quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

O Templo de Deus- Gino Iafrancesco

Traduzido do Livro "El templo de Dios" de autoria de Gino Iafrancesco, pelos irmãos da cidade de Jaguarão-RS. A medida que for sendo traduzido será postado aqui no Filho Varão.

CAPÍTULO I

O MOMENTO DA EDIFICAÇÃO DA CASA DE DEUS

UM PLANO PROGRESSIVO DE REVELAÇÃO

Começamos este ano uma nova série às sextas-feiras. Os irmãos sabem que no NT há muitas classes de reuniões. Há reuniões para compartilhar, há reuniões de oração, reuniões de estudo e de outras coisas e há também reuniões de ensino e reuniões da obra. Diz a escritura que os apóstolos, todos os dias, dentro e fora das casas, não cessavam de ensinar, de pregar a Jesus Cristo. Essas são reuniões de ministério da palavra. Separamos, com a ajuda do Senhor, e entregando-a a Ele, a reunião das sextas, para que seja uma reunião de ensino da palavra. Os irmãos que vem as sextas, por favor, não levem uma impressão parcial de que é o único tipo de reunião que existe. Há muitas outras reuniões outros dias na localidade e com toda a liberdade. Mas separamos essas reuniões das sextas feiras colocando-a sempre nas mãos do senhor para que se Ele assim quer e aprova com seu espírito, então estejamos esquadrinhando a palavra do senhor.
O senhor quer que a comunhão da igreja, a palavra de Cristo abundem e que o compartilhar da igreja seja na palavra de Cristo. Os irmãos sabem que ainda que o Senhor seja imutável, sua revelação e seu dispensar é progressivo. Ele se propôs encher toda a terra com o conhecimento de sua glória. Ele não será mais glorioso do que quando começou. O Deus não se pode agregar nada à sua essência, entretanto, sua revelação para suas criaturas é progressiva. Ele foi revelando-se progressivamente e quando se completou o cânon das escrituras, com a revelação completa, também depois que a fé foi uma vez dada para sempre aos santos, ainda assim o Espírito Santo nessa única fé a igreja, aprofundando nela à medida que passam os séculos e a igreja de Deus, pelo espírito, sendo guiada a toda verdade, vai entendendo cada vez mais e cooperando com Deus em seu plano, em seu programa.
Há coisas que na palavra do senhor começaram a revelar-se através de pequenos indícios que logo foram desenvolvidos pelo senhor para com seu povo. Também na história da igreja o Espírito Santo começou a mostrar algumas outras coisas e depois foi mostrando mais. E se nós damos lugar a ele, o espírito do senhor irá nos mostrar cada vez mais, não coisas novas no sentido de uma revelação fora da fé que uma só vez foi dada aos santos, mas uma compreensão cada vez mais ajustada, mais profunda e mais rica do que Ele quis dar ao seu povo. De fato, essa rota é imutável da parte dele e já está estabelecido que seria assim. Ele já tipificou o reino dos céus como o crescimento de uma plantinha. Essa semente que é a fé uma vez dada aos santos, a palavra completamente centrada na primeira geração apostólica, devia produzir primeiramente a erva, depois a espiga, depois os grãos verdes nas espigas, depois grãos maduros para colheita. Então, isso quer dizer que o espírito santo estaria cada vez mais nos conduzindo toda a sua igreja à maturidade em Cristo, até o plano de Deus. O espírito Santo sempre dirige até o cumprimento do plano de deus.

A REVELAÇÃO DA CASA SE DEU EM BETEL

Sabemos pelas escrituras como na ocasião na qual deus começou a revelar sobre os patriarcas, falou a Jacó em hebreu e deu-lhe os primeiros indícios de seu plano de edificar para si mesmo uma casa. Entretanto o conceito de casa parecia muito simples naquela primeira revelação, quando Jacó pos-lhe o nome de Betel. Já aqui com os irmãos e em outros lugares estudamos o assunto da edificação do tabernáculo. Ali o conceito de Betel foi um pouco mais desenvolvido. Avançamos um pouco porque já era hora de que deus passasse do simples para algo mais complexo.
E deus não parou sua edificação, a edificação continua e a edificação é a edificação da igreja. Assim como a tipologia passou do simples ao medianamente complexo e ao mais complexo, assim ao final e através da tipologia o senhor está revelando aspectos diferentes da edificação que Ele quer realizar. Também é necessário que continuemos na mesma linha do Espírito de Deus, que é uma linha de edificação conforme o programa de Deus. Logo, como numa época vimos o assunto de Betel e logo mais vimos o assunto do tabernáculo, agora necessitamos passar uma pouco mais adiante, ao assunto do templo, até que eventualmente cheguemos ao assunto da Nova Jerusalém, que é a consumação final. Porém, não se pode ir de golpe, mas por partes, progressivamente. Então, vamos iniciar a série, com a ajuda do senhor, acerca do templo de Deus. Betel e o tabernáculo foram a base, mas, no que se refere ao templo, temos algo mais complexo. Mas não podemos começar pelo templo, tínhamos que começar por Betel e logo a seguir com o tabernáculo, e ainda assim o Espírito Santo não parou, mas continuou.

