domingo, 1 de fevereiro de 2009

A importância do espírito do Homem - Gino Iafrancesco

Extraído do site www.celebrandodeus.com

O espírito do homem, objetivo especial de Deus.
O homem está composto de muitas partes; tem mente, emoções, vontade, consciência; está dotado de um corpo, tem aparatos, ossos, músculos, sentidos, coração; dentre todas essas coisas do homem, há uma que para Deus é especial. É o espírito. É possível que para a Igreja, essa parte do homem não tenha tanta importância, mas, sim, o cabelo, os cílios, o rosto, o perfil. Às vezes nem sequer distinguimos o espírito da alma, e como vamos ser espirituais se nem sequer conhecemos nosso próprio espírito, seu funcionamento, suas operações, algo que para Deus é tão importante?
Deus poderia ter dito: Eu Sou Jeová, que estendo os céus, fundo a terra, e crio os olhos do homem. Mas Ele não disse os olhos, nem a silhueta. Deus referiu-se ao espírito. O Espírito é o Lugar Santissimo do templo, e o Espírito de Deus vem habitar no espírito do homem . Onde se repousa o Espírito de Deus é no espírito do homem (Ezequiel 36.26-27). Onde o Espirito de Deus comunica o que Ele é, o que quer, o que aprova, o que desaprova, é no espírito do homem. Poderíamos dizer que a terra é a capital do universo, que o homem é a capital da terra e que o espirito é a capital do homem.
Para Deus o espírito é muito importante. Há várias passagens na Bíblia onde se fala de adorar a Deus, de servir a Deus, de cantar a Deus, etc. Mas quando lemos essas passagens nós esquecemos de alguns detalhes, algumas pequenas frases importantes.
Lemos em Romanos 1:8 -9:
" Primeiramente, dou graças a meu Deus, mediantes Jesus Cristo, com respeito a todos vós, de que vossa fé se divulgue por todo o mundo. Porque minha testemunha é Deus, a quem sirvo no meu espírito no evangelho de seu Filho, de que sem cessar faço menção de vós sempre em minhas orações".
A frase curiosa é a que aparece destacada por nós. Paulo poderia dizer: ..."minha testemunha é Deus a quem amo com todo o coração", a quem louvo todos os dias...", mas diz: "... no meu espírito..." Não disse somente "a quem sirvo", senão "a quem sirvo em meu espirito". Não é o mesmo servir, que servir em espírito. Deus quer que nós exercitemos nosso espírito. Para Deus, o espírito do homem é a parte mais importante, por isso necessitamos conhecer o que é e quais são as funções do espírito, conhecê-lo doutrinariamente pela Bíblia, e também experimentalmente. Temos que distinguir o mover do Espírito de Deus em nosso espírito, porque se nós não andamos no espírito, nos deixamos ser levados pela nossa natureza carnal e nosso serviço a Deus será um serviço natural, carnal, mas não como diz Paulo:"em espírito".
No capitulo 4 do evangelho de João encontramos um exemplo clássico onde podemos observar esta diferença. A samaritana, depois de conhecer que o varão que falava com ela era de Deus, começou a discutir por assuntos religiosos, por doutrinas, como costumam fazer os seres humanos. Entramos em discussões sobre doutrinas e coisas religiosas, devido que herdamos tradições denominacionais, entramos em discussões infrutíferas, comparando uma doutrina com outra, entrando em um ambiente de religião, de controvérsia, de crítica de coisas, e nesse plano estava a samaritana. Ela quis envolver o Senhor Jesus em seu agitado ambiente, mas o Senhor se guardou e não se deixou arrastar por esse ambiente de controvérsia. No versículo 20 desse capítulo a samaritana disse ao Senhor "Nosso pais adoraram neste monte, e vós dizeis que em Jerusalém é o lugar donde se deve adorar". A samaritana indica aqui que "vocês os judeus, em vez de pensar como nossos pais (dos samaritanos), vocês têm outra idéia". Aí está discutindo, esclarecendo sua posição diferente à desse profeta, mas ainda não sabia quem Ele era. A samaritana lhe mostra sua condição de mera religiosa, dizendo-lhe: "Nosso pais, nossos antepassados adoraram neste monte (o Gerizim) por muitos séculos, logo, neste monte é que se tem de adorar, em vez de vocês os judeus, que agora dizem que é em Jerusalém é onde se tem de adorar", envolvendo-se nesse ambiente em que discutiam os samaritanos e os judeus. Devido a isso, os judeus não queriam aos samaritanos, e essa foi a causa pela qual os judeus se aborreceram quando o Senhor Jesus falou bem do samaritano que ajudou a um judeu ferido, na parábola do bom samaritano (Lucas 10.30-35); e os samaritanos tampouco queriam aos judeus.
