sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

TU E TUA CASA, O cristão no lar.

C. H. Mackintosh

( Trecho retirado do Artigo "Tu y Tu Casa" De C. H Mackintosh, logo teremos todo o livro traduzido para o Português)



Existem duas casas que ocupam um lugar muito proeminente nas páginas inspiradas: a casa da Deus e a casa do servo de Deus. Deus atribui uma grande importância a sua casa, e justamente porque é sua. Sua verdade, sua honra, seu caráter e sua glória estão comprometidos no caráter de sua casa. Por tal motivo, é seu desejo que a expressão do que Ele é se manifeste com total clareza no que lhe pertence.

     Se Deus tem uma casa, ela terá que ser certamente uma casa piedosa, Santa, espiritual e elevada; uma casa pura e celestial. Deverá ter todos estes caracteres, não meramente de uma maneira abstrata, ou seja, quanto à sua posição e princípios, mas também no aspecto prático. Sua posição abstrata se apóia no que Deus tem feito dela e no lugar onde a colocou; mas seu caráter prático acha seu fundamento no andar prático daqueles que formam parte essencial da mesma aqui embaixo.

    Muitas almas podem estar dispostas a compreender a verdade e a importância dos princípios atinentes à casa de Deus; mas são poucos, comparativamente falando, os que prestam suficiente atenção aos princípios que devem reger a casa do servo de Deus; mesmo que ao formular-se a pergunta: «Qual é a casa que se segue em importância à casa de Deus?» responde-se sem hesitações: «A casa do servo de Deus.»

     Dado que não há nada comparável a deixar que a Santa autoridade da Palavra de Deus atue sobre a consciência, citarei algumas passagens da Escritura que porão de manifesto, de uma maneira clara e terminante, os pensamentos de Deus a respeito do que deve ser a casa de um de seus filhos.



A casa do crente no Antigo Testamento


Noé e sua casa

     Quando a iniqüidade do mundo antediluviano tinha chegado a seu cume, e o Deus justo, que estava por devastar toda esta cena de corrupção com a robusta corrente do julgamento, teve que decidir o fim de toda carne, estas gratas palavras soaram para ouvidos de Noé: “Disse o SENHOR a Noé: Entra na arca, tu e toda a tua casa, porque reconheço que tens sido justo diante de mim no meio desta geração.” (Gênesis 7:1).

     Se dirá sem dúvida, e com razão, que Noé era um tipo de Cristo, a cabeça justa de toda a família de salvos, salvos em virtude de sua união com Ele. Admito plenamente. Mas isso não tira que se veja, na história do Noé, outra coisa além de um caráter típico; deduzo daqui e de outras passagens análogas um princípio que, desde o começo deste escrito, queria estabelecer com a maior clareza, a saber: que a casa de cada servo de Deus é, em virtude de sua relação com Ele, posta em uma posição de privilégio e, consequentemente, de responsabilidade[1].

     Este princípio tem infinitas conseqüências práticas; e isso é o que, com a bênção de Deus e por sua graça, propomo-nos examinar no presente escrito. Mas o que devemos fazer em primeiro lugar é tratar de estabelecer a veracidade do dito por meio da Palavra de Deus. Se simplesmente fôssemos levados a raciocinar por analogia, o princípio em questão seria facilmente demonstrado; pois que pessoa que conhece o caráter e os caminhos de Deus poderia acreditar que Deus atribui uma imensa importância ao que concerne a Sua própria casa, e que não atribui nenhuma, ou quase, à de seu servo? Seria impossível! Isso não é do caráter de Deus, e Deus só pode trabalhar de forma consistente consigo mesmo.

