sábado, 2 de agosto de 2008

O Filho Varão- David W Dyer

Extraído do livro " Venha o teu Reino"

Continuando nossa discussão sobre o importante tema que é como Deus está trabalhando para estabelecer Seu Reino nesta Terra e vencer Seu inimigo, vamos ler juntos o livro do Apocalipse cap.12, vers. 1-11:
“Viu-se grande sinal no céu, a saber, uma mulher vestida do sol, com a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça, que, achando-se grávida, grita com as dores do parto, sofrendo tormentos para dar à luz. Viu-se também outro sinal no céu, e eis um dragão, grande, vermelho, com sete cabeças, dez chifres e, nas cabeças, sete diademas. Sua cauda arrasta a terça parte das estrelas do céu, as quais lançou para a Terra; e o dra-gão se deteve em frente a mulher que estava para dar à luz, a fim de lhe devorar o filho ao nas-cer. Nasceu-lhe, pois, um filho varão, que há de reger todas as nações com cetro de ferro. E o seu filho foi arrebatado para Deus até ao seu trono. A mulher, porém, fugiu para o deserto, onde lhe havia Deus preparado lugar, para que nele a sustentem durante mil, duzentos e sessenta dias. Houve peleja no céu. Miguel e os seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e os seus anjos; todavia, não prevaleceram; nem mais se achou no céu o lugar deles. E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a Terra e, com ele, os seus anjos. Então ouvi grande voz do céu, proclamando: Agora veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus. Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida.”
Vamos começar a nossa investigação sobre o significado desta importante visão com a questão: “Quem é este filho varão?”
Há duas possibilidades a se considerar aqui. A primeira opção é que poderia se referir a Cristo. Nosso principal indício para a identidade desta criança se encontra no vers. 5, onde le-mos que ela se destina a “reinar sobre todas as nações com cetro de ferro”. Assim, seja ele quem for, foi escolhido por Deus para reinar sobre toda a Terra. Em Ap cap19 lemos sobre um cavaleiro que cavalga um cavalo branco e que irá reinar sobre todas as nações com um cetro de ferro (vers. 15). Esta é uma referência clara a Jesus Cristo vindo estabelecer Seu Reino na Terra. Portanto, a primeira possibilidade é que esta criança pode ser o Senhor Jesus.
Entretanto, há também uma segunda opção que deve ser considerada para identificar a criança. Em Ap 2:26-27 lemos: “ao vencedor, e ao que guardar até ao fim as minha obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações e com cetro de ferro as regerá, e as reduzirá a pedaços, como se fossem objetos de barro.” Então, aqui vemos que há uma segunda possibilidade. Há uma outra “pessoa” ou “grupo de pessoas” a quem esta mesma autoridade será dada. Conseqüentemente, esta criança poderia ser um grupo de seguidores de Jesus Cristo, que demonstraram, através de suas vidas e de suas obras (vers. 26), que foram fiéis e, portanto, venceram”. Daqui pra frente, iremos nos referir a eles como “os vencedores”.
Se este “filho varão” é Jesus Cristo, então a mulher que o dá à luz, tem que ser Maria. Historicamente, Jesus não foi levado ao Trono de Deus “logo que nasceu” (Ap12:4) para evitar que fosse devorado pelo dragão. Também sabemos que Maria não “fugiu para o deserto” após a ressurreição de Jesus, por “um mil, duzentos e sessenta dias”. De fato, apenas alguns meses após a crucificação, ela foi citada como presente na “sala superior” com os discípulos, no dia de Pentecostes (Atos 1:14). Portanto, sem deturpar nem torcer as palavras da Bíblia, além de qualquer reconhecimento, a “mulher” não pode ser Maria e, portanto, o “filho varão” não pode ser Jesus Cristo.