Adoração no espirito
No verso 21, o Senhor Jesus disse a samaritana: "Mulher, crê-me, que a hora vem, quando nem neste monte e nem em Jerusamém adorareis ao Pai". Ela discutia por questões exteriores, pelo mundo natural: é aqui, ou ali, é nesta religião ou naquela, uns dizem que é aqui, outros dizem que é ali. Mas o Senhor lhe disse (versos 22-23): "Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos; porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e já chegou, que os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em espírito e em verdade; porque o Pai busca a tais que assim o adorem."
O Pai estava esperando e procurando. Há coisas que Deus se cala; porque na Bíblia há coisas que não são reveladas, que são secretas, que não se contam. Em Deuteronômio 29.29 diz: "As coisas escondidas pertencem a Jeová nosso Deus; mas as reveladas são para nós". Mas Deus revelou que Ele procura essa classe de adoradores, e chegou a hora em que isso aconteça; já era tempo de chegar essa hora. Bastante tempo se estava servindo a Deus por meios meramente religiosos; "que é neste monte, que é no outro, que é naquele santuário, que é desta maneira, tem que ser assim, que há de enquadrar-se assim, que é redondo, que tem bordas, que não tem, que a medida é até aqui"; sempre tratando de servir a Deus no exterior. Temos que servir a Deus, mas com fé.
O quanto o Pai estava esperando? O Pai estava esperando que chegasse a hora em que o Senhor Jesus viesse a produzir o verdadeiro serviço a Deus. Entre as grandes festas dos judeus, figurava a festa dos tabernáculos, a qual durava sete dias, com a presença de muitos judeus que vinham de muitas partes. Esta festa era a última de um grande círculo de festas.
Estando o Senhor Jesus em Jerusalém na ocasião da festa,lemos em João 7:37 – 39 - "No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Isto disse Ele com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido glorificado."
Assim se manifestou Jesus quando se acabava a festa, pois era o último dia, como quem diz: "Vocês já celebraram todas as festas, e este é o último dia da última festa, e todos já vieram a Jerusalém e cantaram, fizeram um montão de coisas religiosas,mas agora Deus os convida; se os rituais religiosos não têm saciado essa sede, não tem enchido esse vazio, bebam de Seu Filho". "Se alguém vem a mim.... e crê em mim, de seu interior..." Qual é a parte interior do homem? O espírito. " Quem se conecta comigo, de seu interior começará a fluir a vida" e isso digo do Espírito de Deus. Isso significava que o Espírito de Deus haveria de fluir como água viva desde o interior do homem, desde o homem interior, ou seja, desde o espírito humano.
O espírito humano é nada mais nada menos que o canal, primeiro do Espírito de Deus. A mulher que discutia sobre assuntos religiosos não se firmava, senão na parte externa. Israel tinha seu círculo de festas: da Páscoa e dos pães sem fermento, logo as primícias da semeadura, mas tarde a do Pentecostes, a festa das trombetas, o dia da expiação, e por último a festa dos tabernáculos, a grande festa da colheita. E todos saíam cansados por tanta coisa e ficavam insatisfeitos, porque as coisas externas não satisfaziam, não saciavam a sede espiritual, por isso o Senhor trata direto com o espírito.
