quinta-feira, 10 de julho de 2008

Um Julgamento Surpreendente- Samuel C Espindola

UM JULGAMENTO SURPREENDENTE


MT 7:21

O Assunto é "Quem entrará no Reino dos Céus ?". Jesus em poucas e suficientes palavras respondea questão; Ele diz: "Aquele que faz a vontade de meu Pai". A resposta parece simples eum cristão bem intencionado diz: "Pronto,agora sei como vou entrar, só preciso saber a vontade de Deus e pratica-la". E com muito zelo ele busca na Bíblia a vontade de Deus, e lê "que seria bom que todos profetizassem". Ele então começa a profetizar em nome do Senhor, proclamando aos quatro ventos aquilo que está escrito, partilhando, estudando e se apofundando para ser fidedigno ao que "esta escrito". Como alguém que cuida ter sido comissionado por Deus a proclamar a Palavra.
Como se não bastasse esse irmão empolgado e cheio de ousadia e com a autoridade do nome de Jesus começa a espulssar demônios. Ele leu a ordem de Jesus aos discípulos, "cure os enfermos, espulssai os demônios" e conclui que "se a Palavra está dizendo para fazer ele deve realmente atende-la" E como os demônios se sujeitam ao nome de Jesus , ele sealegra e chega a crença que Deus está realmente com ele e que tudo o faz esta agradando-O. E já com uma Fé inflada ele opera maravilhas em nome de Jesus, impactando a vida de muitas pessoas, ele motiva , emociona e promove atos de fé e os sinais começam a acontecer.
A vida dele é repleta de obras, e então chega o momento, "Aquele Dia". E Jesus diz que alguém desse porte estará lá e dirá ao Senhor: " Não profetizei em teu nome? Não espulsei demônios em teu nome? Não fiz maravilhar em te nome?
E Jesus então tem uma reação inesperada, ele responde : "Nunca te conheci, aparta-te, você que pratica a iniquidade"
Primeiro Ele diz "nunca te conheci", e esse "conheci" diz respeito a intimidade. É a mesma palavra grega que diz que José não "conheceu Maria", a mãe de Jesus. É claro que Jesus sabe quem essa pessoa, sabe de todas as coisas o que Ele está dizendo no entanto é: "você não é íntimo, como julga saber que praticou a minha vontade?" Quando lhe foi dito para fazer o que fez?
E numa reação ainda mais surpreendente ele classifica as obras dessapessoa de " práticas de iniquidade", Jesus não desmente osseus feitos. Se aquela pessoa estivessementindo certamente Jesu teria dito,mas o que ele questiona é a confiança daquela pessoa classificando seus feitos de iniquidades. Jesus está ensinando que não basta fazer o que é Bíblico ou o que achamos o que é certo. Ele diz que o primeiro passo para fazer a vontade de Deus é estar gozando da intimidade. O Senhorio de Jesu é total , e é infantilidade pensarmos que mesmo sem a liderança de Jesus produziremos obras que nos qualifica para entrar no Reino dos céus. Os farizeus e até Saulo mostraram como é possivel praticar a letra e mesmo assim se encontrar lutando contra Jesus.
Pensamos que praticar iniquidade é sómente fazer coisas que julgamos "vergonhosas". Mas a própria palavra "iniquidade" que vem do grego "hamartia" significa "errar o alvo". Deus sempre tem uma vontade e se ainda não ouvimos a sua voz não quer dizer que temos a autorização para imaginar o que Deus iria querer que fizessemos. Interessante é que Jesus diz: "aquele que faz a vontade de meu Pai, que está no céu ".
A vontade de Deus está nele mesmo e Ele está no céu. Ele pode usar a Bíblia para para te revelar o que quer, mas isso não transforma o "Livro Sagrado" em um oráculo. O nosso chamado não foi para nos relacionarmos com escritos ( a letra), mas para termos intimidade com o Espirito, que é vivo e está por traz dos escritos. Ele é ativo e não estático como as letras, a Palavra ou Verbo é uma Pessoa e sem esse entendimentoiremos aos "Escritos Sagrados" buscar regras e práticas que julgamos ser a vontade de Deus. Jesus disse que muitos profetizarão, expulsarão demonios, farão maravilhas em nome de Jesus e ele mesmo disse que estariam praticando iniquidade e não entrariam no Reino dos Céus.
Nos envolvemos com muitas obras e atividades, mas em quais estamos fazendo a vontade do Senhor, foi por uma "obrigação religiosa" ou foi apartir de momentos de intimidade com Jesus. De onde partiu a iniciativa de nossas obras, onde nasceram? Cheira a Cristo ou a nós mesmo ?