Isto então, nos deixa com uma segunda possibilidade. O “filho varão” aqui deve ser um grupo de “vencedores”, a quem o próprio Jesus prometeu que iria reinar sobre as nações com um cetro de ferro. Esta compreensão é fortalecida mais além, quando lemos que “a criança” (singular) é mais tarde mencionada como “eles” (plural). No vers. 11 deste capítulo, vemos que “eles o venceram (o dragão) pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho”. As-sim esta criança, com o decorrer da visão, se revela como sendo um grupo de indivíduos espiritualmente vitoriosos. A identidade da “mulher” então, teria que ser a Igreja ou algum tipo de agrupamento do povo de Deus.
A chegada deste “grupo” ou “criança” diante do Trono de Deus, tem um resultado surpreendente: ela provoca uma guerra. De repente, Miguel e todos os seus anjos estão lutando contra o dragão e os seus anjos. Quando a batalha termina, as forças de Miguel vencem e o diabo é lançado para fora do céu, juntamente com os seus anjos caídos. Isto nos leva a ponderar sobre uma outra importante questão. Se Miguel tem as forças necessárias e o poder para vencer o inimigo e atirá-lo para fora do céu, por que isto não foi feito antes? Por que ele não foi expulso antes? É claro que há cristãos que pensam que o diabo já foi lançado para fora do céu. Entretanto, este não é o caso. Lemos aqui no livro do Apocalipse, no final da era da Igreja, que o diabo ainda está “no céu” (Ap 12:3). Também vemos em outras Escrituras (Ef 3:10 e 6:12) que o diabo e os seus anjos estão “nos lugares celestiais”, bem agora, reinando com autoridade sobre a Terra. O diabo é, na verdade, o “príncipe das potestades do ar” (Ef 2:2). Portanto, quando Jesus disse que Ele viu Satanás cair do céu como um raio (Lucas 10:18), isto também deve ser uma visão profética ou a descrição de como ele se rebelou contra o Altíssimo na primeira vez.
NÃO HÁ “LUGAR” PARA ELES.
Então vamos considerar aqui que é a chegada da criança diante do Trono de Deus que precipita a guerra. O vers. 8 nos dá o discernimento necessário. Aqui nós lemos que “não havia mais lugar para eles (o diabo e seus anjos) no céu”. Antes da chegada da criança, parece que Satanás e suas forças tinham algum tipo de “lugar” no céu. Mas, quando a criança chega, seus lugares foram ocupados. Aqueles que foram autorizados a substituir esses maus governantes, finalmente chegaram. Aparentemente isto deu a Miguel e a seus anjos o direito de lutar contra as hostes do diabo, vencer a batalha e, finalmente, lançá-los para fora. Agora mesmo Satanás e seus anjos estão reinando sobre a Terra da sua posição de poder nos “lugares celestiais”. Mas está chegando um dia, talvez muito breve, quando as “estrelas do céu cairão e os poderes dos céus serão abalados” (Marcos 13:25). Você se lembrará do cap 5 onde os anjos são algumas vezes citados como “as estrelas do céu” (Jó 38:7, Dn 8:10). Embora isto ainda não tenha acon-tecido, é algo que Jesus profetizou e que irá acontecer. Os atuais soberanos deste mundo perderão o seu lugar nos céus e a sua autoridade será removida.
O que é que esta criança tem de tão especial? No vers. 11 nós lemos que “eles o venceram (significando o diabo)”. Este seleto grupo de homens e mulheres é essencial para o plano de Deus, porque eles são aqueles que foram vitoriosos em suas vidas cristãs. Eles são aqueles que contenderam contra “os principados e potestades nos lugares celestiais” (Ef 6:12) e venceram. Eles são aqueles sobre os quais as tentações do diabo não têm influência. Portanto, estão qualificados para reinar sobre a Terra com Cristo, tomando o lugar dos atuais regentes espiritualmente malignos. Você se lembra como falamos do plano de Deus no princípio? Como Ele criou o homem com o propósito de que ele viesse a se submeter a Deus para recobrar a Terra perdida para o reino do diabo. Você se lembra também como, quando a maioria falhou em fazer a Sua vontade, Ele se voltou para um grupo seleto de pessoas vitoriosas, através das quais Ele poderia cumprir os Seus propósitos?
