sábado, 12 de janeiro de 2008

A História Do Sacerdócio


Leitura da Bíblia: Ap 20:6; Hb 7:3


Há na Bíblia um oficio chamado o oficio sacerdotal. Este ofício denota um grupo de pessoas que foram separadas do mundo e são devotadas unicamente para ministrar a Deus. Elas não têm outra profissão ou vocação além de servir a Deus. Tais pessoas são conhecidas na Bíblia como sacerdotes.
Deus tem tido Seus sacerdotes desde a época de Gênesis. O primeiro sacerdote foi Melquisedeque, sacerdote do Deus altíssimo, que dispensou pão e vinho para Abraão. Ele foi um sacerdote que separou a si mesmo para o serviço de Deus.
De gênesis à Ascensão do Senhor. Desde o tempo de Gênesis até a nação de Israel, houve sacerdotes. Desde a época em que o Senhor Jesus veio à terra ate Sua partida do mundo, o ofício sacerdotal perdurou. A Bíblia também nos diz que após sua ascensão, o Senhor Jesus ministra como um sacerdote diante de Deus. Em outras palavras, o Senhor Jesus devotou-se inteiramente para servir a Deus.
Na Era da Igreja e o Milênio. Na era da igreja, o ministério sacerdotal continua. No começo do milênio, aqueles que participarem da primeira ressurreição serão “sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos”, (Ap 20: 6) Em outras palavras, durante esses mil anos, os filhos de Deus continuam a servir como “sacerdotes de Deus e de Cristo”. Para o mundo eles são reis, enquanto para Deus são sacerdotes. O ministério sacerdotal não é alterado; eles servem a Deus.
Até a Época do novo Céu e nova Terra. O termo “sacerdote” deixa de existir quando o novo céu e a nova terra são introduzidos. Nesta época, todos os filhos de Deus e Seus servos nada mais fazem além de servir a Deus. Na nova Jerusalém, todos os Seus servos O servem, e os filhos de Deus também O servem.
Assim, aqui percebemos uma coisa maravilhosa, isto é, o oficio sacerdotal começou com Melquisedeque que não tinha genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de existência, mas feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote perpetuamente (Hb7:3).
Desde o primeiro livro da Bíblia, parece que apenas Melquisedeque é um sacerdote. Mas o propósito de Deus não é ter somente uma ou duas pessoas como sacerdotes. Seu alvo é que todo seu povo se torne sacerdote.

