O CORPO DE CRISTO
1 Coríntios 12
Nesse capítulo, por assim dizer, temos um “curso de fisiologia espiritual”, porque temos
uma demonstração do organismo em funcionamento, ou seja do corpo humano
representando o corpo de Cristo. Nisso o Espírito Santo nos mostra, com muita clareza, o
funcionamento do corpo, desde que esse esteja dependente da cabeça, ou seja de Cristo. A
mesma relação tem também em nosso corpo humano, usado aqui como exemplo daquilo
que é espiritual.
Veremos no capitulo 14 a continuação desse assunto. Pensemos como é maravilhoso o
espetáculo do funcionamento do corpo humano, e então transferimos isso para o corpo
espiritual, ou seja o Corpo de Cristo, a Igreja.
Mas não sejamos meninos: Para tudo funcionar bem, tudo deve estar interligado. Cada
membro do corpo natural tem o seu lugar e as suas função e responsabilidade. E acima de
tudo, todos dependem das ordens da cabeça e recebem dela a autoridade para agir segundo
o que ela lhes diz.
Não pensemos que em relação ao Corpo de Cristo seja diferente, pois se agirmos
conforme o exemplo dado no corpo natural dentro da Igreja de Deus, então não haveria
desavenças no corpo (v. 25). Assim como os coríntios, todos nós temos de aprender de uma
esses ensinos de uma maneira particular.
Vejamos primeiramente de que forma esse capítulo nos apresenta o corpo. Não é como
vemos na epístola aos Efésios, onde temos o corpo em sua união com a Cabeça glorificada
no céu. Aqui o que está em questão é o lugar que o corpo ocupa aqui embaixo aos olhos
dAquele que é seu Cabeça. No versículo 12, vemos este corpo identificado como “o
Cristo”, ou seja: Cristo o identifica consigo mesmo. Foi essa a primeira verdade que Paulo
aprendeu no caminho de Damasco quando ouviu o Senhor dizer: “Saulo, Saulo, por que me
persegues?”(At 9:4). Notemos que o Senhor considera a perseguição da Igreja como feita a
Si mesmo. O conjunto desses membros da Igreja aqui na terra ligado à Cabeça no céu é o
Cristo. Assim vemos membros variados, mas indissolúveis, inseparáveis e todos ligados à
Cabeça que é Cristo.
Todo esse conjunto é identificado como o Corpo de Cristo: “Vós sois corpo de Cristo, e
seus membros em particular” (v. 27). Notemos algo importante: a Igreja local de Corinto é
aqui chamada de “Corpo de Cristo”. Não é apenas a manifestação de todos os crentes em
todo lugar que porta o título de “o Corpo de Cristo”, pois aqui vemos uma localidade sendo
identificada como “Corpo de Cristo”. Infelizmente sabemos que essa situação de todos os
verdadeiros salvos estarem reunidos como Igreja local juntos em comunhão prática uns
com os outros em uma cidade já não existe mais. Porém, é exatamente isso que o Senhor
havia instituído, ou seja um único Corpo e uma representação única do mesmo em cada
lugar, seja em Corinto ou em Piracicaba ou Curitiba ou em qualquer outro lugar do Brasil
ou do mundo. Apesar de o homem ter arruinado esse estado de coisas, é assim que o Senhor
ainda vê a Igreja até hoje.
Talvez chegamos a pensar, que não temos mais recursos, arruinados do jeito que
estamos em geral, mas não é assim. Vclaramente em Mateus 18:20 que essa representação e
manifestação real do Corpo de Cristo pode ser demonstrada pelos dois ou três reunidos ao
Seu Nome, sobre o princípio da unidade do Corpo de Cristo — unidade esta, que não pode
ser destruída por ninguém.
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