Bom, aqui nós vemos que, no final, Deus irá vencer. Ele irá, morando em nós e vivendo através de homens e mulheres submissos a Ele, demonstrar Sua autoridade ao Universo. “Para que, pela Igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida agora dos principados e potestades nos lugares celestiais” (Ef 3:10).
Infelizmente, parece que estes maus espíritos sabem muito mais sobre isto do que nós. Muitos cristãos têm dificuldade em compreender porque o diabo está lutando contra eles. Porquê ele se importa se Deus deseja encher o céu com um grupo de seres humanos que Ele redimiu aqui na Terra? Que importância tem para Satanás o fato de muitas pessoas nascerem de novo? O elemento significativo aqui é que cada um que recebe a vida eterna se torna uma ameaça em potencial para o seu reino. Cada novo bebê espiritual tem potencial para crescer até a maturidade, submeter-se completamente a Deus e tornar-se uma ameaça ao império do diabo. Cada crente tem capacidade de vencer. Cada filho de Deus tem o Altíssimo morando dentro dele e, portanto, tem a possibilidade de viver vitoriosamente neste mundo.
Veja, deve haver um número finito de anjos caídos que estão trabalhando para Satanás, Ap12:4 menciona que ele arrasta um terço das “estrelas” para a Terra com a sua cauda. Assim, logicamente, Deus necessita do mesmo número de seres humanos que venceram para tomar o lugar destes seres malignos na soberania do mundo. Embora esta idéia sobre um determinado número possa não ser exatamente correta, parece importante que Deus tenha pelo menos estes vitoriosos, através dos quais Ele possa reinar. Estes, então, irão tomar o lugar destes maus espíritos que hoje estão exercendo autoridade sobre a Terra. Neste ponto, quando o filho varão é afastado, Satanás é totalmente derrotado. Note o hino que é cantado depois deste acontecimento, começando no vers.10 do cap. 12.
“Agora veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do Seu Cristo: pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite diante do nosso Deus. Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida” (Ap12:10-11). Glória a Deus! Agora chegou a salvação, o poder e o Reino! Finalmente o Reino de Deus é manifesto em vitória!
Isto explica porque o diabo e seus anjos estão lutando contra você e contra mim. Eles estão constantemente tentando nos desencorajar, nos fazer desistir e a ceder às suas constantes tentações. Eles estão batalhando para nos fazer pecar, de qualquer maneira. Pode ser pecado grave como fornicação, adultério, roubo, etc, ou simples e “inocentes” pecados tais como fofocar e criticar outras pessoas, perder a calma, cobiçar algo que alguém possua, ter pensamentos orgulhosos ou qualquer outra coisa. Então, tão rápido quanto nós mordemos a isca e pecamos, eles correm diante do Trono a fim de nos acusar. No vers.10 desta passagem, vemos que estamos sendo acusados diante de Deus dia e noite. Mas, porquê eles estão nos acusando? É para demonstrar ao Altíssimo que eles estão vencendo. É para mostrar que estão nos derrotando com o seu poder e que nós estamos sucumbindo às suas tentações. Isto é essencial para eles porque, enquanto eles puderem nos desapontar e ter suas pequenas (ou grandes) vitórias sobre nós, eles conseguem provar a Deus que nós não estamos qualificados para tomar o lugar deles. Embora possamos ser perdoados e sejamos ainda amados por Deus, isto não nega o fato que, quando pecamos, revelamos ao Universo observador que ainda não estamos qualificados para reinar no lugar das atuais forças malignas.