Por essa razão que o Senhor também disse à samaritana: " Mulher, podes crer-me que a hora vem...e a hora tem chegado". É a hora que o Pai havia esperado, quando os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em espírito; significa que a adoração é do espírito; para alguns desconhecida, ignorada. A adoração que não é do espírito não é verdadeira, é como um etretenimento,mas não é autêntica. Existe adoração do tipo religiosa, que pode servir de etretenimento; como o menino que pensa que quando grande vai ser um arquiteto, e põe-se a brincar com areia e fazer castelos, a fazer estradas. Simplesmente está brincando, está feliz,mas está brincando; essa não é uma estrada verdadeira; não é o castelo verdadeiro.
Assim, nós brincamos de louvar a Deus, de servir a Deus, de fazer coisas, mas o Senhor distingue que não é adoração verdadeira feita em espírito e em verdade porque o contrário do verdadeiro é falso. Existe adoração falsa. Quando diz que o Senhor entrou no santuário verdadeiro significa que o outro era falso? Não, era apenas um símbolo do verdadeiro santuário. Moisés trouxe os símbolos "Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo" (Jo. 1. 17). A palavra verdade, que em grego á aleteia, significa realidade, a realidade das coisas. Não é somente adorar, mas adorar em espírito; não somente servir, mas servir em espírito. Paulo também fala em 1 Co14:15 "Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também com o entendimento; cantarei com o espírito , mas também com o entendimento".Também diz a Bíblia: "...fervorosos no espírito" Rm. 12.11. Muitas vezes falamos do Espírito divino, mas nos esquecemos que o Espírito fez no homem um espírito humano. Esse é o peso do presente artigo: a importância do espírito humano.
O Espírito de Deus fala ao nosso espírito
Em Romanos 8:16 diz: "O Espírto(com letra maiúscula, de Deus) mesmo dá testemunho (a quem?) a nosso espírito (com letra minúscula). De que somos filhos de Deus". O Espírito de Deus é eterno; o do homem é criado, formado por Deus, mas o espírito humano é que está traçado para contatar o Espírito divino. Não é a mente, não são as emoções, não é sequer a vontade, muito menos os sentidos físicos. É o espírito humano, o qual foi traçado como órgão apropriado para entrar em contato com o Espírito divino.
Devemos ter em conta que cada parte de nosso ser, cada órgão, tanto do corpo como do espírito, está traçado para entrar em contato direto com uma porção da realidade. Há uma realidade que são as cores, os tons, a luz, os avisos, as formas. Os olhos entram em contato direto com a luz, com as cores; o ouvido entra em contato direto com os sons, o olfato entra em contato direto com os odores; o paladar entra em contato direto com os sabores; o tato entra em contato direto com as texturas; a mente entra em contato direto com os pensamentos; as emoções entram em contato direto com os sentimentos; a vontade é para exercer decisões. Mas, qual é o órgão traçado por Deus, à semelhança de Deus, que pode ter com Deus um relação íntima? Esse órgão é o espírito do homem, o espírito humano. Por isso diz que "o Espírito mesmo dá testemunho ao nosso espírito de que somos filhos de Deus". Poderia dizer aos nossos ouvidos, ou à nossa mente; mas não, é ao nosso espírito. O órgão traçado para receber a luz de Deus é o espírito. Com o espírito é que você capta a presença de Deus; por isso se adora em espírito; por isso se serve em espírito, e se ora em espírito.