   Mas não podemos nos limitar a tratar esta questão tão séria e tão profundamente prática por pura analogia e meras deduções. A passagem recém chamada é tão somente o primeiro de uma série de vários textos que constituem provas diretas e positivas do que desejo fazer compreender. Em Gênese 7:1 achamos as significativas palavras“Tu e tua casa” inseparavelmente unidas. Deus não revelou a Noé uma salvação sem proveito para sua casa. Jamais contemplou tal coisa. A mesma arca que foi aberta para ele, foi aberta também para os seus. por que? Porque tinham fé? Não; Mas porque Noé tinha, e porque eles estavam unidos a ele. Deus deu a Noé, por assim dizê-lo, um salvo-conduto que teria que servir para ele e para sua família. Repito-o, isto não debilita absolutamente o caráter típico de Noé. Eu vejo nele este caráter; mas vejo também nele, pessoalmente, este princípio, Ou seja, que quaisquer que sejam as circunstâncias, não podemos separar um homem de sua casa. O fazê-lo implicaria certamente a mais violenta confusão e a mais baixa desmoralização. A casa de Deus é posta em uma posição de bênção e responsabilidade, porque ela está unida a Ele; e a casa do servo de Deus está, pela mesma razão, ou seja, por estar unida a ele, em uma posição de bênção e responsabilidade. Tal é nossa tese.

Abraão e sua casa

A segunda passagem que quero citar se refere à vida de Abraão. “E O Senhor disse: Encobrirei eu a Abraão o que vou fazer... ? Porque eu sei que mandará a seus filhos e a sua casa depois de si, que guardem o caminho do Senhor, fazendo justiça e juízo, para que faça vir O Senhor sobre Abraão o que falou a respeito dele” (Gênese 18:17-19).

   
Aqui não se trata de uma questão de salvação, mas sim de comunhão com o pensamento e os propósitos de Deus. Que o pai cristão note e pese solenemente o fato de que quando Deus procurava um homem a quem pudesse revelar seus conselhos secretos, escolheu àquele que possuía a simples característica de mandar “a seus filhos e a sua casa” que guardem o caminho do Senhor.

     Esto não pode deixar de demonstrar, a uma consciência delicada, um aguçado princípio; pois se houver um ponto em relação ao qual os cristãos faltaram mais que qualquer outro, é no dever de mandar a seus filhos e a sua casa que sirvam ao Senhor. Eles certamente não tiveram a Deus diante de seus olhos a este respeito; pois, ao considerar todas as Escrituras referentes aos caminhos de Deus a respeito de Sua casa, encontro que em todos eles há uma característica invariável: Deus exerce seu poder sobre o princípio da justiça. Ele estabeleceu firmemente e mantido inquebrantavelmente sua Santa autoridade. Não importa o aspecto ou o caráter exterior da casa de Deus, o princípio essencial de seus entendimentos com ela é imutável: “Seus testemunhos são muito firmes; a santidade convém à sua casa, OH Senhor, pelos séculos e para sempre”(Salmo 93:5). O servo deve sempre tomar a seu Professor como modelo; e se Deus governa sua casa com um poder exercido em justiça, assim devo eu governar a minha; pois se, em algum detalhe, difiro de Deus em minha conduta, devo evidentemente estar mal nesse detalhe; isto está claro.

  Mas Deus não somente governa sua casa como dissemos, e sim também a ama, aprova e honra com sua confiança àqueles que o imitam. Na passagem chamada, ouvimo-lo dizer: «Não posso encobrir meus propósitos a Abraão.» por que? Por causa de sua graça e fé pessoais? Não; simplesmente porque “mandará a seus filhos e à sua casa”. Um homem que sabe mandar assim a sua casa, é digno da confiança de Deus. Esta é uma assombrosa verdade, cujo fio alcançará, espero, a consciência dos pais cristãos. A maioria de nós, ai!, ao meditar Gênese 18:19, faríamos bem em nos prosternar diante Daquele que pronunciou e escreveu esta palavra, e exclamar: «Que fracasso de minha parte, que vergonhoso e humilhante fracasso!»

  A que se deve? A que se deve que faltamos à solene responsabilidade que nos há tocado com respeito ao governo de nossa casa? Acredito que há uma só resposta a esta pergunta: a razão é que não temos feito efetivo, pela fé, o privilégio conferido a esta casa, em virtude de sua associação conosco. É notável que nossas duas primeiras passagens nos apresentam, com absoluta exatidão, as duas grandes divisões de nosso tema, Ou seja: o privilégio e a responsabilidade. No caso de Noé, a palavra era: “Tu e tua casa”, em relação com a salvação. No caso do Abraão, era: “Tu e tua casa” com relação ao governo moral. A relação é de uma vez notável e formosa, e o homem que falta em fé para se apropriar do privilégio, faltará em poder moral para levar a cabo a responsabilidade.

