção do Senhor sobre o nosso trabalho.Para que o Senhor venha operar poderosamente em nossas cidades para que o Senhor venha operar poderosamente em nosso meio para que o Senhor venha operar em nossas famílias, não podemos estar carentes de unanimidade.Se tivermos, revelação da palavra de Deus, se tivermos conhecimento do propósito, eterno do Senhor, se conhecermos todas as dispensações, se obtivermos o batismo no Espírito Santo se orarmos com muito fervor e se contudo discordarmos entre nós, não há unanimidade.Se discordarmos entre nós não há unanimidade.A verdade é que não se pode ver entre nós os cristãos modernos a verdadeira unanimidade.

Seja conosco mesmo, seja com os irmãos, seja como casais, seja como famílias ou seja como cooperadores.Temos que nos arrepender pois ainda não somos unânimes.De certa forma, podemos ver que apartir do cap.15 de Atos vemos que a palavra unanimidade já não é mais usada, mas por que não é mais usada? Isto implica que de certa forma que a unanimidade já estava sendo perdida.E sabe por que a unanimidade estava sendo perdida, é simplesmente porque não havia um real envolvimento com a vontade de Deus.Em Atos 15, há a descrição de uma certa conferência dos apóstolos e presbíteros realizado em Jerusalém para resolverem o problema da circuncisão.Na minha bíblia diz uma reunião de apóstolos e presbíteros não foi uma reunião de toda a igreja.E também no final desse mesmo capítulo há uma grande desavença entre Paulo e Barnabé.

Podemos ver que através desses incidentes que a questão da unanimidade já estava se perdendo.A primeira epistola do novo testamento é Romanos.Depois de falar muito em termos doutrinários sobre a vida cristã e a vida da igreja, Paulo dirigido pelo Espírito Santo diz aos crentes em Roma que precisavam ser unânimes e todos falaram em a mesma coisa.Em Rm 15:6 nos diz:“Para que unanimamente, a uma boca glorifiqueis ao Deus e pai de nosso Senhor Jesus Cristo.”

Ser unanimes inclui uma mente, uma vontade, um propósito, em uma só alma e um só coração.Devemos nos envolver com todo o nosso ser para então exteriormente termos uma só voz.Não podemos em nossas cidades continuarmos cheios de nossas opiniões, temos que levar á cruz todas as nossas opiniões, todos os nossos conceitos, todas as nossas preferências e nos rendermos a autoridade da palavra do nosso Deus, nos render a um real envolvimento com a vontade de Deus, ou jamais veremos o impacto da pregação do evangelho do reino em nossas cidades.A unanimidade revelada no novo testamento é algo grandioso.É por isso que Paulo tanto se esforçou para ensinar nas diversas localidades exortando os que deveriam se importar com a unanimidade.Eu sei que muitos não gostam desta mensagem. Muitos gostam de ser cristãos individualistas, mas quero lhes dizer que sozinhos ou divididos não somos muito inadequados para cumprir a vontade de Deus.

Como bem sabemos, havia muitos problemas na igreja em Corinto, e o verdadeiro problema, a verdadeira causa era a dissensão entre os irmãos.Era a divisão entre irmãos.Alguns diziam que eram de Paulo e o apreciavam.Outros diziam que eram de Apólo e provavelmente apreciavam a sua maneira de ensinar a bíblia.

Outros ainda apreciavam a Pedro.Amados irmãos isso é viver em desacordo isso é viver em desarmonia é desunião isso é dissensão no Corpo de Cristo Jesus.Há na epístola aos Coríntios pelo menos outros dez problemas oriundos da mesma fonte a desunião, opiniões diferentes, gostos pessoais, preferências pessoais e não falavam a mesma coisa.Paulo vendo a condição das igrejas muitas e muitas vezes exortou os irmãos a todos terem o mesmo parecer. A serem unanimes.Todos precisamos falar as mesmas coisas.

Todos nós precisamos estar envolvidos com a vontade de nosso Deus. O fato de um crente dizer que é de Paulo e de outro irmão dizer que é de Apólo indica claramente que não estão falando a mesma coisa e que estão em desacordo.E que não compreendem ainda a vontade de Deus.Todos nós cristãos, todos nós crentes, todos nós nascidos de Deus, todos nós filhos de Deus temos que dizer a uma só voz em alto e bom tom que todos nós, “somos de Cristo” temos de dizer: “ eu sou de Cristo” temos de dizer: “nós somos de Cristo Jesus.” amados irmãos sem isso e não digo com a intenção de desanimar ninguém, sem unanimidade sem dizermos que somos de Cristo Jesus estamos acabados, estamos em derrota.E o nome do Senhor Jesus não é glorificado. E satanás continuará levando vantagem na obra de Deus.Necessitamos com urgência de unanimidade para que haja satisfação no coração do nosso pai.

