quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Porque existem diferentes denominações? – John Piper

Em que “Eu sigo Paulo, Eu sigo Apolo” é diferente de “Eu sou um Batista, Eu sou um Presbiteriano,” quando Paulo parece dizer que os cristãos—e, por extensão, igrejas—deveriam identificar-se apenas com Cristo?

Não estou certo de que é isso que o texto diz, que você se identifica apenas com Cristo. A preocupação de Paulo é com as divisões na igreja em Corinto que eram enraizadas no orgulho e causavam ostentação.
A razão porque eu hesito é porque Paulo diz a eles, “Eu sou seu pai. Eu fui como uma parteira que trouxe vocês à existência. Imitem-me como eu imito Deus.” Isso soa como se Paulo quisesse que eles o amem, o admirem e o sigam.
E então ele é um apóstolo, e ele tem autoridade. Então ele quer que eles se submetam a suas cartas quando ele escreve, e ele não quer sentir-se em conflito com Pedro. Pedro escreve suas cartas e Pedro tem seus filhos.
Aqueles que foram salvos através de Pedro e aqueles que foram salvos através de Paulo certamente tinham uma afeição especial por seu pai na fé, mas isso não significa que eles deviam estar em animosidade entre si.
Então, é com isso que ele está preocupado, essa ostentação—“Eu tenho Pedro, Eu tenho Paulo.” Essa ostentação é errada. E a inimizade mútua—isso é errado. Esse é o tipo de coisa que ele está combatendo.
Agora, não estou dizendo que tudo nas diferenças denominacionais está certo. Estou apenas dizendo que quando você tem convicções sobre o que a Bíblia ensina—e você está comprometido a viver por essas convicções, porque Paulo diz, “Cada um esteja convencido em sua própria mente,” em vez de estar sempre sentado na cerca em cada questão—se você está convencido a viver de certa maneira, então você vai se encontrar em grupos de pessoas que estão compartilhando das mesmas convicções.
Mas você não precisa ser orgulhoso ou irado contra esse outro grupo que diz, “Nós realmente achamos que devemos batizar nossas crianças.” E nós dizemos, “Mas não é bíblico.” E na mesma igreja isso não funciona. Isso não funciona.
Então você tem essas igrejas, e você lamenta por isso—que alguém não esteja vendo claramente aqui, ou que ambos não estejam vendo claramente aqui—porém você não lança bombas de ódio por cima dessas cercas. Você pode lançar bombas de amor.
São as diferenças que nos dão a oportunidade de mostrar ao mundo o que o amor e a unidade significam. Então, se um Presbiteriano, Episcopal, Batista, e um Pentecostal estão sentados em um programa de TV com Larry King ou alguém assim, eles podem falar um sobre o outro e sobre seu compromisso vertical a Cristo de uma maneira que faça o mundo dizer, “Hmm. Isso é diferente do tipo de discussões onde eu entro.”
Então, eu acho que é isso que Paulo quer que façamos nesse texto, em vez de dizer que você deve abrir mão de suas convicções.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