Você está sendo tentado e testado em sua vida diária? Você está passando por uma situação que parece muito difícil, senão impossível de suportar? Parece que não há saída, exceto pecar? Não faça isso! Deus pode lhe dar graça para contrariar toda e qualquer provação e tentações. Você nunca será feliz fora da perfeita vontade de Deus. O Universo está observando. De fato, a própria criação está gemendo em dores como uma mulher em trabalho de parto, esperando que os filhos de Deus sejam manifestos (Rom 8:19). Bebês são bonitos. Algumas vezes eles são graciosos e fofinhos. Entretanto, os filhos e filhas maduros é que são úteis para trabalhar e ajudar a família. Também é assim na casa de Deus. Nosso Pai está procurando por aqueles que serão fiéis, aqueles que continuarão a segui-lo em todas as circunstâncias e provações, aqueles que permitirão que Ele demonstre Sua vitória em suas vidas.
O modo como vivemos é essencial, não apenas pelo nosso próprio bem, mas também pelo Reino de Deus e até mesmo por toda a criação. Nossas escolhas diárias têm muitas conseqüências. O plano de Deus para seus filhos não é apenas dar a eles um novo nascimento e então varre-los para fora do céu. Não, as intenções Dele são muito mais profundas do que isso. O que Deus está planejando requer nossa completa cooperação e fidelidade. Sua vontade é estabelecer Sua autoridade sobre a Terra, sobre os habitantes e também sobre o território. Ele fará isto atra-vés do seu representante, o homem. O vaso fraco e frágil que o diabo menosprezou e derrotou no Jardim do Éden irá, pela graça de Deus, finalmente vencer o inimigo de Deus e ter domínio sobre a Terra.
Deus está trabalhando nos seres humanos e agindo através deles para derrotar Seu inimigo. Quando este trabalho se cumpre em nós, nos tornamos filhos maduros de Deus, capazes de resistir aos esforços e tentações do maligno. Em 1a João (2:13) lemos sobre um grupo de cren-tes que são chamados “homens jovens”. Estes, João diz, “venceram o maligno”. Quando ho-mens e mulheres cristãos se submetem a Deus a cada dia e começam a viver mais e mais na vitória de Cristo, as portas do Inferno começam a tremer. Os principados e potestades vêem mais e mais santos sendo formados, Eles vêem que suas decepções e tentações não estão funcionando mais e que estão sendo derrotados por modestos seres humanos que são submissos e cheios do Deus vivo.
Creio que nos dias de hoje seus esforços estão se tornando mais desesperados conforme vêem que está chegando o dia em que os filhos maduros de Deus serão manifestos para que todo o Universo veja (Rom 8:19) e então tomem o lugar deles como soberanos deste mundo.
Você pode ver por esta pequena explicação porque nossa vida diária é tão importante, tanto para Deus quanto para nós? Cada pequeno detalhe de nossas vidas, todas as nossas atitu-des, palavras e ações estão sendo monitoradas por muitos seres diferentes. Há, na verdade, “uma grande nuvem de testemunhas” (Hb 12:1). Quer gostemos, quer não, quer queiramos ou não, estamos envolvidos em uma batalha pelo controle da Terra. Cada filho de Deus está emvolvido nesta luta. Conseqüentemente, não é suficiente simplesmente ter uma aparência de retidão, talvez sendo um “recepcionista” na Igreja, renunciar a uns poucos pecados “graves” ou fazer umas poucas coisas para Deus. Agora nós vemos que é essencial para cada filho de Deus realmente permitir que Jesus Cristo reine sobre cada aspecto de seu ser. Ele precisa ser Senhor dos nossos pensamentos, de nossas palavras, nossas atitudes e nossas ações. Ele deve ser Aquele que deve ser visto em nós e através de cada aspecto de nossas vidas. Precisamos entrar para o Reino de Deus hoje. Somente permitindo que a vida de Deus domine e predomine em todo o nosso ser, iremos experimentar ser “vencedores”.