A SOMBRA DOS BENS VINDOUROS

Então, aos irmãos que desejem acompanhar-me com suas bíblias, peço que abram no livro que fala precisamente dessa época, que é 1 Reis, considerando que aqui nessa versão como 1 Reis, pois em outras é considerado como terceiro livro de Reis, pois originalmente os livros de Samuel forma chamados primeiro e segundo Reis. Abrimos o capítulo 6 de 1 Reis. Com a ajuda do senhor, vamos fazer um seguimento, que esperamos seja minucioso, para que possamos aproveitar os detalhes. Certamente que a interpretação tipológica é obrigada nesses casos, já que no NT o autor da epístola aos Hebreus, possivelmente Lucas, disse que as coisas que estavam na lei ou na tora, ou seja, no AT, principalmente no Pentateuco, mas também na Torá, abarca o AT em geral, que todas essas coisas eram sombra dos bens vindouros. Ainda a história dos patriarcas, a história de Israel foram alegorias e exemplos. Isso ensina o NT. Logo, quando estamos lendo os livros históricos, em primeiro lugar estamos lendo história, mas o NT nos deu a chave para interpretar essa história com um sentido alegórico, pois era uma história na qual Deus estava alegorizando, com a qual Deus está exemplificando e tipificando seu filho. Então, vemos no NT que nos autoriza e creio até mesmo que nos obrigue a ler com chave tipológica as passagens do AT, especialmente onde Deus é tão minucioso em muitos detalhes, que se não tivessem um sentido espiritual, não haveria necessidade de tanta minúcia. Entretanto, se houve minúcias por parte do Espírito, é porque Deus tem algo a dizer. É como está escrito em Romanos 16: 25-28, que o mistério que estava oculto em Deus deve ser dado a conhecer com as escrituras do AT, segundo o mandamento do Deus eterno, como diz ali.

OS PRINCIPAIS TRAÇOS DA CASA DE DEUS

Então vamos ler com a chave do NT, do novo pacto, estes capítulos históricos. Vamos ler a história e por detrás da história ler o sentido espiritual, que o NT ensina que tem a história do AT. Iniciaremos fazendo uma leitura dos primeiros catorze versos. Fazemos uma leitura inicial para ter uma visão panorâmica dos principais traços da casa de Deus. Depois de fazermos a leitura panorâmica, então voltaremos verso por verso, para entrarmos no sentido. Inicialmente lemos 1 Reis 6: 1-14:
‘’ E sucedeu que no ano de quatrocentos e oitenta, depois de saírem os filhos de Israel do Egito, no ano quarto do reinado de Salomão sobre Israel, no mês de Zif (este é o mês segundo), começou a edificar a casa do SENHOR. E a casa que o rei Salomão edificou ao SENHOR era de sessenta côvados de comprimento, e de vinte côvados de largura, e de trinta côvados de altura. E o pórtico diante do templo da casa era de vinte côvados de comprimento, segundo a largura da casa, e de dez côvados de largura diante da casa. E fez para a casa janelas de gelósias fixas. E edificou câmaras junto ao muro da casa, contra as paredes da casa, em redor, tanto do templo como do oráculo; e assim lhe fez câmaras laterais em redor. A câmara de baixo era de cinco côvados de largura, e a do meio de seis côvados de largura, e a terceira de sete côvados de largura; porque pela parte de fora da casa, em redor, fizera encostos, para que as vigas não se apoiassem nas paredes da casa. E edificava-se a casa com pedras preparadas, como as traziam se edificava; de maneira que nem martelo, nem machado, nem nenhum outro instrumento de ferro se ouviu na casa quando a edificavam. A porta da câmara do meio estava ao lado direito da casa, e por caracóis se subia à do meio, e da do meio à terceira. ¶ Então veio a palavra do SENHOR a Salomão, dizendo: Quanto a esta casa que tu edificas, se andares nos meus estatutos, e fizeres os meus juízos, e guardares todos os meus mandamentos, andando neles, confirmarei para contigo a minha palavra, a qual falei a Davi, teu pai, e abitarei no meio dos filhos de Israel e não desampararei o meu povo de Israel. Assim edificou Salomão aquela casa e a acabou.