    Deus considera a casa de um homem como parte de si mesmo, e o homem não pode, mesmo que no menor grau, seja em princípio,  seja em prática, desconhecer esta relação sem sofrer graves danos e sem causar prejuízos ao testemunho.

     Pois bem, a pergunta para a consciência de um pai cristão, é esta: «Conto com Deus para minha casa; e governo minha casa para Deus?» Esta é, certamente, uma pergunta solene; entretanto, é de se temer que muito poucos cristãos sentem sua importância e gravidade.

    Pode ser que meu leitor se sinta disposto a demandar um maior número de provas bíblicas que o que se argumentou até agora, quanto a nosso direito de contar com Deus para nossas casas. Vou, pois, prosseguir com as entrevistas bíblicas.

Jacó e sua casa

     Leiamos uma passagem com referência à história de Jacó: “Disse Deus a Jacó: levanta-te e sobe a Betel.” Estas palavras parecem ter sido dirigidas a Jacó pessoalmente; mas ele jamais pensou, nem por um momento, em desligar-se de sua família, nem quanto ao privilégio nem quanto à responsabilidade; por isso se acrescenta. “Então disse Jacó à sua família, e a todos os que com ele estavam: Lançai fora os deuses estranhos que há no meio de vós, e purificai-vos e mudai as vossas vestes. 3 Levantemo-nos, e subamos a Betel” (Gênese 35:1-3). Aqui vemos que um chamado feito a Jacó, põe toda sua casa sob uma responsabilidade. Jacó foi chamado a subir à casa de Deus, e a pergunta que se apresenta imediatamente à sua consciência, é: «Está minha casa em um estado conveniente para responder a tal chamado?»

A casa do servo de Deus no livro de Êxodo

     Nos remetemos agora aos primeiros capítulos do livro de Êxodo, onde vemos que tão somente uma das quatro objeções de Faraó a deixar que  Israel fosse plenamente liberto, referia-se especificamente aos meninos (Êxodo 10:8-9): “Respondeu-lhe Moisés: Havemos de ir com os nossos jovens e com os nossos velhos; com os nossos filhos e com as nossas filhas, com os nossos rebanhos e com o nosso gado havemos de ir; porque temos de celebrar uma festa ao Senhor.” A razão pela qual deviam tomar os meninos e a todos os que estavam com eles, era que tinham que celebrar uma festa solene ao Senhor. Naturalmente poderiam dizer: «OH, o que é que estas criaturinhas poderiam compreender a respeito de tal festa? Não temeriam que pudessem se tornarem formalistas?» A resposta de Moisés é simples e decisiva: Temos que ir com nossos meninos, etc. (V. 9) porque é nossa festa solene para o Senhor.

     Os pais israelitas não tinham a idéia de que deviam procurar uma coisa para si mesmos e outra para seus filhos. Não suspiravam por Canaã para eles e pelo Egito para seus filhos. Como poderiam nutrir-se do maná do deserto ou do fruto do país da promessa, enquanto seus filhos estivessem se alimentando dos melões, das cebolas e os alhos do Egito (Números 11:5)? Impossível! Nem Moisés nem Aarão teriam compreendido tal maneira de atuar. Eles sentiam que um chamado de Deus dirigido a eles, era um chamado dirigido a seus filhos, e, além disso, se não tivessem estado plenamente convencidos disso, logo que teriam saído do Egito por um caminho, seus filhos os teriam feito retornar por outro. Que tal teria sido o caso, Satanás bem sabia; por isso pôs na boca de Faraó esta objeção: “Não será assim; agora, ide vós, os homens, e servi ao Senhor” (Êxodo 10:11). Isto é precisamente o que muitos cristãos professos fazem, ou melhor, tratam de fazer na atualidade. Professam sair do Egito para servir ao Senhor, mas deixam ali seus meninos. Professam ter realizado o “caminho de três dias” pelo deserto; em outras palavras, professam ter deixado o mundo, estar mortos ao mundo, e ressuscitados com Cristo, como quem possui uma vida celestial, e como herdeiros de uma glória celestial, a qual constitui sua esperança. Mas deixaram seus filhos atrás, nas mãos de Faraó, ou seja, de Satanás [2]. Têm renunciado ao mundo para si mesmos, mas não puderam fazê-lo para seus filhos. Por isso, no dia do Senhor, eles se revestem da profissão de estrangeiros e peregrinos; cantam hinos, pronunciam orações e ensinam princípios, dando mostras de serem pessoas muito avançadas na vida celestial e que, por sua experiência real, tocam as fronteiras de Canaã (em espírito, naturalmente, já estão ali); mas ai, na segunda-feira pela manhã, cada um de seus atos, cada um de seus hábitos, cada um de seus objetivos contradiz sua profissão da véspera! Seus filhos são formados para o mundo. O alcance, o objeto e o tipo de educação[3] que recebem, assim como a escolha de sua carreira, é de caráter totalmente mundano, no sentido mais certo e estrito do termo. Moisés e Aarão não poderiam admitir tal maneira de atuar, como tampouco um coração moralmente sincero e uma mente reta poderiam aceitar isso.

