sexta-feira, 18 de junho de 2010

As Sete Igrejas e o Testemunho do Senhor- Romeu Bornelli

Romeu Bornelli
15 03 2009 (Arapongas – PR)
Parte 1

Vamos abrir em Apocalipse cap. 1, a partir do versículo 9. Vamos ler com bastante atenção. Apocalipse 1:9 Eu, João, irmão vosso e companheiro na tribulação, no reino e na perseverança, em Jesus, achei-me na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus. 10 Achei-me em espírito, no dia do Senhor, e ouvi, por detrás de mim, grande voz, como de trombeta, 11 dizendo: O que vês escreve em livro e manda às sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia. 12 Voltei-me para ver quem falava comigo e, voltado, vi sete candeeiros de ouro. Vamos prestar atenção aqui novamente nesse versículo 12: Voltei-me para ver quem falava comigo e, voltado, vi sete candeeiros de ouro 13 e, no meio dos candeeiros, um semelhante a filho de homem, com vestes talares e cingido, à altura do peito, com uma cinta de ouro. Verso 17 Quando o vi, caí a seus pés como morto. Porém ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último 18 e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno. 19 Escreve, pois, as coisas que viste, e as que são, e as que hão de acontecer depois destas. 20 Quanto ao mistério das sete estrelas que viste na minha mão direita e aos sete candeeiros de ouro, as sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candeeiros são as sete igrejas.
Irmãos, eu queria colocar de forma bem focada e enfática um encargo específico do meu coração para essa manhã. Assim como temos entendido que o Senhor deseja recuperar todos os assuntos relacionados à sua presença, glória e vida na igreja, e a tudo o que Ele estabeleceu para a igreja, tanto para a sua vida, para o seu viver, quanto até mesmo para as suas práticas, como por exemplo a Mesa do Senhor, que acabamos de experimentar de uma forma tão preciosa, tão rica, nós confiamos no Espírito Santo para nos ajudar, e o que o Espírito Santo fez foi nos ajudar e gerar no nosso coração respostas de adoração e de apreciação ao nosso amado Senhor. Da mesma maneira quando nós olhamos para a realidade que a igreja tem vivido de modo geral, quanto terreno nós vemos para o Senhor recuperar na sua restauração!! A Carta às sete igrejas do Apocalipse, refletem itens, verdades, realidades, muito específicas que o nosso Senhor deseja recuperar nas suas igrejas e eu creio que uma das grandes preocupações que nós precisamos ter, especialmente nos nosso dias - por favor, julguem o que eu estou dizendo e pensem por vocês mesmos, - mas uma das grandes preocupações que tenho tido no meu coração é o perigo de acharmos que transplantando moldes, nós poderemos transplantar realidades. Nunca poderemos transplantar realidade transplantando moldes.
Os irmãos sabem que quando o Senhor levou o povo para o deserto, há uma figura como eu vejo ali muito interessante, a nos ensinar pela maneira como o povo fez o bezerro de ouro, e pela forma como o Senhor ordenou que fosse feito o Candeeiro. Qual o assunto aqui em Apocalipse 2 e 3? Os Sete Candeeiros de ouro. Então quando nós vemos a forma como Candeeiros foram feitos e a forma como o bezerro de ouro foi feito, nós sabemos qual a diferença entre a realidade da vida da igreja e a imitação do diabo.