Um Reino de Sacerdotes
Deus escolheu os Israelitas. Quando os israelitas saíram do Egito e chegaram ao monte Sinai, Deus falou a Moisés que dissesse ao povo: “Vós me sereis reino e sacerdotes enação santa. São estas as palavras que falarás aos filhos de Israel”. Deus disse aos israelitas que eles eram um reino de sacerdotes. Esta é uma afirmação que parece difícil de entender. Por que Deus disse isso? O significado disso é que toda a nação deveria ser sacerdote. Em outras palavras, não havia pessoas comuns naquela nação, mas todas eram sacerdotes. Posso dizer-lhes que este é o propósito de Deus.
O Objetivo de Edificar um Reino de Sacerdotes. Quando Deus escolheu o povo de Israel para ser Seu povo, Ele tinha apenas um objetivo para com eles, isto é, este Reino devia ser diferente dos reinos da terra; este reino devia ser um reino de sacerdotes. Cada um neste reino devia ser um sacerdote. Cada um tinha a única vocação de servir a Deus. Deus gosta de escolher pessoas na terra para servi-Lo; Deus gosta de ter um povo na terra que viva exclusivamente a Seu serviço. Deus deseja que todos os Seus filhos seja sacerdote e O sirvam.
Quando o povo de Israel chegou ao Sinai, Deus lhes disse que iria estabelecê-los reino de sacerdotes. Isso é algo deveras excelente. A Inglaterra é bem conhecida como uma nação naval, os Estados Unidos como uma poderosa nação financeira, a China por ter uma civilização antiga e a Índia por sua filosofia. Aqui está um reino conhecido como um reino de sacerdotes. Neste reino todos os homens e mulheres servem no sacerdócio. Jovens e velhos igualmente são sacerdotes. Qualquer profissão em que estejamos engajados, deve contribuir para o serviço a Deus.
Deus Deu ao Povo de Israel Dez Mandamentos. Depois de dizer ao povo que Ele os estabeleceria como um reino de sacerdotes, Deus então disse a Moises que fosse até Ele no monte. Lá, Ele escreveria os Dez Mandamentos nas duas tábuas de pedra, para serem dados ao povo de Israel. Moisés esteve no monte por quarenta dias, e Deus escreveu nas tábuas de pedra Seus Dez Mandamentos.
O Povo de Israel Fez um Bezerro de Ouro. Enquanto Moisés estava no monte, o povo estava ao pé do monte. Vendo que ele demorava e não sabendo o que lhe acontecera o povo disse a Arão: “Levanta-te, faze-nos deuses que vão adiante de nós” (Ex 32:1). Arão ouviu as suas palavras e recolheu muito ouro com o qual fez um bezerro de ouro e disseram: “São estes, ò Israel, os teus deuses que te tiraram da terra do Egito”.
Então adoraram o ídolo; o povo assentou-se para comer e beber, e levantou-se para divertir-se. Eles se alegraram grandemente. Naquele dia puderam ver com seus próprios olhos um deus feito de ouro fundido. O Deus no qual Moisés os tinha levado a crer era inconveniente, pois Ele não podia ser visto nem achado facilmente. Até Moisés havia desaparecido. Ficaram felizes com o bezerro de ouro que adoraram. Agora, embora Deus os tivesse ordenado como Seus sacerdotes, antes de assumirem o sacerdócio de Deus, eles primeiro serviram como sacerdotes do bezerro de ouro. Deus desejava que eles fossem um reino de sacerdotes; mas antes de servirem a Deus, eles primeiro serviram o ídolo, o bezerro de ouro. Eles tinham deuses além de Deus e também os adoravam.
O conceito humano sobre Deus é tal que sempre se quer criar um deus próprio e adorá-lo a seu próprio modo. O homem gosta de adorar um deus feito por suas próprias mãos; ele reluta para aceitar a autoridade de Deus na criação. O homem não está feliz com sua posição de criatura de Deus.

A Tribo De Sacerdotes
Enquanto Moisés ainda estava no monte, Deus lhe disse para descer. Moisés voltando-se desceu do monte com as tábuas do testemunho na mão, nas quais estavam escritos os Dez Mandamentos. Quando ele se aproximou do acampamento e viu a situação ali, sua ira acendeu-se e ele espedaçou as tábuas de pedra. Então Moisés pôs-se em pé à entrada do arraial e disse: “Quem é do Senhor, venha até mim”. Então todos os filhos de Levi se juntaram a ele. Ele lhes disse: “Cada um cinja a espada sobre o lado, passai e tornai a passar pelo arraial de porta em porta, e mate cada um a seu irmão, cada um a seu amigo, e cada um a seu vizinho”. Não importa quem seja, apenas o mate. Isso porque eles adoraram os ídolos e o bezerro de ouro. Não importa qual seja seu relacionamento individual com a pessoa, você deve matá-la.
O Preço Pago pelos Levitas. Muitas pessoas sentem que isso foi realmente cruel demais: quem poderia matar seus próprios irmãos e amigos? Dentre as doze tribos, onze não se moveram. Eles acharam o preço alto demais. Somente os levitas obedeceram. Com sua espada sobre o lado, cada um deles passou e tornou a passar de porta em porta. Cerca de três mil homens foram mortos, e eles eram parentes e amigos dos levitas.
O Oficio Sacerdotal Foi Dado aos Levitas. Desde o incidente do bezerro de ouro, somente a casa de Arão, da tribo de Levi, tinha o ofício sacerdotal; e os israelitas como um todo não podiam ser uma nação de sacerdotes.
A Distinção Entre o Povo de Deus e os Sacerdotes de Deus. Daquela época em diante, havia duas classes distintas de homens em Israel: o povo de Deus e os sacerdotes de Deus. A intenção original de Deus era que todo o povo de Deus fosse sacerdote de Deus. Ninguém poderia fazer parte do povo de Deus sem ser, ao mesmo tempo, sacerdote de Deus. Contudo, porque muitos amaram o mundo e o parentesco humano, sendo infiéis e idólatras, o oficio sacerdotal foi separado do povo comum. Se uma pessoa não ama ao Senhor mais que seu próprio pai, mãe, esposa, filhos, irmãos e irmãs, ela não é digna de ser discípulo do Senhor. Muitos não conseguiram pagar o preço. Daquele dia em diante, em Israel, os sacerdotes foram separados do povo.
O Sacerdócio Pertencia a Uma Família. A nação de sacerdotes tornou-se a tribo de sacerdotes, e então, a família de sacerdotes. Dentro da tribo de Levi, o povo de Deus também era os sacerdotes de Deus. Dentro das onze tribos, o povo de Deus não podia ser os sacerdotes de Deus. Essa é uma questão séria. È uma questão muito séria se uma pessoa pertence ao povo de Deus, contudo não está em Seu ministério sacerdotal.