CELEBRAÇÃO ESPIRITUAL DAS FESTAS

Há muitas coisas nessa primeira parte. Voltemos ao primeiro verso. Meus irmãos recordam de 1 Coríntios 5:7, onde o Apóstolo Paulo diz: ‘’porque a nossa páscoa, que é cristo, já foi sacrificada por vós. Então celebremos, não com velha levedura, nem com levedura de malícia e maldade, mas sim com pães sem levedura, de sinceridade e de verdade’’. Então aí nos damos conta de como Paulo está usando a linguagem da festa da páscoa, que ia junto aos ázimos e das primícias, mas está aplicando isso a uma celebração espiritual própria do NT. Portanto, no NT, a festa da páscoa está tipificando um aspecto fundamental de Cristo, o qual é muito rico e que deve ser tipificado com outras festas e outras coisas. O ciclo das festas começa com a festa da páscoa. Ali diz Deus em Êxodo 12: ‘’para vós este, o mês de Abib, será o primeiro mês do ano. Então, havia um sentido espiritual, que todo o ciclo de festas representa diferentes aspectos de Cristo e do trabalho e da gestão da economia de Cristo com seu povo, que está tipificado nas festas. Havia datas e ordens e associações de umas com outras e distâncias de umas e outras , que representam realidades espirituais.
Quando estamos vendo o assunto das datas, não entender somente o sentido cronológico, mas sim que além do sentido histórico gramatical, há o espiritual. Não passemos por alto, então, os detalhes das datas, porque o interessante não é somente entender o significado, mas captar o princípio espiritual que revela esse significado, com que o senhor quer governar a edificação de sua casa.

UM SENTIDO ESPIRITUAL EM CRONOLOGIA

Há um princípio espiritual que é revelado no significado e esse sentido espiritual é uma delicadeza de Cristo em nosso interior que está simbolizada, representada com alguns detalhes às vezes, uma pequena frase utilizada pelo Espírito Santo para fazer consciente em teu espírito uma delicadeza do caráter de Cristo. Então ponhamos atenção nesses detalhes. Em primeiro lugar diz: E sucedeu que no ano de quatrocentos e oitenta, depois de saírem os filhos de Israel do Egito, no ano quarto do reinado de Salomão sobre Israel, no mês de Zive (este é o mês segundo), começou a edificar a casa do SENHOR.
Sei que não sou o primeiro e não serei o último que me pus a fazer uma cronologia da história bíblica e quando me pus a fazer essa cronologia e os irmãos sabem que na biblioteca de casa há muitos livros, aproximação a Crônicas, de onde se tira uma cronologia com os dados inspirados que aparecem na mesma bíblia desde gênesis, com os anos dos respectivos nascimentos patriarcas antediluvianos e sua morte, até o dilúvio, porque a bíblia traz muitos dados históricos e tu podes fazer o seguimento. Quando fiz o quadro cronológico com os dados da bíblia, e não dados fora dela, encontrei que não coincidia.Com Salomão fiz essa revisão várias vezes somando os períodos de uns anos com outros, com os anos de tal juiz, com os anos que estiveram fora. Isso me dava mais de 480. Passava alguns séculos. Pensei que fazia mal os cálculos, porque era mais coerente que eu me equivocasse do que a bíblia.
Entretanto, resulta que os filhos de deus e historiadores que também se interessaram neste aspecto cronológico encontraram o mesmo problema que encontrei. Não encontrava uma solução e ao irmão Watchman Nee, da China, sucedeu a mesma coisa. Ele fala sobre isso num livro chamado ‘’ Examinando as Escrituras’’.No entanto, o Espírito do Senhor deu a ele a solução do enigma. Isso eu não recebi diretamente, então reconheço que aprendi com o irmão Watchman Nee. Ele contabilizou o tempo e resultava nas mesmas datas que eu havia achado, então ele passou a contar somente o tempo que Deus reinava sobre Israel e não quando reinava os filisteus, os midianitas ou outros de fora. Portanto, somando o tempo que deus realmente reinava sobre Israel, por alguns dos juízes, aí sim, ao somar-se os períodos, aí sim somavam 480. Mas se tu somas quando os opressores de Israel, seja filisteus ou medianitas ou Edom, todos esses que aparecem em juízes e outros lugares,então a conta não fecha. Logo me dei conta que a cifra tinha um sentido espiritual e não s, somente um sentido histórico cronológico. Por quê? Porque para Deus não conta o tempo durante o qual ele não reina. Tempo perdido. Era como se não houvesse passado esse tempo. Para Deus, o tempo que realmente contava era o que Ele era rei sobre Israel e Israel lhe obedecia.