É muito interessante o texto que fala do bezerro de ouro. Vou só comentar alguma coisa para ganharmos tempo, mas se você ler lá em Êxodo 32 sobre o bezerro de ouro, você vai ver que Arão disse a Moisés quando este descia do monte, depois de ter passado aqueles dias lá, e o povo meio desesperado no deserto perguntando onde Moisés, o líder, havia ido, e pediam um deus que os levasse de volta para o Egito, e quando então Moisés desce e encontra Arão como aquele gerente da festa, porque eles conseguiram convencer a Arão que realmente isso deveria ser feito. Agora Arão pediu então as argolas de ouro, os anéis, e vamos usar esse material para fazer o bezerro. É óbvio, e a palavra diz, que eles fizeram o bezerro fundido. Claro, pois eles tinham que fundir aquelas argolas, aqueles anéis para fazer um bezerro. Obviamente, como que eles poderiam produzir um bezerro com ouro fundido? Como? Teria necessidade de ter um molde, pois o ouro escorria. Então havia a necessidade de ter um molde, e então aquele ouro entrou no molde. Quando aquele molde foi tirado ou não, não sabemos, aquele bezerro pôde ser visto. Interessante que Arão disse assim, quando ele vai justificar o que aconteceu, pois Moisés fica indignado com aquela situação e ele diz assim: “eu peguei esse ouro, lancei no fogo e saiu esse bezerro”.( Êxodo 32:24 Então, eu lhes disse: quem tem ouro, tire-o. Deram-mo; e eu o lancei no fogo, e saiu este bezerro.) Muito interessante Arão, o que ele disse. O primeiro bezerro instantâneo da história da humanidade. O primeiro e único. Bezerro em pó: lancei no fogo e saiu esse bezerro. Passe de mágica. Não foi assim que o bezerro foi feito, nós sabemos pela narrativa. Agora, quando nós sabemos que esse bezerro de ouro, embora tenha ouro e sabe o que ouro na Bíblia fala na tipologia do Velho Testamento? Ouro fala da vida, natureza e glória de Deus, essas três coisas. A vida, a natureza e a glória de Deus, foram colocados lá na tipologia, claro, dentro daquele molde que constituiu aquela ofensa contra o Senhor. Agora como que o Senhor ordenou que o Candeeiro fosse feito? Irmãos veja detalhes e você vai encontrar instruções a partir de Êxodo 25, quando o Senhor ordena construir o Tabernáculo, que era o lugar onde Ele iria depositar a sua presença. Êxodo 25:8, diz assim: Eles me farão - me farão, é para mim, diz o Senhor - me farão um Santuário. Não era para eles. Eles teriam o privilégio de entrar lá, ter comunhão com o Senhor, experimentar algo da sua vida, natureza e glória. Até mesmo a Shekina não estaria naquele tabernáculo? Ela não estaria lá sobre o propiciatório? Então eles teriam o privilégio de tocar a vida, a natureza e a glória de Deus. Não é um privilégio pequeno, mas Êxodo 25:8 diz que eles farão para Mim, eles vão se beneficiar, mas é Meu, Eu que quero, farão para mim um Santuário para que Eu - veja onde começa - começa nesse santo Eu - para que Eu, diz o Senhor, possa habitar no meio deles. E a partir dali Ele começa a dar instruções. Primeiro a Arca, depois o propiciatório, depois a Mesa e assim vai, a partir de Êxodo 25. Então irmãos, quando nós chegamos no Candeeiro, como que ele foi construído? Você lembra qual que era a ordem do Senhor? Em primeiro lugar, veja a beleza disso: tomarão um talento de ouro. Um talento, por que? Porque o candeeiro deveria expressar unidade, porque o Senhor iria depositar a sua glória, a sua vida, a sua presença em uma expressão de unidade. Lembra Jesus orando em João 17? João 17:21 a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. Para que o mundo creia, porque este seria o testemunho. Não o ecumenismo, não o sincretismo, mas unidade em torno da verdade, em torno do próprio Senhor, para que eles sejam um, como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, para que o mundo creia. Esse é o testemunho: para que o mundo creia que tu me enviaste. E tens os amado como também amaste a mim. Então, em primeiro lugar, o Candeeiro é feito de um talento de ouro. Então, quando você pesa um talento de ouro, você tem que fazer com ele Candeeiro, espevitadeiras, para podar os pavios que ficavam fumegando e tem que fazer também apagadores. Todas essas peças deveriam ser feitas de um talento de ouro. Interessante, porque o Senhor ligou dentro dessa unidade - um talento - não apenas para o candeeiro, mas para as espevitadeiras e para os apagadores. Vocês sabem o que isso quer dizer? Que o Senhor