A CONTINUAÇÃO DO SACERDÓCIO POR MEIO DA IGREJA
Leitura da Bíblia: 1Pe 2:5; Ap 1:6
Desde o tempo de Êxodo até o Senhor Jesus vir à terra, não houve sacerdotes de outras tribos. Além da tribo de Levi. O povo não podia fazer ofertas a Deus diretamente; eles tinham de fazê-las por meio dos sacerdotes. Não podiam confessar seus pecados diretamente diante de Deus. Não podia consagrar-se a si mesmos. Todas as coisas espirituais eram-lhes feitas pelos sacerdotes.
Havia Um Mediador Entre Deus e o Homem. Para os israelitas no velho testamento, Deus estava muito longe e não facilmente acessível. O sistema de um mediador passou a existir. Deus vinha até o homem por meio dos sacerdotes e o homem aproximava-se de Deus por meio dos sacerdotes. O relacionamento entre Deus e o homem tornou-se indireto.
Por cerca de 1500 anos, desde o tempo de Moisés até a vinda do Senhor Jesus, o povo de Deus não podia aproximar-se de Deus diretamente. Somente uma família servia com sacerdote, e apenas por meio deles o povo podia aproximar-se de Deus. Qualquer outro que se aproximasse de Deus diretamente, certamente morreria. Durante este período, o oficio sacerdotal era muito importante. Sem sacerdotes, o homem não podia aproximar-se de Deus. Contudo, sob a Nova Aliança o homem foi redimido, e o homem pôde ser salvo e tornar-se sacerdote de Deus. “Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espirituais para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo” (1Pe 2:5).
Todos os Que Sob a Graça São Sacerdotes. Pedro nos disse que o fundamento da igreja é Cristo. Ele foi a pedra rejeitada pelos construtores, embora tenha-se tornado a pedra angular. Todos nós somos pedras vivas, sendo edificados uma casa espiritual. Tornando-nos os sacerdotes santos de Deus. A voz celestial nos disse que todos os que foram salvos pela graça são sacerdotes de Deus. Vemos aqui que Deus fez uma promessa que foi posta de lado por 1500 anos e que agora foi apanhada. O que os israelitas perderam, a igreja ganhou. O sacerdócio perdido pelos israelitas agora foi dado a todos aqueles salvos pela graça.
A Igreja é Também o Reino de Sacerdotes. Apocalipse 1:6 diz: “E os constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus e Pai”. O que os israelitas perderam por causa do bezerro de ouro, a igreja recuperou por intermédio do Senhor Jesus. Agora a igreja toda é de sacerdotes. O reino de sacerdotes ordenado por Deus foi restaurado.
Deus obtém na igreja o que Ele não pôde obter do povo de Israel. Qual o significado de a igreja ter-se tornado o reino de sacerdotes? Significa que todos os que foram salvos pela graça de Deus têm uma única profissão, isto é, servir a Deus. Antes de uma pessoa crês em Deus, ela pode ser um médico, uma enfermeira, um professor ou um negociante. Após ser salva, tal pessoa tem apenas uma vocação principal, a de servir a Deus, embora ela possa continuar exercendo sua profissão. Antigamente, alguém desejava ser reconhecido em sua carreira, ser uma pessoa ilustre em sua profissão. Agora, tas ambições desvaneceram-se e a única vocação admitida é servir ao Senhor. Todas as outras atividades devem sujeitar-se a esse fim.