A RESSURREIÇÃO DE CRISTO E A CASA DE DEUS

Quando eles se rebelavam e Deus os colocava sob a opressão de outros como castigo, esse tempo em que Deus não estava sendo aceito por seu povo, em seu povo andava em outros caminhos, esse tempo não contava para Deus, não tinha significado. Logo, o que tinha significado era o tempo que ele realmente estava reinando. Então quando se completaram 480 anos no templo de deus, chegou o momento de edificar a casa. Esse 480 é muito signficativo, em primeiro lugar porque está formado por três números que são significativos na bíblia, que são 6,10 e 8, que vamos ver aparecer várias vezes nos detalhes das medidas da casa. Observem que o número 6 é o número do homem e o número 10 é o número das nações, que conforma o número 60, mas se fosse 6 x 10, que são 60, juntando as nações da humanidade, ainda não seria casa de Deus, se não estivesse mesclado com o número 8, que o número da ressurreição, que é o número de Cristo. Assim como o número do Anticristo é 666, o número de Cristo é 888 e o número 8 é o número da ressurreição. Repetidas vezes o 8 e números combinados com o 8 fazem referência à ressurreição. O 6 refere-se à humanidade e 10 refere-se às nações e 480 é a combinação do número do homem, com o número das nações e o número de Cristo, da ressurreição de Cristo.
Não há casa de deus entre os homens sem a ressurreição de cristo. Ou seja,a casa de Deus só pode ser edificada a partir da ressurreição de cristo com todos os homens. Enquanto não se completasse esse processo, esses 480 anos , seria como se dissesse: enquanto Cristo não ressuscite e restaure em si a humanidade e um novo homem, não há casa de Deus. Então, o número não é somente cronológico, é um número com sentido espiritual, porque se fores seguir a história cronológica não vais encontrar 480 anos, número esse que só encontras se levar em conta os detalhes espirituais. Aí sim, dá.

PRIMEIRO O FUNDAMENTO, DEPOIS A EDIFICAÇÃO

A bíblia é um livro primeiramente espiritual, ainda que relate coisas históricas. Não fala de todas as coisas históricas que interessam aos historiadores, mas as interessam a Deus. Se alguém quer estudar história, pode consultar um livro de Arqueologia e outras coisas, mas se quer estudar Deus na história, então já é outro assunto. Diz: ‘’E sucedeu que no ano de quatrocentos e oitenta, depois de saírem os filhos de Israel do Egito, no ano quarto do reinado de Salomão sobre Israel’’ . E outra vez o quatro, porque o terceiro é outra vez o número da ressurreição. O Senhor resuscitou ao terceiro dia, ou seja, a casa de Deus não começou a ser edificada no primeiro ano, nem no segundo, nem no terceiro. Tinha que passar pelos três primeiros, assim como Israel tinha que esperar 3 dias antes de cruzar, como o senhor tinha de esperar 3 dias para a ressurreição. Assim, tinham que passar tinham que passar esses 3 dias para ressurreição de Cristo, então depois foram 4, o número da criação. A criação foi envolvida na ressurreição de Cristo. Então, ali começa dizendo: ‘’ ao quarto ano do princípio do reino de Salomão sobre Israel’’, começou ele a edificar a casa de Jeová’’. Porque não começa a edificação no primeiro mês, mas no sehundo. Isto é muito interessante, porque não se pode sem base, porque não se pode edificar sem fundamento.
O primeiro é o mês de Abib. O senhor disse ao seu povo: ‘’ Este mês será o princípio dos meses, para vós será o primeiro dos meses do ano. (Êxodo 12:2). ‘’ Vós saístes hoje do Mês de Abib (Êxodo 13:4). O que chamam aqui de semana santa. Ou seja, realmente, a chamada semana santa é o ano novo aos olhos de Deus na Bíblia. Que diz Deus a seu povo? Para vós este será o primeiro mês ano e o mês em que se celebrava a páscoa com os pães ázimos e as primícias. Esse era o mês de Abib, o primeiro mês. O segundo mês, que era o mês de Zif, era o mês de começo de edificação da casa. Porque quando aparece a casa começando a ser edificada no segundo mês, significa que não pode edificar sem fundamento, que é Cristo e a obra de Cristo e isto é um princípio muito importante que devemos ter em conta. Não podemos edificar a casa de Deus, sem estarmos em uma medida com cristo. Às vezes queremos edificar uma casa ecumênica, descuidando as delicadezas de Cristo. Então não vai resultar na casa de Deus, mas na guarida babilônica do mundo.