colocou juntos para que a luz, a glória, a beleza da luz do candeeiro fosse mantida, havia necessidade desses outros instrumentos que iam cooperar para esse trabalho ser feito. Qual trabalho? Manter o candeeiro em uma plena atividade. O candeeiro é um objeto de decoração? Eu sei que a gente entra em algumas casas hoje e vê um candeeiro como objeto de decoração, não deixa de ser bonito, mas irmão, candeeiro dentro do lugar santo não é objeto de decoração, porque se o candeeiro dentro do lugar santo não tiver óleo, pavio e fogo sobre ele - lâmpada - ele não serve para nada, porque o Santo lugar é um lugar fechado. Ele não é exposto à luz do sol, como é o átrio. Lembra do Tabernáculo? O átrio exterior é um pátio aberto ao sol onde você tem o altar de bronze e a pia de bronze. Quando você entra em um quarto fechado, totalmente sem janelas, completamente escuro, a única luz no ambiente era o candeeiro de ouro. Se não tivesse luz, o sacerdote não poderia fazer o seu serviço. Ele não poderia trabalhar na mesa de pães que estava de frente para o candeeiro, um do lado esquerdo e outro do direito, e o altar de incenso que estava lá na frente, onde tinha um outro véu que dava para o Santo dos Santos, onde estava a Arca da Aliança. Então nenhuma luz haveria ali se não fosse proveniente do candeeiro. Para que a luz do candeeiro fosse mantida era necessário o trabalho, primeiro dos sacerdotes; segundo das espevitadeiras e terceiro dos apagadores, para que aquele pavio fosse espevitado, a parte queimada fosse tirada. Você vê quando uma vela está acesa? Quando você tem metade do pavio branco e a outra metade escura, a luz não provém da metade escura do pavio. Provém da metade branca do pavio, porque é a metade branca que está embebida com álcool, óleo ou seja o que for. Não a parte preta. A parte preta atrapalha a luz. Ela é queimada. Não absorve mais o combustível. Não é assim que funciona? Então o sacerdote entrava lá para fazer aquele trabalho: espevitar para que a luz fosse mantida plena. Mantinha o óleo, porque sem óleo não haveria combustível e quando necessário então ele apagava aqueles candeeiros, porque o candeeiro precisava ser transportado pelo deserto. O fogo era transportado em outro lugar e quando eles paravam em uma próxima estação, tomavam aquele fogo e acendiam de novo as lâmpadas do candeeiro. Compreendeu isso? Sabe o que é que nós vemos em Apocalipse 2 e 3? Exatamente isso. Em primeiro lugar o Senhor está caminhando entre os sete candeeiros de ouro. Sabe o que é que Ele está fazendo no meio desses sete candeeiros de ouro? Ele está cuidando desses candeeiros, para que aquilo que toca a sua vida, natureza e glória tipificado pelo ouro, possam ser preservados, possam ser mantidos. Então eu queria extrair para os irmãos, uma palavra para cada uma das sete igrejas com a finalidade de que nós vejamos através dessas sete palavras, quais são as realidades, ou a realidade espiritual, que o Senhor deseja manter na sua igreja. Então coloque as sete juntas, os sete candeeiros juntos, porque foi o que Ele fez no cap. 1. Ela passeia no meio dos sete candeeiros de ouro. O Senhor explicou esse mistério aí no versículo 20. As sete estrelas são os anjos das sete igrejas. E os candeeiros são as sete igrejas e o Senhor então passeava, andava no meio dos sete candeeiros de ouro. Para quê? Para manter plena a luz do candeeiro, para que aquilo que toca a vida a natureza e glória de Deus, pudessem ser mantidas plenas e claras, na vida das suas igrejas que não são objetos de ornamentos, mas são objetos de testemunho. A igreja não é objeto de ornamento, é objeto de testemunho. Então, em primeiro lugar, nós precisamos diferenciar essa obra do candeeiro e essa obra do bezerro de ouro. Nós não podemos tomar os moldes nem mesmos bíblicos. Você não pode tomar o molde do Livro de Atos como um molde e dizer assim: “se nós nos reunirmos com essa maneira, se nós praticarmos isso daquela outra maneira, nós temos garantida a realidade da presença do Senhor, porque essa é a maneira simples de fazer, a maneira do Espírito de fazer”. Cuidado com maneiras, maneiras, porque na verdade o Espírito Santo não tem maneiras de fazer as coisas. Tem algo em coisas importantes que Ele estabeleceu. Isso não são maneiras, são estabelecimentos, mas além desses estabelecimentos, Ele não tem maneira de fazer as coisas. Ele é tão diverso no que Ele faz irmão. Se você já parou para