quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Porque existem diferentes denominações? – John Piper

Em que “Eu sigo Paulo, Eu sigo Apolo” é diferente de “Eu sou um Batista, Eu sou um Presbiteriano,” quando Paulo parece dizer que os cristãos—e, por extensão, igrejas—deveriam identificar-se apenas com Cristo?

Não estou certo de que é isso que o texto diz, que você se identifica apenas com Cristo. A preocupação de Paulo é com as divisões na igreja em Corinto que eram enraizadas no orgulho e causavam ostentação.
A razão porque eu hesito é porque Paulo diz a eles, “Eu sou seu pai. Eu fui como uma parteira que trouxe vocês à existência. Imitem-me como eu imito Deus.” Isso soa como se Paulo quisesse que eles o amem, o admirem e o sigam.
E então ele é um apóstolo, e ele tem autoridade. Então ele quer que eles se submetam a suas cartas quando ele escreve, e ele não quer sentir-se em conflito com Pedro. Pedro escreve suas cartas e Pedro tem seus filhos.
Aqueles que foram salvos através de Pedro e aqueles que foram salvos através de Paulo certamente tinham uma afeição especial por seu pai na fé, mas isso não significa que eles deviam estar em animosidade entre si.
Então, é com isso que ele está preocupado, essa ostentação—“Eu tenho Pedro, Eu tenho Paulo.” Essa ostentação é errada. E a inimizade mútua—isso é errado. Esse é o tipo de coisa que ele está combatendo.
Agora, não estou dizendo que tudo nas diferenças denominacionais está certo. Estou apenas dizendo que quando você tem convicções sobre o que a Bíblia ensina—e você está comprometido a viver por essas convicções, porque Paulo diz, “Cada um esteja convencido em sua própria mente,” em vez de estar sempre sentado na cerca em cada questão—se você está convencido a viver de certa maneira, então você vai se encontrar em grupos de pessoas que estão compartilhando das mesmas convicções.
Mas você não precisa ser orgulhoso ou irado contra esse outro grupo que diz, “Nós realmente achamos que devemos batizar nossas crianças.” E nós dizemos, “Mas não é bíblico.” E na mesma igreja isso não funciona. Isso não funciona.
Então você tem essas igrejas, e você lamenta por isso—que alguém não esteja vendo claramente aqui, ou que ambos não estejam vendo claramente aqui—porém você não lança bombas de ódio por cima dessas cercas. Você pode lançar bombas de amor.
São as diferenças que nos dão a oportunidade de mostrar ao mundo o que o amor e a unidade significam. Então, se um Presbiteriano, Episcopal, Batista, e um Pentecostal estão sentados em um programa de TV com Larry King ou alguém assim, eles podem falar um sobre o outro e sobre seu compromisso vertical a Cristo de uma maneira que faça o mundo dizer, “Hmm. Isso é diferente do tipo de discussões onde eu entro.”
Então, eu acho que é isso que Paulo quer que façamos nesse texto, em vez de dizer que você deve abrir mão de suas convicções.

Nenhum comentário:

Irmãos em Cristo Jesus.

Irmãos em Cristo Jesus.
Mt 5:14 "Vós sois a luz do mundo"

Arquivos do blog