sexta-feira, 27 de junho de 2008

DOIS ASPECTOS DA VIDA ETERNA- Luiz Fontes




DOIS ASPECTOS DA VIDA ETERNA


Salvação Jurídica e Salvação Orgânica


No primeiro aspecto estudaremos sobre a vida entrando em nós. Este ponto enfoca a justificação, a regeneração; aqui temos o primeiro passo da salvação, a qual podemos chamá-la de salvação jurídica, que é o livramento do inferno. Mas ainda precisamos desenvolver nossa caminhada nesta salvação, porque o segundo passo é a salvação orgânica. Uma coisa é a vida entrando em nós, e a outra, somos nós entrando na vida.
Vamos ler o capítulo 10 de Lucas, desde o versículo 25 até versículo 37:
v.25: “E eis que certo homem, intérprete da Lei, se levantou com o intuito de pôr JESUS à prova e disse-lhe: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?
v.26: “Então, JESUS lhe perguntou: Que está escrito na Lei? Como interpretas?”.
v.27: “A isto ele respondeu: Amarás o SENHOR teu DEUS de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento; e: Amarás o teu próximo como a ti mesmo”.
v.28: “Então, JESUS lhe disse: Respondeste corretamente; faze isto e viverás.
v.29: “ Ele, porém, querendo justificar-se, perguntou a JESUS: Quem é o meu próximo?”.
v.30: “JESUS prosseguiu, dizendo: Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e veio a cair em mãos de salteadores, os quais, depois de tudo lhe roubarem e lhe causarem muitos ferimentos, retiraram-se, deixando-o semimorto”.
v.31: “Casualmente, descia um sacerdote por aquele mesmo caminho e, vendo-o, passou de largo”.
v.32: “Semelhantemente, um levita descia por aquele lugar e, vendo-o, também passou de largo”.
v.33: “Certo samaritano, que seguia o seu caminho, passou-lhe perto e, vendo-o, compadeceu-se dele”.
v.34: “E, chegando-se, pensou-lhe os ferimentos, aplicando-lhes óleo e vinho; e, colocando-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e tratou dele”.
v.35: “No dia seguinte, tirou dois denários e os entregou ao hospedeiro, dizendo: Cuida deste homem, e, se alguma coisa gastares a mais, eu to indenizarei quando voltar”.
v.36: “Qual destes três te parece ter sido o próximo do homem que caiu nas mãos dos salteadores?”.
v.37: “Respondeu-lhe o intérprete da Lei: O que usou de misericórdia para com ele. Então, lhe disse: Vai e procede tu de igual modo”.

É importante considerar que o contexto desta história é o retorno dos setenta. No versículo 21, diz que o SENHOR JESUS exultou no ESPÍRITO SANTO e dando graças ao Pai disse: “Graças te dou, ó Pai, SENHOR do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. Tudo me foi entregue por meu Pai. Ninguém sabe quem é o Filho, senão o Pai; e também ninguém sabe quem é o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar. E, voltando-se para os seus discípulos, disse-lhes particularmente: Bem-aventurados os olhos que vêem as coisas que vós vedes. Pois eu vos afirmo que muitos profetas e reis quiseram ver o que vedes e não viram; e ouvir o que ouvis e não o ouviram” – (Lc 10.21-24).
Aqui nós podemos notar a diferença entre aqueles que o SENHOR JESUS chama de pequeninos – no grego é nepios, uma criancinha imatura e inexperiente, que possui uma fé simples, e desse intérprete da lei – nomikos, um mestre da lei mosaica, cuja fé argumenta. O assunto aqui é como podemos herdar a vida eterna. Na Bíblia, o assunto da vida eterna está dividido em distintos planos.
Vamos analisar esse encontro do SENHOR JESUS com este mestre da Lei: Ele tem como propósito colocar o SENHOR JESUS à prova. Sua fé não era simples; com todo conhecimento, ele não tinha certeza da vida eterna. O SENHOR responde a ele fazendo uma pergunta: “Que está escrito na Lei? Como interpretas?”. E ele conhecendo os artigos da lei, diz: “Amarás o SENHOR teu DEUS de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento; e: Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. O SENHOR JESUS disse: “faze isto e viverás”. Esse intérprete da Lei querendo justificar-se, pergunta novamente: “E quem é o meu próximo?” A esta nova pergunta o SENHOR conta-lhe a parábola do Bom Samaritano.
Nesta parábola o SENHOR JESUS nos ensina que Ele é o Bom Samaritano, e nós, assim como aquele intérprete da lei, somos aquele moribundo caído, que fomos roubados, saqueados. A Bíblia diz que o diabo veio matar, roubar e destruir – (Jo 10.11). O homem de si e por si, jamais consegue amar “o SENHOR... de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento; e o teu próximo como a si mesmo”.
A essência do ensino do SENHOR JESUS é que a vida eterna não é alcançada pelo conhecimento ou por qualquer coisa que o homem faça, e sim, pela fé simples, que a recebe como dom de DEUS. A Salvação do homem é um dom de DEUS. É importante considerarmos que aqui a vida eterna nos é apresentada no primeiro nível.
Escrito por Luiz Fontes às 17h51[ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ ]