Eu espero que isto possa esclarecer para todos os leitores porque freqüentemente achamos tanta dificuldade em tentar viver uma vida cristã. Os poderes do inferno estão em posição de ataque contra nós. As forças do inimigo estão constantemente tentando nos mostrar que “o lugar delas” como soberanos do mundo está seguro. Entretanto, Nosso Senhor Jesus Cristo venceu a todos. Ele correu a corrida antes de nós (Hb 6:20) e exibiu a vitória de Deus. Portanto, já que agora Ele vive em cada um de Seus filhos, pode mostrar a mesma vitória em nossas vidas. Ninguém é demasiadamente fraco. Ninguém é incapaz.
Conseqüentemente, quando aparecermos diante do Trono de Julgamento de Cristo, não haverá desculpas aceitáveis. O mais terrível poder do Universo vive dentro de nós. O homem Jesus Cristo, que venceu cada tentação do diabo e exibiu a vida e a natureza de Deus ao mundo, está vivendo dentro de cada cren-te. Tudo o que temos a fazer é submeter nossas vidas completamente a Ele e permitir que Ele domine cada aspecto delas. Desta maneira, sua vitória será manifestada através de nós.
Surpreendentemente, estas mesmas provações e tribulações que o diabo está tentando usar para nos derrotar também são usadas por Deus. O que o diabo tenta fazer para nos tentar e nos desencorajar, nosso Pai está usando para o nosso bem. Ele está usando nossas dificuldades para purificar nossas vidas. Toda tribulação por que passamos nos dá a vitória pelo poder de Jesus, serve para nos transformar à imagem de Cristo. Nossas dificuldades revelam o pecado dentro de nós. Então, conforme nos arrependemos e nos entregamos a Deus completamente a fim de que Ele possa trabalhar em nós, somos transformados à Sua semelhança. Veja, até mes-mo o diabo é usado por Deus para cumprir Seus propósitos na Terra. Então, não se desencora-je, “tudo está trabalhando para o bem daqueles que amam a Deus e são chamados segundo os Seus propósitos” (Rom 8:28).
A MULHER
Já que descobrimos juntos que “o filho varão” de Ap 12 é um grupo de crentes vitoriosos, como devemos entender a mulher que o dá à luz? Enquanto esta mulher poderia ser um tipo de “combinação” de várias coisas, tais como Israel, os crentes da Nova Aliança, toda a criação, etc, parece evidente que o grupo do povo de Deus que conhecemos como “Igreja” deve, pelo menos, fazer parte desta “mulher”, se não for a mulher completa. É a Igreja quem está cooperando com Deus para gerar crentes vitoriosos. É através da Igreja que Deus irá mostrar sua sabedoria multiforme (Ef 3:10). E, então, é a Igreja que deve reunir pelo menos a maior parte deste grupo.
Entretanto, conforme examinamos a Igreja como ela é hoje, chegamos a uma conclusão infeliz. Nem todos que fazem parte dela estão vivendo em vitória espiritual. Muitos cristãos não estão vivendo no Reino de Deus hoje – quer dizer, não estão permitindo que Cristo reine sobre cada aspecto de suas vidas. Embora possam ser nascidos de novo, não estão aproveitando a oportunidade para permitir que a vida de Deus predomine neles e viva através deles. A vida deles ainda exibe muito da velha natureza. Muitas de suas buscas são mundanas e muitos dos seus pecados ainda estão em evidência. Conseqüentemente, eles não podem ser considerados como parte do “filho varão”, mas simplesmente parte da mulher. Eles não estão exibindo a vida vitoriosa e a vitória de Jesus sobre o diabo.
Notamos no vers. 14 que, quando a mulher é salva do dragão e levada para o deserto, ela necessita de nutrição. Ela necessita de alimento. Possivelmente, isto é uma referência ao fato que o homem “no corpo” hoje não está conseguindo o alimento que necessita. Eles não estão crescendo para atingir a maturidade e a vitória, em parte por causa da falta de alimento espiri-tual adequado. É então, no deserto, que ela é “nutrida” com algum tipo de alimento que irá ajudá-la. Eu não sei como é que Deus irá cumprir todas estas coisas, mas é interessante ver como Deus está tomando conta de todo o Seu povo, mesmo daqueles que ainda não estão como deveriam estar em matéria de crescimento e maturidade espiritual.