PRIMEIRO A DOUTRINA DE CRISTO

Observem que o apóstolo Paulo, ainda que é chamado, com justiça, de apóstolo do amor, diz frases tão sérias como esta referindo-se à doutrina de Cristo ‘’Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis. Porque quem o saúda tem parte nas suas más obras.( 2 Jo 10-11)’’.
Vemos que o apóstolo do amor não é um apóstolo ingênuo. Ele sabia que assuntos tratar primeiro,mas com relação a pessoa de Cristo, para depois tratar do relativo a igreja, porque se começamos a misturar na igreja qualquer espírito de anticristo com erro, relativo ao Pai, ao Filho e à obra do filho e o Espírito Santo, não se vai edificar a casa de Deus, mas sim do enganador.
Quando na tipologia, como no livro de números, por exemplo, o povo do senhor tinha que marchar, tinha que passar de uma instância a outra, de uma situação espiritual a outra. Deus havia estabelecido uns cuidados com relação ao avanço do povo de Deus e nesses cuidados havia dito: primeiramente se deve tratar daquilo que é relativo à arca e trasladar a arca com os devidos cuidados, então depois se tem de tratar dos paães e da mesa dos pães. Depois disso se trata do candeeiro e do altar de ouro e o incensário.
Observem que não começa com orar juntos,não. Pois aqui todos temos a unidade de deus, então vamos orar com budistas, rosacruzes e cristãos dizem alguns. Isso é ecumenismo. Aqui em Bogotá, a cada dia 19 há reunião ecumênica com gente de todas as religiões. Disso resulta que se muda a ordem de Deus e se pões primeiro a andar o incensário, antes da arca. É uma babilônia, uma mescla de espíritos, então o senhor não quer que nos misturemos com isso. Antes de oferecer incenso, tem que estar em seu lugar o candeeiro, a mesa e a arca. Vemos então que deus estabeleceu uma ordem nas coisas espirituais e a proeminência cabe à arca. A arca representa Cristo, logo tudo que representa a Cristo deve ser tratado em primeiro lugar, antes de qualquer outra coisa.

CONSULTAR A PALAVRA DE DEUS

Podem aparecer muitos grupos e todos podem dizer que somos cristãos e perguntarem por que não estamos todos juntos. Isso é o que quer Satanás. Ele quer nos meter na mesma panela, para que quando estivermos todos ali, com toda a ingenuidade e boa vontade da nossa parte, começa a introduzir doutrinas erradas, para roubar o que é de Deus para um falso profeta ou para o anticristo. Então, por isso, o senhor não permite que se façam as coisas de qualquer maneira, mas como Ele ordenou. Vocês recordam,que Davi tinha uma boa intenção, ele queria um avivamento no meio do povo. Nos narra também em Crônicas, nos narra Samuel e nos diz que ele consultou o povo se eles queriam ter a arcano meio deles e, claro, todo mundo queria ter a arca. Então, organizaram uma festa, não faltaram emoções religiosas. O povo estava de acordo, estavam de acordo as emoções,a arca foi posta no carro de bois e estavam todos em festa. Quem iria imaginar que no meio dessa festa e emoções de adoração e de danças diante de deus estavam provocando a ira do senhor? Quem iria imaginar? Somente se poderia saber pela palavra. Naquela ocasião não foram suficientes as emoções, não foi suficiente o acordo do povo. Era a palavra que mostrava onde estava o erro, não o acordo. As emoções estiveram presentes, mas quando Uza meteu a mão, caiu morto e Davi se perguntou: então como vou trazer a arca? Mas se houvesse consultado antes, evitaria muitos problemas, mas se a gente não faz a pergunta de como se deve trazer a arca, se embarca em coisas que são da multidão, às vezes movidos por emoção, boa vontade, bons desejos. Mas a palavra de deus dizia diferente e isso era justamente o que não se levou em conta, ou seja, substituiu-se a direção de deus pelo voto da maioria e pelo bem estar geral, sentimento agradável e religioso da maioria.