if (mensagemaberta) separamensagem();
mensagemaberta = true;

Para dar seqüência ao nosso estudo, vamos ler capítulo 18 de Lucas, versículos 18 a 27:
v.18: “E perguntou-lhe um certo príncipe, dizendo: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna?”.
v.19: “JESUS lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom, senão um, que é DEUS”.
v.20: “Sabes os mandamentos: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe”.
v.21: “ E disse ele: Todas essas coisas tenho observado desde a minha mocidade”.
v.22: “E, quando JESUS ouviu isso, disse-lhe: Ainda te falta uma coisa: vende tudo quanto tens, reparte-o pelos pobres e terás um tesouro no céu; depois, vem e segue-me”.
v.23: “Mas, ouvindo ele isso, ficou muito triste, porque era muito rico”.
v.24: “E, vendo JESUS que ele ficara muito triste, disse: Quão dificilmente entrarão no Reino de DEUS os que têm riquezas!”.
v.25: “ Porque é mais fácil entrar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no Reino de DEUS”.
v.26: “E os que ouviram isso disseram: Logo, quem pode salvar-se?”.
v.27: “Mas ele respondeu: As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a DEUS”.

Agora, nestes textos vemos um jovem que pensava que estava cumprindo a lei desde a sua juventude. Vemos algo parecido com o intérprete da lei, que embora fosse cumpridor da lei, não tinha certeza da herança da vida eterna. Mas note que aqui o SENHOR JESUS vai tratar da vida eterna no que concerne ao reino. Como podemos ter certeza disto? É simples, devemos considerar o contexto; vejamos: A partir do versículo 15 você pode notar que trouxeram algumas crianças para que o SENHOR as abençoasse, e Ele disse: “Deixai vir a mim os pequeninos e não os impeçais, porque dos tais é o Reino de DEUS”. No versículo 17 Ele prossegue dizendo: “qualquer que não receber o Reino de DEUS como uma criança não entrará nele”. Então, quando este jovem questiona o SENHOR JESUS, dizendo: “que hei de fazer para herdar a vida eterna?”, ele está interrogando sobre o assunto da vida eterna no parâmetro do reino, e não da salvação.
Há um texto em 1 Timóteo 6.12, onde Paulo exorta a Timóteo quanto à vida eterna. Vejamos: “Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas”. Timóteo já tinha a vida eterna, ele já havia recebido ao SENHOR. O apóstolo João escreve em sua primeira epístola: “Estas coisas vos escrevi, para que saibais que tendes a vida eterna ...” - (1 Jo 5.13). Se ele já tinha a vida eterna pela justificação através da fé, ele já era uma pessoa regenerada; então como é que Paulo diz: “toma posse da vida eterna?”. O que Paulo está exortando a Timóteo é que ele entre na vida eterna, isto é, que venhamos desfrutar desta vida para que frutifiquemos para a glória de DEUS.

Nenhum comentário:

Irmãos em Cristo Jesus.

Irmãos em Cristo Jesus.
Mt 5:14 "Vós sois a luz do mundo"

Arquivos do blog