pensar que aqueles irmãos primitivos, eles primeiro começaram a viver e depois receber ensino? Já parou para pensar? Primeiro eles viveram e depois eles foram ensinados, porque o Espírito Santo estava apenas descendo naquele dia de Pentecostes. Então os apóstolos tinham muito trabalho para fazer em termos de doutrinar aqueles irmãos, de falar a doutrina de Cristo agora na luz do Espírito Santo, coisa que antes eles não tinham quando o Senhor estava na carne e agora eles iam perseverar na doutrina dos apóstolos, na comunhão, no partir do pão, nas orações. Primeiro a realidade deles começou com vida, uma vida tão transbordante. Vida que os levou a ser um naquele início, um talento de ouro. Você vai encontrar em Atos 2, 3 e 4 aquelas expressões: Atos 4:32 Da multidão dos que creram era um o coração e a alma. Ninguém considerava exclusivamente sua nem uma das coisas que possuía; tudo, porém, lhes era comum. Está vendo “um” aí de novo. Tudo lhes era comum. Eles viviam com um coração, uma mente e uma alma. Quem produziu isso? O Espírito Santo, o Espírito de unidade. Agora irmãos, quando o Senhor anda por essas sete igrejas, o que é que Ele deseja recuperar? Forma? Moldes? Eu disse ontem para os irmãos, que tem sido preocupante, de muitas maneiras, nós vermos no nosso país, muitos livros e alguns já são best selers, e eles são escritos para tentar nos levar a ver qual é o molde, o que é que nós temos que praticar, o que é que nós temos que fazer, que maneira que nós temos que nos reunir para que seja garantida realidade espiritual no nosso meio. Não se engane com isso, porque o Senhor não tem uma maneira e uma prática que garanta a realidade espiritual, pois o que garante a realidade espiritual, é a nossa visão do nosso grande Sumo Sacerdote.
Sabe que no livro de Apocalipse quando você vê esse Sacerdote descrito aí, diz que Ele estava cingido à altura do peito com uma cinta de ouro. Não eram os sacerdotes que se cingiam com essa cinta. Eles tinham apenas aquela túnica. Quem se cingia com cinta de ouro à altura do peito era apenas o Sumo Sacerdote. Só você consultar o Livro de Levítico, cap. 8 que você vai ver, porque a cinta de ouro seguraria o peitoral do juízo, as duas obreiras de pedras de ônix com seis nomes de cada tribo de cada lado, e aquilo então era pesado. Era ouro engastado naquelas pedras de ônix, aquela estola sacerdotal, o peitoral do juízo com doze pedras preciosas. Aquilo era pesado, e a cinta de ouro era para manter todo esse ornamento no lugar. Só o Sumo Sacerdote vestia. Como então o Senhor é apresentado em Apocalipse? Como sacerdote? Não. Na linguagem de Hebreus, como grande Sumo Sacerdote que penetrou os céus e que então anda no meio dos sete candeeiros de ouro buscando o quê? Buscando o seu testemunho. O que é que o Senhor busca na suas igrejas? Como é que você responderia isso? O que Ele busca na sua igreja? Ele busca Ele mesmo. Lembra quando o Senhor tirou do lado de Adão aquela parte da sua carne? A palavra diz “transformou-a”. Foi um trabalho de Deus, não foi um passe de mágica. A palavra no original hebraico é edificou. A nossa versão é engraçada pois fala em “transformou”. Parece também um passe de mágica, na nossa versão no português. Mas, na verdade, a palavra hebraica é construiu uma mulher – vê a beleza disso? - assim como Ele está edificando a sua igreja, e Eva é uma figura da igreja, nós sabemos por Romanos 5 que Adão prefigurava Cristo. Então Ele trabalhou aquela parte de Adão, construiu uma mulher e apresentou a ele. E o que é que ele disse? Esta, afinal, - o que é que ele viu nela? – ele mesmo. Esta afinal é osso dos meus ossos. Osso, interior. Ele está dizendo: ela tem a minha realidade, meu conteúdo. Ela pode ter comunhão comigo, porque Adão não era um orangotango vestido de homem. Ele não tinha natureza de orangotango. Ele tinha natureza de homem. Então, quando ele olhou para aquela mulher ele viu que ela tinha a mesma natureza e por isso ele falou osso. Osso dos meus ossos. Ele também viu que tinha a mesma expressão externa. Então ele disse: é carne da minha carne. Você vê que beleza isso? Então é a realidade interior e a expressão exterior. Então quando Adão viu si mesmo nela ele diz: esta é afinal. É isso que o Senhor busca na sua igreja irmão. Ele não busca nada. Ele não busca ninguém; Ele não busca coisa alguma de nós. Ele busca na igreja a Si próprio, a Si mesmo. E tudo o que Ele está