O espírito tem várias funções, como a intuição, a comunhão e a consciência. Por meio da comunhão, por exemplo, se adora a Deus em unidade e em espírito. Quando você está realmente no espírito, percebe o Senhor. Percebe se Ele se alegra, percebe se está triste, percebe se está aborrecido, se está quieto, se está reprovando, se está aprovando, percebe se está contente com o que você fez, percebe se está satisfeito, se recebe o louvor. Como você sabe? Não é com a mente, é com a intuição. Encontramos essa palavra na Bíblia, também se chama percepção. Na Palavra diz que Jesus percebeu em seu espírito. Também diz que "o homem natural não percebe as coisas que são do Espírito de Deus..." 1Co. 2.14. Em certas ocasiões os crentes percebem as coisas em seu espírito, mas não estão acostumados a dar a devida atenção, porque temos vivido no homem exterior e o homem exterior gosta de emoções fortes, psicodélicas, A voz do Senhor é mais suave, nos fala no íntimo, não é uma agitação da nossa alma; e quando essas coisas acontecem, dizemos que algo nos chegou, mas não colocamos muita atenção. Não temos descoberto a importância do espírito do homem. É necessário conhecer este importante tema para que Deus nos ajude a despertar a importância que tem para Ele o nosso espírito; que cheguemos a ser conscientes de Seu mover em nosso espírito porque os filhos de Deus são os cristãos. O Espírito de Deus dá testemunho a quem? A nosso espírito.
Alguns estão esperando que apareça um anjo, ou uma luz, ou um trovão que diga algo no estilo psicodélico, algo emocionante. O profeta Elias era um homem muito maduro, e em certas crises que sofreu, foi e se escondeu em uma gruta no deserto e por ali venho um vento, um terremoto, um fogo, e Elias estava muito tranquilo, Podia ter muita emoção, muito ruído, mas ele permanecia tranqüilo. Um vento passou, mas no vento não estava Deus, logo passou um terremoto, mas no terremoto não estava Deus, logo passou um fogo e no fogo não estava Deus; mas diz que depois veio um assobio agradável e delicado, talvez uma suave brisa, um sopro, um ar. Essa palavra no grego é pneuma (1 Rs. 19:9-13).
Me alegra em saber que Elias era um homem que não se deixava envolver, porque o que o diabo quer é te envolver em agitações. Algumas vezes querem nos arrastar pra lá, outras pra cá, dizendo que o Senhor está se movendo de cima para baixo, desta forma ou desta outra. Mas é o Senhor que quer te dirigir, te guiar; que "a paz de Deus governe em nossos corações" (Cl 3:15). O que significa governar? Quando você vai fazer algo e perde a paz, não te deixes envolver pela agitação exterior, observe o interior porque é do interior donde flui a mensagem de Deus, a partir do mais íntimo do seu ser; ali donde está o Espírito.
A Bíblia diz que o tabernáculo tinha três partes e essas três partes se pode harmonizar e ter relações entre si. O átrio, com altar de bronze e outro montão de coisas; a seguir o Lugar Santo com o candelabro, e o altar do incenso, a mesa dos pães e outras coisas; e no Lugar Santíssimo estava a arca e a arca tinha os querubins. A arca era como uma caixa e tinha uma tampa chamada propiciatório, e em cada extremo do propiciatório havia um querubim com suas asas estendidas. E disse o Senhor em Sua Palavra: " ali virei a ti, e, de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins que estão sobre a arca do testemunho, falarei contigo acerca de tudo o que eu te ordenar para os filhos de Israel" (Ex. 25:22). Tenhamos em conta qual o lugar que falava o Senhor. Não era fora do tabernáculo, nem no átrio, dentro do tabernáculo, nem sequer no Lugar Santo, mas sim no Lugar Santíssimo, no mais interior do tabernáculo; ali se manifestava o Senhor. Às vezes queremos buscar as coisas de fora ou pretendemos ser guiados pelas coisas externas, daqui ou dali. Não; "ali debaixo das asas dos querubins te falarei".