Isto nos leva a uma observação interessante. Uma mulher grávida é uma pessoa que carrega dentro dela uma outra pessoa. Há um corpo dentro de um outro corpo. Quando a criança é um macho, tem potencial para ser mais forte do que aquela que lhe dá a vida. Aplicando isto à Igreja de hoje, começamos a suspeitar que dentro “desta mulher” que em muitos aspectos não parece estar cumprindo os propósitos de Deus para vencer as forças do mal, existe um outro “corpo”. Dentro da mulher, que poderia ser vista como um tanto quanto fraca, vive um varão forte e vitorioso. Isto é verdadeiro, não apenas na Igreja de hoje, mas é uma situação que, sem dúvida, existiu desde os primeiros dias da Igreja. Conseqüentemente, olhando para a Igreja como um todo e para o estado despreparado em que se encontram muitos crentes, não devemos nos desencorajar. Devemos confiar em Deus que, no meio do que parece ser uma desordem, Ele está trabalhando para cumprir Seus propósitos. Ele possui muitos filhos, assim como nos dias de Elias (1a Reis 19:18) que foram bem sucedidos em vencer e dar testemunho de sua vitória.
Em Mt 22:14 Jesus nos ensina que muitos são os chamados, mas poucos os escolhidos”. O que isto significa? Qual o critério para que estes “poucos” sejam escolhidos? Porque eles são poucos? Desde a morte e a ressurreição de Cristo, Nosso senhor tem chamado para Si milhões de indivíduos. Entretanto, conforme já afirmamos, muito embora muitos venham a Cristo a cada dia, somente uns poucos destes estão tomando posse da vitória que foi comprada para eles. Somente uns poucos crentes são bem sucedidos em derrotar as forças do mal. Parece que a maioria não está exibindo retidão em suas vidas diárias para serem qualificados a substituir os principados e as potestades que agora estão no controle. Entretanto, estes não estão qualificados para reinar. Apenas aqueles que têm um testemunho (Ap 12:11) diante de Deus e do Universo observador, mostrando que foram fiéis, podem tomar posições das regiões satânicas e reinar. Portanto, apenas estes podem ser “escolhidos” por Deus para exercer Sua autoridade sobre o planeta e eventualmente sobre o Universo.
Não podemos seguir muito além sem uma importante palavra de advertência. Quando começamos a compreender estas coisas, há a possibilidade de um erro no qual muitos filhos de Deus têm caído. É que alguns começam a pensar em si mesmos como “vencedores”. Junto com este pensamento vem também um outro que diz que os outros não são tão adiantados espiritualmente como eles são. Inumeráveis grupos, Igrejas, indivíduos que começam a entender estas e outras verdades semelhantes, pensam que, pelo fato deles as entenderem, então eles precisam realmente ser o que eles vêem. A verdade é que Deus está revelando a eles a meta e não a posição deles na corrida. Eles vêem o que Deus quer, mas não onde eles realmente estão. Este é um sério engano. Não somos nós que vamos decidir se iremos ou não entrar no Reino Vindouro de Deus. Nós não somos nossos próprios juizes nem juizes dos outros. Quando começamos a pensar que somos os melhores ou mais bem preparados, esta é a prova que deixamos de ter uma atitude humilde e então não estamos mais vivendo no Reino. Quando começamos a imaginar que nós ou o pequeno grupo que concorda conosco somos um tipo de elite espiritual, nós nos tornamos desqualificados para entrar no Reino por nosso orgulho e arrogância.