Não unanimidade como um lema, como algo vazio, sem expressão e sem vida. Unanimidade é o que cada localidade precisa, unanimidade é o que cada cidade necessita.Unanimidade é o que as nossas cidades tanto carecem.Não vamos pensar nos outros agora, mas vamos pensar em nós mesmos na nossa parte.Hoje a igreja ainda não tem manifestado todo seu poder e força porque carecemos de unanimidade.Quero dizer que sem unanimidade teremos bênção mas não a plenitude da bênção.

queremos ser como a igreja do 1º século, mas onde esta a unanimidade;

queremos ser como as igrejas na Coréia, mas onde esta a unanimidade;

queremos ser como as igrejas na China, mas onde esta a nossa unanimidade.

queremos ser como os vencedores da igreja de Filadélfia, mas onde esta a unanimidade, onde esta o real envolvimento com a vontade de Deus.

Ter reuniões de oração sem unanimidade nada significa;

Ter reuniões nas casas sem unanimidade para nada contribuem;

Sair para pregar as boas novas requer unanimidade; Reuniões de oração requer unanimidade;

Sem unanimidade todas as nossas ações serão como feno, palha e madeira, haverá muito corre, corre e fadiga mas será algo vão sem nenhum valor diante do nosso Deus.

Hoje em dia não é uma questão de copiarmos muitos métodos, hoje é a questão de termos o vinho novo com odres novos, é preciso ter a vida é preciso ter unanimidade, uma só alma um só coração.Quando houver unanimidade haverá a presença gloriosa do Senhor Jesus, haverá a genuína pregação do evangelho do reino, haverá dons, haverá cura, haverá manifestações do Espírito Santo, haverá alegria, haverá satisfação e haverá o cuidado de uns pelos outros.Que o Senhor venha restaurar a unanimidade no meio do seu povo. Unanimidade nas nossas casas, no nosso decidir, com nossos filhos, com nossa esposa.Se desejamos o mover de Deus em nossas cidades precisamos de unanimidade.Não interessa quem esta certo ou quem esta errado, temos de deixar as coisas de menino, precisamos de unanimidade.Precisamos ser um, ter a mesma mente de Cristo Jesus que era um com o Pai. Já é tempo de taparmos a boca de satanás.Estou utilizando este meio de comunicação (rádio ), porque sei que o Espírito Santo esta sobre toda a carne, para convencer o homem do pecado, da justiça e do juízo, para levar todos a verdadeira obediência a Cristo Jesus.Utilizo esse meio de comunicação, porque a maneira mais proveitosa do Espírito convencer as pessoas é quando usamos a bíblia, é quando usamos a palavra do nosso Deus.Quero semear a palavra na mente e coração de homens desejosos de expressar, de exibir a vitória de Cristo Jesus sobre a carne, sobre o mundo, sobre o pecado e sobre satanás, em perfeita unidade com todo o povo de Deus.Encerrando quero dizer que não é possível ficarmos falando de unidade, que somos um só, estando divididos por nossas denominações e tão amadas doutrinas e costumes.