Quantas vezes dizemos:" Irmãos, o que vamos fazer? Será bom que jejuemos um período mais longo, ou curto, ou não jejuemos? Será que se dizima, ou as mulheres devem se embelezar, ou se podem usar calças, ou não?" Surgem todas essas perguntas e vão ao pastor tal, ao reverendo tal, e vão atrás de reverendo a reverendo buscando essa aula de orientação; mas, o Senhor diz: "...ali me declararei a vós". Se você serve a Deus sendo todo meticuloso: "não toques aqui, não olhes ali", em seu homem exterior, não está servindo a Deus em espírito. Mas se você invoca ao Senhor... Desperta – te que Ele diz: " Quem vir a mim..., quem crer em mim..." , e a unção te ensinará todas as coisas, do mais íntimo de seu ser, ainda que no exterior desejes fazer do seu ponto de vista e queres que prevaleça a sua opinião; e às vezes é trapaceiro e manobra para vencer com brilho; mas dentro de você há uma vozinha que diz: "trapaceiro". Porque o Espírito de Deus dá testemunho a seu espírito. Seu espírito é que percebe a voz de Deus; ali Ele se manifesta. Para Ele o mais importante é o espírito do homem, a parte central.
Às vezes andamos em grande equívoco esperando o que dirá o homem, o que dirá o fulano, o que dirá siclano. Claro que eles podem opinar porque o Espírito nos dá testemunho de outros irmãos, mas é o Espírito que te informa se Deus está satisfeito com isto ou com aquilo. E alguém pode estar dizendo: "Há tantas opiniões". O que esses opinarão? O quê esses opinarão, o fazem no espírito? Se fazem o correto, esse semáforo interior te dará luz verde. Você sabe qual é a luz verde? O espírito de paz. A Bíblia diz que se estamos na carne e semeamos na carne, da carne herdaremos corrupção; mas se o fazemos no Espírito, do Espírito teremos vida e paz (Gl. 6:8; Rm. 8:6, 13).
Como nos damos conta se estamos no espírito ou não? Se há fonte de vida, se não há bloqueio, se há paz, se não está se fazendo de bobo, dizendo: "Mas é que...". Há quem dá voltas e mais voltas, mas se o Senhor está aqui - "Maior é o que está em vós..." (1 Jo. 4:4). Ele está em você, em seu interior. O Senhor diz: "...negue-se a si mesmo...e siga-me" (Mt. 16:24); Como vamos seguir à Ele? Porque interiormente Ele está em Espírito e a voz exterior do Espírito é a Palavra. Assim, você precisa consultar o seu interior, conforme a Palavra dada em concordância com o sentir do espírito, com os irmãos espirituais, o Corpo; que vão pelo caminho correto.
É necessário ter em conta essas três coisas. O Espírito, a Palavra e o consenso do Corpo em espírito. Vai que tenha um consenso em uma democracia que é da carne. Temos um exemplo: Se determina votar para adulterar ou não. Em cem irmãos, 95 elegem adulterar e 5 não querem adulterar. Ganham os 95 e então está bem adulterar. Esse é um exemplo de que o consenso é na carne. Sem ter em conta o Espírito e a Palavra, não é de Deus. Pode ser a maioria na Igreja, mas não é a voz de Deus O consenso deve ser no espírito, assim sejam dos três, mas em espírito; essa é a voz de Deus. O Senhor diz: "...negue-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me". Esse "a si mesmo" é a alma e o eu. Paulo diz: "Não sabeis que Cristo mora em vós?". E ele diz a Timóteo: "Timóteo, o Senhor Jesus Cristo seja com teu espírito". O mesmo que está em seu espírito, o Espírito de Deus, dá testemunho a seu espírito.
O espírito do homem é de muita importância para Deus. Às vezes vivemos psicodelicamete, agitados no mundo exterior sem dar conta da importância que é aprender, o que é o nosso próprio espírito, o mais íntimo do nosso ser. E passamos o tempo nos perguntando o quê fazer, sendo agitados, arrastados e arrastando. Não devemos nos deixar arrastar. Temos o exemplo dos mergulhadores, os que usam escafandro, que é uma vestimenta impermeável. Levam uma espécie de tubo pelo qual respiram. Colocados nesse ambiente debaixo d’água, não respiram na água, pois o ar que eles recebem vem de cima através do tubo, todavia permanecem debaixo d’água. Assim somos nós, por agora estamos aqui neste mundo, conforme se tratara do fundo do mar, mas há um espírito limpo, respirando ao Senhor.