     Eu não deveria ter para meus filhos nenhum outro princípio, nenhuma outra porção nem nenhuma outra perspectiva que a que tenho para mim mesmo; nem tampouco deveria prepará-los com vistas a outras coisas. Se Cristo e a glória celestial são suficientes para mim, também o são para eles; mas então a prova de que eles são suficientes para mim devem ser inequívoca. O caráter de um pai ou de uma mãe cristãos deveria ser tal que não desse lugar à menor sombra de dúvida quanto ao verdadeiro propósito que abriga em sua alma ou ao objeto positivo de seu coração. O que pensaria meu filho se lhe dissesse que meu desejo ardente é que seja partícipe de Cristo e do céu, quando, ao mesmo tempo, educo-o para o mundo? O que acreditará? O que é que exercerá a mais poderosa influência em seu coração e em sua vida: minhas palavras ou meus atos? Que a consciência responda e que sua resposta seja reta e franca: que proceda das mais íntimas profundezas da alma, e que demonstre indisputavelmente que a questão foi compreendida em toda a sua força e gravidade. Acredito verdadeiramente que veio o tempo para que os cristãos procurem atuar na consciência uns dos outros.

     Deve ser evidente para todo homem de oração que observa com atenção o estado atual do mundo cristianizado, que este apresenta um aspecto muito doentio; que seu tom está miseravelmente baixo; em outras palavra, que deve ter em si algo radicalmente mau. Quanto ao testemunho relativo ao Filho de Deus, ai!, É algo que raramente, muito raramente, leva-se em conta! A salvação pessoal parece constituir, para noventa e nove por cento dos cristãos professos, tudo o que lhes interessa, como se fôssemos deixados aqui embaixo para ser salvos, e não, como salvos, para glorificar a Cristo.

     Pois bem, com afeto e também com fidelidade, queria perguntar a meus leitores se grande parte do fracasso no testemunho prático para Cristo não se poderia atribuir justamente ao descuido do princípio que achamos comprometido nestas palavras: “Tu e tua casa”? Estou convencido de que este descuido tem muito haver a respeito. Uma coisa é certa: muito de mundanismo, de confusão e de má moral tem acontecido no nosso meio, porque nossos filhos foram deixados no Egito. Muitos dos que, há dez, quinze ou vinte anos atrás, tomaram na Igreja uma posição eminente de testemunho e de serviço, e que pareciam estar de todo coração dedicados à obra do Senhor, agora tornaram atrás de uma maneira tão lamentável que não têm a força para manter suas cabeças acima d’água, e menos ainda para ajudar a outros a manterem-se de pé. Tudo isto profere uma forte voz de advertência para os pais cristãos que formaram uma familia: Guardem-se de deixar seus filhos no Egito. Mais de um coração de pai quebrantado, neste presente tempo, ficou sumido em prantos e gemidos por não ter sido fiel no governo de sua casa. O tal deixou seus meninos no Egito, em um tempo mau de suculentas ilusões; e agora que com uma real fidelidade, talvez, e uma séria afeição, atreve-se a deixar deslizar umas palavras nos ouvidos daqueles que cresceram a seu redor, ele não encontra a não ser corações indiferentes que fazem ouvidos surdos à suas advertências, por outro lado se aferram com decisão e com vigor ao Egito no qual ele os deixou por sua incredulidade e inconseqüência. Este é um fato duro, cujo só a menção poderia atormentar a mais de um coração; mas a verdade deve ser declarada; pois embora pudesse ferir alguns, bem pudera ser uma saudável advertência para outros [4].