Não é possível vivermos uma vida dupla, fingindo sermos algo que não somos.Cada crente pode tomar o seu próprio caminho, só não podemos fingir ser algo que não somos. Se não atentarmos para os ensinamentos da palavra do nosso Deus o cristianismo continuará se dividindo a cada dia mais e mais.Gostaria que todos que estão ouvindo e lendo esta mensagem acatassem essas palavras ou iremos continuar nos dividindo mais e mais a cada dia, e O Senhor não terá como realizar a sua obra em nossas cidades.O que posso fazer como parte do corpo de Cristo Jesus é soar a trombeta.Não sou capaz de proteger a glória divina de Cristo Jesus, somente ele próprio é capaz de fazer isso.O que faço é trazer-lhes as verdades do nosso Deus é contar-lhes a verdade em amor. Não quero ensinar nada diferente do ensinamento dos apóstolos.O ensinamento dos apóstolos é a revelação do desejo do coração do Pai é a sua economia é o seu supremo propósito.Encerro dizendo que cada igreja em cada cidade é independente das demais, contudo todas as igrejas agem da mesma maneira segundo o ensinamento dos apóstolos.A prática de todas as igrejas, a expressão de Cristo de todas as igrejas deve ser uma só. Todas as igrejas devem estar na vontade do nosso Deus.Devemos todos crentes ser um em essência, devemos ser um em Cristo Jesus. Paulo diz em Gl 2:20:“Não mais eu, mas Cristo vive em mim.”Não mais eu:- não mais a minha mente para pensar;- não mais a minha boca para falar;- não mais a minha vontade obstinada.“não mais eu, mais Cristo vive em mim sendo um com meus irmãos.”Entre milhares e milhares de filhos de Deus em cada cidade, não devemos ter qualquer outra aparência, a não ser Cristo em nós a esperança da glória. Temos de ser a expressão de Cristo vivo, como um só homem em unanimidade, como um corpo bem ajustado com todo os demais irmãos.Precisamos admitir como filhos de Deus, de acordo com a verdade bíblica que Deus é um, que O Senhor Jesus é um, que O Espírito Santo é um e que o corpo de Cristo Jesus também é um.É tempo de despertarmos, é tempo de nos arrepender, é tempo de vermos um tremendo operar do nosso Deus em nossas cidades.Diante do tribunal de Cristo Jesus seremos inescusáveis por não obedecer-mos os seus mandamentos.Vamos tomar o caminho dos “uns”:Um só Deus;Um só Senhor;Um só espirito;Um só Cristo;Um só corpo;Uma só igreja;Um só testemunho;Uma só obra;Um só ensinamento.Uma só vontade, a vontade do nosso Deus.Em Fp 1:27 nos diz:“Lutando junto pela causa evangélica.”Não pressionem os outros a tomar este caminho, simplesmente tomemos este caminho de acordo com a revelação da palavra do nosso Deus.Hoje a igreja necessita urgentemente de um profundo arrependimento das obras mortas.Pensem bem:- quantas decisões são tomadas sem um verdadeiro compromisso com Cristo;- quanta música hoje é voltada para o eu e não para Cristo Jesus;- quantos ambientes falsos e religiosos visando apenas a aparência religiosa;- hoje em muitos lugares o que se tem é um culto ao egocentrismo;- quantas e quantas programações não tem inspiração do Espírito Santo;- quantas festas pagãs são comemoradas no meio cristão;- quantas mensagens que não exigem obediência na vida diária;- quantos títulos, posições e funções na igreja são nada mais nada menos que pura escolha humana e não pelo Espírito Santo. Gerando, mais inimizade, invejas e contendas no meio do povo de Deus.- Quantos conceitos errados de que a igreja é um prédio na rua tal, ou uma mera construção material;- Quanto hoje se exalta a bíblia e não a palavra viva inspirada e que deve ser guardada;- E o que se dizer dos seminários, escolas e denominações totalmente fora do padrão da Nova Aliança,do Novo Testamento;- E hoje a igreja é regida por um código civil mundano, terreno, diabólico e muitos crentes ainda acham que isso vai ajudar a igreja;- Quantos homens com títulos de “pastores” que são meros zeladores de “montes de materiais” e não edificam o templo vivo com pedras vivas;- Quantas orações pedindo e sempre pedindo. Quando iremos ministrar ao Senhor. Quando?- Quantos hoje só querem leitinho e mais leitinho. E rejeitam o alimento sólido;- E o que dizer do rol de membros e de homens colocando preço no seu próprio ministério e vendendo CDs evangélicos por dinheiro.-Que o Senhor abra os olhos do nosso coração.Amados irmãos por que o cristianismo se tornou degradado? Porque abandonamos o ensinamento dos apóstolos.Por isso é que existem muitos ensinamentos diferentes causando mais e mais divisão no corpo de Cristo Jesus.II Timóteo 2:19: nos diz :O Senhor conhece os que lhe pertencem.E mais:Aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor.(RA).“O Senhor conhece as pessoas que são dele.” E também: “Toda pessoa que diz que pertence ao Senhor precisa abandonar o pecado.” (NTLH).O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniqüidade. (RC).Extraído do Programa “para onde vamos como Igreja em Alegrete ? “Alegrete RS

Um comentário:

José Dante disse...

Li um artigo de Jon Zens (Healthy Assembly Life) que acredito ser muito útil para viver a vida da igreja em unanimidade. Creio que seu ensino seja bíblico e que expressa a mente do Espírito Santo para a vida coorporativa cristã.
Se puderem dar uma verificada, o endereço é: www.searchingtogether.org/assemblylife.htm

Irmãos em Cristo Jesus.

Irmãos em Cristo Jesus.
Mt 5:14 "Vós sois a luz do mundo"

Arquivos do blog