fazendo em nós, é para formar-se, a Si mesmo em nós. Será que nós já recebemos um veredicto de Deus com relação a isso? Aquele veredicto que diz assim: o que é nascido da carne é carne. A carne para nada aproveita. O espírito é que vivifica. João 6:63. A carne para nada. Será que nós já recebemos esse veredicto? Para nada aproveita. Sabe o que nós podemos fazer na nossa relação com o Senhor? Nada, senão oferecer a Ele Cristo, o mesmo Cristo que tem sido dado a nós, o Cristo que tem sido conhecido por nós. Ele vem e Ele volta para Deus em adoração, em ações de graça. É isso que o Senhor quer produzir na sua igreja. (João 6:63 O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida.) É impossível edificar a igreja com qualquer coisa que haja em nós, porque não há material originário, em nós, que possa ser agradável ao Senhor ou que Ele use para a edificação da igreja. Percebe o quanto isso é importante irmão? Percebe porque é tão importante conhecer a Cristo? Aquelas palavras de Paulo em Filipenses, lembra? A sublimidade do conhecimento Dele. Quero ser achado Nele, não tendo justiça própria. Lembra aquelas palavras? Para O conhecer. Conhecer o poder da sua ressurreição. Você vê que tudo fala de Cristo? Paulo não fala assim: “eu era um homem espetacular”. Ele era um homem espetacular. Não era? Muito provavelmente Paulo fosse um homem muito além da média, em termos de inteligência natural. Ele falava três línguas fluentemente. Ele era um homem profundamente educado naquela escola de Gamaliel, uma escola ortodoxa, escola de sábios, naturalmente falando. Ele olha para isso depois de conhecer o Senhor e diz: tudo isso considero como esterco, como lixo inútil, para ganhar a Cristo e ser achado Nele. Filipenses 3:8. Será que Paulo está exagerando? Paulo compreendeu que o único material para edificar a igreja é Cristo mesmo e Cristo tem que ser formado em nós, Cristo tem que ser conhecido por nós. Por isso que ele disse em Filipenses 3 que considero tudo um lixo para o conhecer. E nós podíamos perguntar para ele: mas Paulo, você já está até preso por causa desse Senhor que você conhece!! Por que agora você diz que ora para conhecer a Ele? Você já não conhece bem a Ele? Já não conhece o suficiente Dele? O que é que ele escreveu nos Efésios? Que as riquezas de Cristo são insondáveis. Efésios 3:8 A mim, o menor de todos os santos, me foi dada esta graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo. Inescrutáveis. Então ele diz que é sublime o seu conhecimento. Ele viu que assim a igreja era edificada. Então primeiro, considere essa diferença entre o bezerro de ouro, feito em molde é ouro. Ah sim. É ouro. Tem uma aparência de sabedoria ali, tem algo que pode imitar a vida, a glória e a natureza de Deus ali, mas é bezerro de ouro. Foi feito em molde. O molde foi transplantado, mas o candeeiro, como é que o candeeiro era feito irmão? Era feito com golpes de martelo e cinzel. O que é que isso fala? O trabalho da cruz. A igreja não pode ser formada, a não ser que nós enfiemos o nosso pescoço no jugo de Cristo - Mateus 11, tomai o meu jugo, aprendei de mim, porque Eu Sou, Ele diz, nós não somos, Eu sou manso e humilde de coração e achareis descanso para as vossas almas. É claro que esse aprendizado é voluntário. Ninguém vai enfiar o seu pescoço lá. Você tem que colocá-lo, porque conhece esse Senhor que está do outro lado. Então, sem trabalho do martelo e do cinzel, o candeeiro não pode ser formado. Sabe como Cristo edifica a sua igreja? Através do trabalho do martelo e do cinzel. Sua vida tem sido assim trabalhada pelo martelo e pelo cinzel? Pedro quando olha para isso ele diz: 1 Pedro 4:12 Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo; Pedro quis dizer: vocês estão com a mente errada. Isso não é extraordinário. Isso é ordinário, porque faz parte da vida cristã - não é? - então considere esse custo. Não estranheis o fogo ardente. Pelo contrário, alegrai-vos porque à medida em que sois participantes do quê? Dos sofrimentos de Cristo para que também na revelação da sua glória, vos alegreis exultando. Então os irmãos estão vendo que o entendimento a respeito da trabalho da cruz era tão essencial, era tão central para esses irmãos? É tão central na palavra de Deus?

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Irmãos em Cristo Jesus.

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Mt 5:14 "Vós sois a luz do mundo"