OS DOIS ALICERCE
Como se não bastasse o discurso sobre "quem entra no Reino dos Céus", Jesus fala sobre duas casas. E usa essa parabola para ratificar o que dissera nos versículos anteriores.
Jesus afirma que é possivel construir uma casa sobre a Rocha e outra sobre a areia. O entendimento dessa possibilidade poderá chocar alguns que acreditam que se a casa está de pé é porque o Senhor quis. Jesus diz aqui que algumas casas que vemos por ai não se enquadram no seu "Plano de Construção" e nem resistira a Tribulação.
"Quem ouve e pratica constroi sobre a rocha", Jesus está falando de uma vida, de realizações. Olhando para as duas casas não podemos perceber qual é qual, as duas são casas e estão de pé. Existe porém duas diferenças e uma está invisivel, está no subsolo. Sabemos que uma casa é construida apartir de seus alicerces, ela inicia-se ali. O Prudente constroi sobre a Rocha e seu alicerce é uma expressão da Rocha.
Já o insensato constroi a partir do nada, ele mesmo define o início de sua construção. A vida e feitos do insensato tem origem nele mesmo, ele não é uma continuaçãoda Rocha. Ele inicia a sua obra onde pensa estar bom, ele se firma no seu proprio entendimento.
Depois de pronta quem poderá distingui-las? Elas possuem as mesmas estruturas, a diferençaestá em suas origens. Essa parábola se alinha com o discurso anterior onde Jesus falou sobre pessoas que profetizam, expulsa demonios e faz maravilhas e são chamados de praticantes de iniquidade. Com essa outra parábola Jesus reafirma que não é o que fazemos que nos qualificara para entrar no Reino, não são as obras, masa intimidade que nossa construção tem com a Rocha, sua origem é o que conta.
Duas pssoas izeram as mesmas casas, praticarm aparentemente as mesmas obras mas a diferença está no íntimo, no oculto das motivações, na real intimidade de cada um com Jesus.
Epelo que Ele diz a segunda diferença entre as casas só será vista quando as obras de cada um for provada, quando nossas realizações e vida forem posto a prova, ai então sabrmos se subsistirão. A construção que permanecerá é fruto do entrelaçamento nosso com o Senhor. A constução que não resistira poderá ter a mesma aparência, os mesmos feitos, tão boa quanto a outra, mas será destruida, considerada trabalho perdido. Quantas denossas realizações tem origem no Senhor? Quantas permanecerão ao jugamento ? Será que pensamos que por parecer bíblicas e espirituais elas realmente nos qualificarão para o Reino?
É melhor um tijolo sobre a Rocha do que um palácio sobre a areia. Mesmo que a principio sejam poucas obras, se comparadas com aqueles que andam pelo seu próprio entendimento, mas que os nossos feitos possam ser uma expressão da vontade de Deus e que subsistirar ao julgamento. Não é o tamanho ou aparência da sua obra que te qualifica para o Reino, masa origem dela.
Deus rejeita nossas boas iniciativas e idéias, Ele deseja somente a nossa obediência.
Praticamos iniquidade poer não fazer o que Ele pediu e praticamos iniquidade quando fazemos o que não nos foi pedido.
Existe uma alvo, a Vontade de Deus, e errar e exatamente o que significa "iniquidade" ( hamartia - errar o alvo).
"Por isso sigo par o Alvo" ( Paulo , o apostolo)
Samuel Cardoso Espínola

Nenhum comentário:

Irmãos em Cristo Jesus.

Irmãos em Cristo Jesus.
Mt 5:14 "Vós sois a luz do mundo"

Arquivos do blog