OFERTAS ESPECIAIS
Muito embora a porta de entrada do Reino Milenar de Jesus Cristo seja aberta a todos os crentes, nem todos são escolhidos para entrar. Por várias razões, muitos dos filhos de Deus recusam Sua justa soberania sobre suas vidas e vivem abundantemente para eles mesmos e para os prazeres deste mundo. Talvez seja esta a razão pela qual , no livro do Apocalipse, Jesus Cristo emite muitas chamadas para “os vencedores”. Quando fala a cada Igreja, Ele afirma os atributos delas e suas fraquezas e então faz uma oferta especial àqueles que desejam vencer – aqueles que têm “ouvidos para ouvir” (Ap 2:7).
No tempo em que foi escrito o livro do Apocalipse, ficou aparente que nem todos os crentes seriam obedientes e então Deus expede uma chamada para aqueles que irão responder a Ele e lhes promete recompensas especiais (Veja Ap 2:7, 11,17, 26-28; 3:5, 12,21). Na leitura destes versículos não deveria haver dúvida de que muitas recompensas que neles mencionadas se aplicam ao Reino Vindouro. Os versículos que falam de reinar sobre as nações com um cetro de ferro (Ap 2:27) e sentar com Ele em Seu trono (Ap 3:21) são referências óbvias a compartilhar a autoridade com Cristo durante o Reino Milenar. As passagens que mencionam ter o direito de comer da árvore da vida (Ap 2:7) e comer do maná escondido (Ap 2:17) mostram o aspecto festivo da experiência do Reino. Um par de outras promessas vitoriosas que se referem ao Reino são aquelas que mencionam estar vestidos de branco e aquela em que Jesus promete confessar o nome dos crentes fiéis diante do Pai e dos anjos (Ap 3:5). Você deve se lembrar que já discutimos no cap. 9 quem o Senhor irá confessar conhecer naquele dia. Jesus está cha-mando a homens e mulheres hoje, a todos que podem ouvir, para vencer. Ele está dizendo: “se você vencer, irá festejar comigo, se você vencer, irá reinar comigo, se você vencer, eu o recom-pensarei com muito mais do que você pode compreender ou imaginar”.
Finalmente, através destes vencedores, a ordem original de Deus dada ao homem se cumpre. Aqui está um grupo de indivíduos feitos à imagem e semelhança de Deus que têm tido e que terão domínio sobre a Terra. Eles conquistaram as forças hostis que as subjugavam. Eles não vivem de acordo com o governo de Satanás, mas de acordo com Deus e, fazendo assim, eles dão a Jesus Cristo o direito de proclamar esta Terra como Sua e estabelecer Seu Reino Milenar sobre ela. Estas pessoas preferiram Jesus Cristo ao diabo e a qualquer parte de seu reino e desejaram sacrificar suas vidas para ver o Reino de Deus trazido para esta Terra. Louvado seja Deus por tais homens e mulheres que desejaram pagar qualquer preço para ver o Reino deste mundo transferido para Jesus Cristo, cumprindo assim a oração que Ele fez ao Pai “Venha o Teu Reino, assim na Terra como no céu” (Mt 6:10).
Agora, deixe-me perguntar-lhe: “você será um destes?”. Você tem a oportunidade. A chamada de Jesus para os vencedores é para todos aqueles que têm ouvidos para ouvir. As portas não estão fechadas a homem algum, mas você precisa desejar se é necessário (e provavelmente será) dar tudo por causa do Reino. Se você estiver pronto e desejoso, Deus está pronto e capacitará você a viver desta maneira. Sua vida vivendo dentro de você, dará a você a força que você necessita para vencer o mundo, Satanás, o “ego” e o pecado – todas as coisas que estão no caminho.
Que Deus possa, por Sua terna misericórdia, garantir a você o desejo de viver para Ele até que Ele volte.

Nenhum comentário:

Irmãos em Cristo Jesus.

Irmãos em Cristo Jesus.
Mt 5:14 "Vós sois a luz do mundo"

Arquivos do blog