O MINISTÉRIO DO SACERDÓCIO
Leitura da Bíblia: 1Pe2:5; Ap 20:6; Hb7:3
Logo após a minha conversão, achava que pedir para um novo convertido servir a Deus, requeria um grande esforço, com se eu estivesse suplicando-lhe em nome de Deus. Isso é muito diferente do ponto de vista de Deus. A atitude de Deus não é pedir ao homem para fazer-lhe algum favor. Servir a Deus é a gloria do homem. Qualquer um que não fosse um sacerdote morreria se violasse o santuário ou a arca da aliança. Os néscios podem pensar que estão fazendo um favor a Deus servindo-O. Pensam que, por renunciar a uma parte do seu tempo, dinheiro, posição ou qualquer outra coisa, estão honrando a Deus. Isso apenas mostra quão ignorantes são. Na verdade, servir a Deus é honra e gloria para o homem. O fato de Deus permitir ao homem servi-Lo é glória par o homem. Isso é graça de fato. Indigno como sou, posso servir a Deus. Que boas novas! Que evangelho glorioso!
Na igreja hoje não existe mais o sacerdócio restrito, mas o serviço sacerdotal em geral. Israel falhou uma vez quando separou os sacerdotes do povo de Deus. Não devemos repetir esta separação hoje. Todo filho de Deus é um sacerdote, oferecendo ofertas espirituais e louvores diante de Deus. Quando você vir uma classe intermediária na igreja, essa é seita dos nicolaítas.
A Classe Intermediaria Deve Ser Abolida. Para abolir a classe intermediaria, devemos todos servir a Deus, diretamente, como Seus sacerdotes. Se todo o povo de Deus O servisse como sacerdotes, então haveria somente Deus e seu povo, que também seriam Seus sacerdotes. A idéia de uma classe intermediaria vem da carne, da idolatria e do amor a este mundo. Se todos nós, um a um servirmos a Deus diretamente como Seus sacerdotes, não mais haverá uma classe intermediaria.
Ser Um Cristão Significa Seu Um Sacerdote. Assim, você pode observar que por meio do fracasso e da vontade própria, surge uma classe intermediaria. Um grupo de pessoas servirá a Deus; eles cuidarão das coisas espirituais. Outro grupo de pessoas apenas se importará com as coisas do mundo; eles trabalham como negociantes, professores, médicos ou em outras profissões. Parece que servir a Deus não é da sua conta. Se uma pessoa é um cristão, ela também deve servir a Deus como um sacerdote.

A RESTAURAÇÃO DO SACERDÓCIO
Desde a época que o Senhor Jesus deixou o mundo, a época após a qual o livro de Apocalipse foi escrito, e até agora, todos os filhos de Deus são Seus sacerdotes. Isso apresentou pouca dificuldade, de um modo geral, durante os primeiros três séculos da era cristã.
A História do Fracasso da Igreja. Como a aceitação do cristianismo por Roma, muitos leigos entraram na igreja. O fato de alguém tornar-se um cristão, fazia com que este tal contasse com o favor do imperador romano. O mandamento original era dar a César o que era de César e a Deus, o que era de Deus. Agora, as coisas de César e Deus, todas pertencem a Deus. Foi, realmente, uma grande vitória do cristianismo Constantino tornar-se um cristão. Daquela época em diante, contudo, a igreja se degradou. Durante a época da perseguição romana, morreram milhares de mártires. Naquela época era difícil procurar ser cristão. Porem, mais tarde, ser cristão tornou-se algo comum e muitos entraram na igreja. O número do povo de Deus aumentou, mas o número dos que serviam a Deus não aumentou. É possível misturar-se na multidão como cristão, mas não é possível misturar-se nela como sacerdote.
A Separação Entre Homens do Espírito e Homens do Mundo. Houve uma grande mudança no século quarto. As pessoas que entraram na igreja eram crentes parciais com poderes no mundo. Elas não tinham intenção de servir a Deus. Em resposta a esta mudança surgiram aqueles que manejaram o serviço espiritual. Assim, muitos na igreja disseram: “Nós cuidadas do que é próprio do mundo. Por favor, vocês cuidem do serviço espiritual”. Portanto, muitos não participaram do serviço a Deus.
Algumas Pessoas do Povo de Deus Não Servem como Sacerdotes. No século primeiro, no tempo dos apóstolos, cada crente servia a Deus. Então no século quarto, alguém disse : “Nós somos o povo de Deus, mas continuaremos no mundo. Apenas contribuiremos com algum dinheiro. Que os outros que são espirituais cuidem do serviço espiritual”. A igreja tonou-se como Israel após a adoração do bezerro de ouro; a maioria do povo não mais servia como sacerdotes.
Hoje Devemos Andar No Caminho da Restauração. Desejo que todos os irmãos e irmãs possam ver isto. É a vontade de Deus, nestes últimos tempos, restaurar Suas coisas. Ele quer restaurar a posição do Seu povo, então somos Seus sacerdotes. Há sacerdotes hoje, e em Seu reino continuará a haver sacerdotes. Todo o povo de Deus será Seus sacerdotes.