O amor à alma- Arcadio Sierra Diaz

Extraído do Livro " Os Vencedores e o Reino Milenar" de Arcadio Sierra Diaz
Depois de declarar que para dar fruto tem que morrer, como o grão de trigo, diz em João 12:25: "Quem ama a sua vida perde-a; mas aquele que odeia a sua vida neste mundo preservá-la-á para a vida eterna". Nós devemos perder a vida da alma, a casca que oprime o espírito, a fim de andar em comunhão espiritual com o Senhor e dar fruto, e assim desfrutar, na ressurreição, do reino com o Senhor.Mais de cem vezes encontramos no Novo Testamento, afirmações no sentido de crer para ser salvo, para ser justificado, para ter vida eterna; tudo isso se refere à salvação do espírito; entretanto, quando se refere à salvação da alma, a Bíblia fala de sofrer com paciência, de trabalhar, de perder a alma para ganhá-la. Pode ser que tu não estejas pecando no sentido de estar praticando atos implicitamente maus; mas deixas de obedecer ao Senhor por estar envolvido em comprazer-te nos desejos e paixões de tua alma, ou comprazer-te com as relações de tuas amizades e parentes; podes estar amando tudo isso mais que ao Senhor. Tem que decidir entre obedecer a Deus ou obedecer e deleitar nossa alma. Nós não queremos que nossa alma sofra, e às vezes isso nos interessa mais que obedecer ao Senhor.Em que se deleita a alma? No que se deleita o mundo: Ter muitos amigos e compartilhar com eles, ter dinheiro e amá-lo mais que a Deus, desfrutar de luxos, deleitar-se com a boa comida, luzir os bons vestidos à moda, tudo o relacionado com os exageros na beleza física, as recreações, as coisas supérfluas, os elogios dos homens, a fama, a glória terrena, as vaidades. Tudo isso agrada a alma. O cristão deve escolher entre o mundo e o reino milenar. O cristão já tem vida eterna; seu espírito já está salvo, e é certo que estará com o Senhor na Nova Jerusalém; mas se não tem perdido sua alma nesta era, irá perder quando o Senhor estabelecer Seu reino. Que lamentável seria que diante do Senhor tivéssemos que reconhecer uma triste realidade e admitir: Se, conhecíamos ao Senhor, tínhamos consciência que éramos do Senhor, mas não vivíamos para Ele senão para nós mesmos, e todo o tempo que vivemos na terra o desperdiçamos, estávamos obscurecidos, com nossa visão posta em um mundo atraente.O mundo se relaciona também com as riquezas, o amor que se tenha e o lugar que ocupem em nosso coração. De acordo com a prioridade que ocupem as coisas em tua vida, assim é teu andar com Deus, assim é o grau de comunhão que tenhas com o Senhor, e assim é a motivação de tua oração. Diz a Palavra que da abundancia do coração fala a boca, e isso mesmo pode se aplicar para nossa oração diária. Qual é tua motivação na oração? Priorizas teus próprios interesses ou concedes ao Senhor o primeiro lugar? Qual é a ordem de prioridades em Mateus 6:33? Um crente vencedor é um intercessor diante do Pai pelos interesses do Senhor.Lemos em Hebreus 11:24-26: " Pela fé, Moisés, quando já homem feito, recusou ser chamado filho da filha de Faraó,25 preferindo ser maltratado junto com o povo de Deus a usufruir prazeres transitórios do pecado;26 porquanto considerou o opróbrio de Cristo por maiores riquezas do que os tesouros do Egito, porque contemplava o galardão".
O crente vencedor também escolhe ser maltratado por causa do Senhor e sofrer o vitupério de Cristo fora do acampamento. O que significa fora do acampamento? Lemos em Hebreus 13:12-13: " Por isso, foi que também Jesus, para santificar o povo, pelo seu próprio sangue, sofreu fora da porta.13 Saiamos, pois, a ele, fora do arraial, levando o seu vitupério ".
De conformidade com o contexto, o Senhor Jesus foi sacrificado fora da porta, fora do acampamento, e nos guiou ao caminho estreito da cruz e do sacrifício, e assim poder ter comunhão com Ele mais além do véu, mais além da mera aparência religiosa, no Lugar Santíssimo de nosso espírito, onde está Ele morando por Seu Espírito.Nos guia fora da cidade terrena e a organização humana, em especial nos afasta dessa labiríntica organização religiosa; envolvidos no sistema religioso dificilmente podemos levar a cruz; saímos do acampamento para seguir a Jesus em Seus sofrimentos, em sincera humildade, levando o vitupério de Jesus; é o caminho da cruz. Aí está o Gólgota. Fora do acampamento desfrutamos a presença do Senhor e escutamos que nos fala e nos guia, nos fortalece. Saímos do desfrute dos gozos do mundo e de nossa própria alma, a desfrutar a Ele em nosso Espírito.

Irmãos em Cristo Jesus.

Irmãos em Cristo Jesus.
Mt 5:14 "Vós sois a luz do mundo"