O SUTIL ENGANO DO CULTO BABILÔNICO

Por isso não tem credenciais para substituir a clara palavra de Deus. Então o Senhor estabeleceu uma ordem de prioridades nos assuntos e nessa ordem de prioridades, o primeiro é a arca. Primeiro temos que tratar o relativo a Cristo. Como vamos edificar a igreja com pessoas com pessoas que não estão em Cristo ou estão em outro espírito? O apóstolo Paulo fala claramente em 2 Co 11:3-4:
‘’Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo. Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, com razão o sofrereis.’’ O problema é que a outro evangelho e a outro espírito, bem o recebeis, bem o tolerais e não dicernes que há outro Jesus, outro espírito, outro evangelho disfarçado no meio da parafernália do show religioso, porque há culto babilônico. Aí aparecem cânticos e danças e o que menos imaginamos é que se está pregando outro Cristo. Logo, tínhamos que ter cuidado com o relacionado a Cristo, antes de entrar e composições com grupos que se dizem cristãos. Nós devemos ver se estão ou não em cristo e tomara que possamos discernir.

A REDENÇÃO ANTES DA IGREJA

Por essa razão a casa não podia ser edificada no primeiro mês, o mês de Abib, porque essa prioridade corresponde a Cristo e sua obra . Apenas no segundo mês, o mês de Zif, aí começa a edificação da casa, significa que não se pode começar a edificação com as coisas relativas à casa, antes de começar a edificar com o relativo a Cristo. Primeiro é a arca, o relativo ao filho de Deus, enquanto filho de Deus com o Pai, enquanto divino, enquanto humano. Logo então vem o relativo à sua obra e participação nossa com sua obra. A expiação e depois o relativo à expiação e então agora sim a pessoa está em Cristo e está no evangelho, então sim está na Igreja. Agora sim podemos passar do primeiro mês para o segundo e começar a edificar a casa. Entretanto, não se pode edificar a casa sem primeiro constatar que o fundamento foi evidentemente colocado, o qual é Jesus Cristo.

A PRIORIDADE É A ARCA

Aos irmãos que são acostumados a ir visitar e ter comunhão com outros irmãos sugiro que antes de falar da igreja, falemos de Cristo. Então sim, a conseqüência natural é pertencer a mesma igreja. Mas se não, vamos pegar os tesouros da casa de Deus, os vasos próprios do ministério e vamos entregá-los à Babilônia e a Babilônia vai se enriquecer e vai enriquecer o sistema fora de Cristo, com as coisas da casa de Deus e vão colar-se às coisas da Babilônia, como aconteceu a Ezequias que abriu seus tesouros aos emissários da Babilônia e então vieram aqueles da Babilônia e disseram: ‘’queremos isso,mas não aqui e sim lá na Babilônia, para enriquecer nossas orgias, não queremos os aqui, queremos os vasos lá e por isso Deus admoestou por Isaías a Ezequias e lhe disse: Mostraste todos os tesouros aos emissários da Babilônia? E ele disse: sim, os mostrei todos, não deixei de mostrar nada. Então agora eles vão vir e vão levar estes tesouros para a Babilônia (3). Por isso diz a Escritura: ‘’ Aquele que abre demasiado a porta busca sua ruína’’ (Prov 17:19). Por isso mais adiante vamos ver que a casa de deus tem certos pórticos, muros e janelas e não se pode entrar na casa de Deus por qualquer lugar, mas sim pela porta e a porta tem medidas especiais e somente entrando por essa porta se pode estar dentro da casa. Não se pode tratar o relativo à Igreja, a inclusividade da igreja, quem está dentro, quem está fora, quem está entrando, quem está meio fora,sem primeiro entender o relativo a Cristo e à salvação.
A arca e a mesa dos pães primeiro, depois o assunto do candeeiro. Não se pode começar a tratar da Igreja e misturar as coisas, porque todo mundo vai dizer: ‘’ sim, a igreja, nós somos a igreja. Mas, qual é seu conteúdo? São o tabernáculo, mas o que tem no santíssimo? A arca. Não, não, lá temos uma cabeça de burro,como diziam alguns cristãos. Deve-se ter a arca primeiro. Eu creio que essa delicadeza é necessário que tenhamos e não sejamos ingênuos, porque existem portas, pórticos na casa de Deus e existem guardas nas portas e não é porque entendemos que o corpo de Cristo é um, que vamos confundir a unidade do corpo com o ecumenismo da Babilônia, que não é o mesmo.