O SERVIÇO DO SACERDOTE
Quero que todos os irmãos e irmãs valorizem o fato de que como cristãos, todos são sacerdotes. Não esperem que outros sejam seus sacerdote. Não há classe intermediária em nosso meio; você deve servir a Deus diretamente.
A Igreja Deve Ter o Serviço de Todos. Se Deus for gracioso conosco, todos os irmãos trabalharão juntos servindo a Deus. Quanto mais irmãos houver servindo a Deus, mais forte será o testemunho da igreja. Sem tal serviço, nos falhamos.
È Algo Glorioso Servir a Deus. É gloria para nós quando Deus nos aceita para servi-Lo, vendo quão fracos e pobres somos. Na época do Velho Testamento, todos aqueles que eram aleijados ou que de alguma forma sofriam de enfermidades não podiam servir a Deus. Contudo, agora, vis como somos, Deus tem-nos chamado para servi-Lo. Até mesmo de joelhos, elevemos nosso modo de servir a Deus. Na verdade, ser sacerdote de Deus significa estar perto Dele, tendo acesso direto a Ele, sem passar por qualquer intermediário.
O Reino de Deus Virá Se Todos Nós O Servirmos. Se um dia, em todas as igrejas locais, todos os irmãos e irmãs servirem a Deus, teremos em nosso meio o reino de Deus, o reino de sacerdotes. Isso é realmente algo muito glorioso! Que esse pensamento possa levar-nos a sacrificar tudo e ser fieis a Deus.
A Base do Sacerdócio é a Aceitação de Deus. A base do sacerdócio no Velho Testamento é que Deus ordenou que os sacerdotes se aproximassem sem ter medo da morte. Isso é uma grande coisa. Os Paes da proposição somente podiam ser partilhados pelos sacerdotes. Somente os sacerdotes podiam entrar no santuário e fazer as ofertas.Qualquer outro que entrasse morreria. Portanto, a aceitação de Deus é à base do sacerdócio. Hoje Deus nos diz: “Venham!” Não deveríamos aproximar-nos Dele?
É Misericórdia de Deus Aceitar Nosso Serviço. Devemos perceber que é misericórdia de Deus podermos aproximar-nos Dele e servi-lo. Ser salvo pela graça e receber perdão é, na verdade, maravilhoso, mas ser aceito para servir a Deus é ainda mais. Na igreja hoje, todo aquele que foi salvo pode servir a Deus.
O Principio da Não Aceitação de Qualquer Intermediário. No cristianismo hoje, onde se aceita haver uma classe intermediária, os sacerdotes de Deus são separados do povo de Deus. É minha fervorosa esperança que entre nós, na igreja, não haja tais intermediários. Que o Senhor possa salvar-nos e preservar-nos do fracasso dos israelitas!

Nenhum comentário:

Irmãos em Cristo Jesus.

Irmãos em Cristo Jesus.
Mt 5:14 "Vós sois a luz do mundo"

Arquivos do blog