A casa do servo de Deus no livro de Números

     Mas devo prosseguir com as provas bíblicas. No livro de Números, os “meninos” ainda nos são apresentados. Já vimos que o verdadeiro propósito de uma alma em comunhão com Deus era sair com seus filhos do Egito. Eles deviam ser tirados dali a todo custo; mas nem a fé nem a fidelidade dos pais cristãos terminavam ali. Devemos contar com Deus não somente para tirá-los do Egito, mas também para introduzi-los em Canaã. A este respeito, Israel falhou de uma maneira notável, pois, quando os espias voltaram de Canaã, o povo, para ouvir seu desalentador relatório, pronunciou estes tristes acentos: “Por que nos traz o Senhor a esta terra para cairmos à espada? Nossas mulheres e nossos pequeninos serão por presa. Não nos seria melhor voltarmos para o Egito?” (Números 14:3). Terríveis palavras eram estas. De fato, não faziam a não ser comprovar, no que toca a eles, o que tão ardilosa e perversamente Faraó havia predito em relação a esses mesmos meninos: “Replicou-lhes Faraó: Seja o Senhor convosco, se eu vos deixar ir a vós e a vossos pequeninos! Olhai, porque há mal diante de vós” (Êxodo 10:10).

    A incredulidade justifica sempre a Satanás e faz a Deus mentiroso, em tanto que a fé, pelo contrário, justifica sempre a Deus e faz a Satanás mentiroso; e assim como é invariavelmente certo que conforme a nossa fé será feito, também é igualmente certo que a incredulidade colherá o que semeou. Assim ocorreu com Israel, desventurado, por causa de sua incredulidade. “Dize-lhes: Pela minha vida, diz o Senhor, certamente conforme o que vos ouvi falar, assim vos hei de fazer: 29 neste deserto cairão os vossos cadáveres; nenhum de todos vós que fostes contados, segundo toda a vossa conta, de vinte anos para cima, que contra mim murmurastes, 30 certamente nenhum de vós entrará na terra a respeito da qual jurei que vos faria habitar nela, salvo Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num. 31 Mas aos vossos pequeninos, dos quais dissestes que seriam por presa, a estes introduzirei na terra, e eles conhecerão a terra que vós rejeitastes. 32 Quanto a vós, porém, os vossos cadáveres cairão neste deserto;” (V. 28-32). “Limitaram ao Santo de Israel” quanto a seus meninos (Salmo 78:41; V.M.). Era um grave pecado, e nos foi mencionado para nossa instrução.   

     Quão Freqüentemente o coração dos pais cristãos raciocina sobre a maneira de tratar com seus filhos, em lugar de situar-se simplesmente sobre o terreno de Deus a respeito deles. Pode argüir-se que «não podemos fazer cristãos os nossos meninos». Mas não se trata disso. Não somos chamados A «fazer» algo deles; esta é a obra de Deus e de Deus somente; mas se Ele nos diz: «Levem a seus meninos convosco», recusaríamos lhe obedecer? Ou ainda: «Eu não quero fazer de meu filho um religioso formalista, nem poderia facer dele um verdadeiro cristão»; mas se Deus, em sua infinita graça, me diz: «Eu considero sua casa como parte de ti mesmo e, ao te abençoar, abençoo a ela.» Deveria eu, por incredulidade de coração, recusar esta bênção, sob o pretexto do temor ao legalismo ou de minha impossibilidade de comunicar a verdade? Deus nos guarde de semelhante extravio!