O ESPÍRITO DA VERDADE

Primeiro precisamos aprofundar em Cristo e entronizar a arca devidamente. Uma vez que a arca, todo o relativo a Cristo está claramente definido e formado em nós, então temos com que discernir o Cristo pregado e o espírito e o evangelho pregado por outros é ou não é o espírito de Deus e o dos apóstolos. O apóstolo João disse: ‘’ Nisso distinguimos o espírito da verdade e o espírito do erro. O espírito da verdade nos ouve, ouve os apóstolos do NT (2)’’ 1 Jo 4:6. O Cristo apostólico é o cristo da Bíblia. Há muitas pessoas falando Jesus Cristo. Os espíritas falam do grande mestre Jesus, os rosacruzes falam de Jesus, os Testemunhas de Jeová, que negam sua divindade, falam de Jesus. Os unitários, que negam a permanência pessoal como filho com o Pai, falam dele também, mas realmente o negam ao dizer que não há senão a pessoa do Pai, não a do Filho com o Pai. Então, confessando-o por fora, o negam por dentro. As testemunhas de Jeová, confessando-o por fora, negam sua divindade por dentro. Os gnósticos se chamam cristãos e se apresentam como Igreja Cristã Gnóstica e põem primeiro ‘’cristã’’ e depois o sobrenome gnóstica. Porém, a igreja gnóstica cristianóide ou pseudocristã não é cristã. Se é cristã, não pode ser gnóstica e se é gnóstica não pode ser cristã. É pseudocristã.
Neste assunto da casa de Deus, temos que ter esta prioridade, a prioridade de Cristo. Temos que estar nisso primeiro com muita claridade.O primeiro que a igreja deve fazer é conhecer a Cristo. Conhecê-lo em tudo o que Ele revelouo que Deus revelou, o que o Espírito revelou, o que a palavra revelou, o que os apóstolos confessaram a acerca de Cristo em todos os seus aspectos: sua eternidade, sua divindade, sua humanidade, sua obra na cruz,a sua expiação,a justificação a ressurreição e a vinda. Essas coisas são essenciais. Não é bom nos abrirmos ao ecumenismo descuidando-nos disso. Há uma ordem de prioridades que devemos aprender dessas datas, dessa data que diz que no Mês de Zif, que é o mês segundo, começou a edificar a casa de Jeová, ou seja, não antes de desfrutar a festa da Páscoa, dos ácimos, das primícias, somente depois se podia edificar.
Uma pessoa que não nasceu de novo, não pode nem sequer entrar ou ver o Reino de Deus (Jo 3: 3-5). Organizações haverá muitas com personalidade jurídica, títulos, edifícios, mas não haverá discernimento espiritual do governo de Deus se não se nasce de novo. As coisas espirituais são discernidas no espírito, pelo novo nas cimento. Se a pessoa não recebe a Jesus como filho de Deus,conforme a confissão apostólica, porque pode ser um cristianismo nominal, não se é ainda um membro da casa, não se entrou pela porta e as janelas são muitas. Por dentro são largas, não por fora. Por fora são estreitas. Vamos nos deter um pouco nas janelas. Estamos vendo agora as datas, o significado espiritual das datas da edificação da casa de Deus. Não se pode edificar a casa de Deus sem o fundamento suficiente. Então por hoje, vamos nos deter neste primeiro aspecto.

Um comentário:

Eduardo disse...

Irmãos, tremendo o texto.

Muito abençoador e esclarecedor.

Continuem traduzindo amados.

Um enorme abraço dos irmãos de São José dos Pinhais.

A paz de Cristo Jesus seja com todos vós.

Irmãos em Cristo Jesus.

Irmãos em Cristo Jesus.
Mt 5:14 "Vós sois a luz do mundo"