Irmãos, o Senhor é o Deus que se estende nos céus, fundou a terra e tem criou um espírito em nós, que é muito importante para Ele porque é com o espírito que Ele se comunica conosco; é do nosso espírito donde flui o Espírito de Deus. "...de seu interior fluirão...", significa do interior em direção ao exterior, da nossa consiência e intuição ao nosso entendimento; é por isso que às vezes oramos em espírito e não entendemos porque o fluir está no espírito, mas não tem brotado na nossa mente. Essa é a causa por que muitas vezes não entendemos; devido a isso temos que orar para podermos interpretar pelo espírito. É o Espírito que diz algo ali dentro em nosso homem interior. Diz algo, mas você não sabe como explicar; O percebe, aí está, como uma espécie de um pontapé do bebê na mulher grávida, assim também nós, às vezes recebemos os pontapés do Espírito Santo. Mas tudo isso ocorre primeiramente no íntimo, e é aí donde devemos percebê-Lo, porque é uma percepção que também se chama intuição. É uma percepção íntima; não é uma dedução natural das coisas, pois nossas deduções naturais não são confiáveis. "O homem natural não percebe as coisas que são do Espírito de Deus porque para ele são loucura, e não as pode entender porque tem de se discernir espiritualmete" (1Co. 2:14), ou seja, usando o espírito das pessoas.
Se não se percebe no espírito, se julga na carne.
Em muitas ocasiões não podemos julgar as pessoas com nossa mente natural, como parecidas conosco, dizendo: "Que pessoa tão querida! Se parece com minha sogra!". Mas, fixemos no que diz Paulo em 2Co 5:16 - "Assim que, nós, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne; e, se, antes conhecemos Cristo segundo a carne (porque ele viveu na geração dos que o conheceram por fora e não por dentro), já agora não O conhecemos deste modo". Então, há duas maneiras de conhecê-Lo: um conhecimento natural através de uma opinião natural, da carne das tradições, dos costumes, dos prejuízos; e outro conhecimento que se baseia em negar-se a si mesmo para depender da condução de Deus, da revelação de Deus, recebendo testemunho do Espírito em nosso espírito; assim se conhece não em carne, e sim em espírito, sendo guiados pela verdade. Se não é pelo espírito, a gente não pode perceber a vida e a paz, que é como esse vento suave que Elias percebeu, e venceu com brilho a prova e se livrou dessa agitação externa que o rodeava. À ele não pôde sobrevir esse montão de alvoroços exteriores porque ele percebeu que era do espírito.
Não devemos julgar pelas aparências porque são enganosas, e não devemos ser arrastado a ter que pensar como pensam as outras pessoas, e elas, como você. Não! Mas, sim, pelo Espírito no espírito. E aonde está o trono? À destra do Pai; ali está Jesus, e o Espírito está em seu espírito, e a voz de Seu Espírito brota de você e tudo que seja de Deus deve concordar com a Palavra. Por dentro o Espírito, e por fora a Palavra, e entre a comunhão do Corpo e o consenso do espírito dos irmãos espirituais.
Paulo diz: "Entretanto, vós, quando tendes a julgar negócios terrenos, constituís um tribunal daqueles que não tem nenhuma aceitação da Igreja" (1 Co. 6:4). Não se refere aos que vão votar com seu pecado; aos que vão ser cúmplices do seu sentir, de suas fofocas, de suas coisas. Tem que ser realmente pessoas que se neguem a si mesmas, que não representam sua própria satisfação, não se intimidam com a satisfação ou oposição do outro, senão que representam o sentir de Deus, assim se o mundo vir contra vocês, que sejam fiéis representantes de Deus, do sentir de Deus e confessem o que emana do Espírito no espírito e de acordo com a Palavra.

Nenhum comentário:

Irmãos em Cristo Jesus.

Irmãos em Cristo Jesus.
Mt 5:14 "Vós sois a luz do mundo"

Arquivos do blog