     Regozijemo-nos, porém, com um gozo vivo e sincero, pelo que Deus nos abençoou com uma bênção tão rica e abundante que não só se estende a nós, mas também a todos aqueles que nos pertencem; e, posto que a graça nos acordou pra esta bênção, deixemos que a fé lance mão dela e a aproprie para nossa família[5].

     Recordemos que o meio de provar que sabemos gozar de uma bênção, é sermos fiéis à responsabilidade que ela impõe. Dizer que conto com Deus para levar meus filhos à Canaã e, ao mesmo tempo, educá-los para Egito, é uma perniciosa ilusão. Minha conduta põe de manifesto que minha profissão é uma mentira, e não deveria me assombrar se, em suas justas dispensas, Deus permite que colha os frutos amargos de meus caminhos.

    A conduta é a melhor prova da realidade de nossas convicções, e, nisto, assim como em todas as demais coisas, esta Palavra do Senhor é solenemente verdadeira: “Se alguém quiser fazer a vontade de Deus, há de saber se a doutrina é dele” (João 7:17). Mas Freqüentemente queremos conhecer a doutrina antes de fazer Sua vontade, e a conseqüência disso é que somos deixados na mais profunda ignorância. Fazer a vontade de Deus respeito à nossos filhos, é considerá-los tal como Deus o faz: como parte de nós mesmos, e educá-los em conseqüência. Não é simplesmente esperar que eles mais tarde se manifestem como filhos de Deus, a não ser considerá-los como aqueles que já foram introduzidos em uma posição de privilégio, e tratar com eles segundo este princípio, em todo respeito.

     Se poderia concluir dos pensamentos e atos de muitos pais cristãos que, A seus olhos, seus filhos não são mais que gentios que não têm, para o presente, nenhum interesse em Cristo nem nenhuma relação com Deus absolutamente. Isto, certamente, é errar terrivelmente o alvo divino. Não se trata aqui da tão Freqüentemente debatida questão do batismo dos meninos ou dos adultos. Não; trata-se simples e unicamente de uma questão de fé no poder e nos alcances desta palavra tão particularmente cheia de graça: “Tu e tua casa”; uma palavra cuja força e beleza se farão cada vez mais evidentes a nós à medida que avancemos neste breve escrito.


    No capítulo 16 do livro de Números, V. 26-27, vemos ainda as crianças consideradas como inseparavelmente unidas à seus pais, e isso em uma circunstância das mais solenes. E Moisés “f E falou à congregação, dizendo: Retirai-vos, peço-vos, das tendas desses homens ímpios, e não toqueis nada do que é seu, para que não pereçais em todos os seus pecados. 27 Subiram, pois, do derredor da habitação de Corá, Datã e Abirão. E Datã e Abirão saíram, e se puseram à porta das suas tendas, juntamente com suas mulheres, e seus filhos e seus pequeninos.”. Todos estes meninos descenderam vivos ao abismo e os tragou a terra, não por estar pessoalmente associados à rebelião, a não ser por causa de sua identidade com seus pais rebeldes. Seja em bênção,  seja em julgamento, Deus trata aos filhos como sendo um com seus pais. Poderia-se perguntar: por que? E Deus responde em Êxodo 34:6-7: “Tendo o Senhor passado perante Moisés, proclamou: Jeová, Jeová, Deus misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em beneficência e verdade; 7 que usa de beneficência com milhares; que perdoa a iniqüidade, a transgressão e o pecado; que de maneira alguma terá por inocente o culpado; que visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até a terceira e quarta geração.” Algumas pessoas poderiam encontrar dificuldade no fato de conciliar esta passagem com a de Ezequiel 18:20, onde se diz: “A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará o pecado do pai, nem o pai levará o pecado do filho; a justiça do justo será sobre ele, e a impiedade do ímpio será sobre ele.” Neste último versículo, o pai e o filho são considerados em sua própria capacidade individual e, em conseqüência, são julgados segundo o estado moral de cada um individualmente. Aqui se trata de uma questão absolutamente pessoal.

Nenhum comentário:

Irmãos em Cristo Jesus.

Irmãos em Cristo Jesus.
Mt 5:14 "Vós sois a luz do mundo"