sábado, 24 de janeiro de 2009

Deus está no Comando - Levi Cândido

Artigo enviado pelos irmãos de Barueri-SP

“Que diremos, pois, à vista destas cousas; Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Rm8:31)
Alguém disse que a essência da doutrina da graça consiste nisto: “Deus é por nós!”. De fato, se Deus estiver a favor de alguém, quem poderá se lhe opor e prevalecer? . O amparo pertencem àqueles a quem o Senhor pertence. “Quando tudo o que você é está à disposição de tudo o que Deus é, então tudo o que Deus é está à disposição de tudo o que você é”. “Porque, quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele..” ( 2 Cr 16:9ª ). Em primeira instância é necessário atentarmos para quem é Aquele que está no controle de todas as coisas no universo. As Escrituras Sagradas nos mostram que o SENHOR Deus tem a soberania sobre tudo, e que todas as coisas estão ao seu inteiro dispor. “Tudo o que Deus pretende ele decreta, e o que permite já previu”. “Por isso hoje saberás, e refletirás no teu coração, que só o SENHOR é Deus, em cima no céu e em baixo na terra; nenhum outro há. Conforme os teus juízos, assim tudo se mantém até hoje; porque ao teu dispor estão todas as coisas.”. (Dt 4:39 ; Sl 119:91). Aquele que é o Criador também é o Sustentador de todas as coisas, “portanto, nada acontece a não ser pela vontade do Onipotente; ou Ele permite que aconteça, ou Ele mesmo o faz acontecer”. Muitos há que miram as circunstâncias e ficam desanimadas com elas, ao invés de mirarem Aquele que governa as circunstâncias e tem absoluto controle sobre elas. “Mas o nosso Deus está nos céus; faz tudo o que lhe agrada.” (Sl 115:3). A.W.Pink escreveu: “Deus é Lei para si mesmo e... não tem obrigação de prestar contas de suas atitudes a quem quer que seja”. O que nós precisamos de fato, é conhecer Aquele cujos pensamentos e caminhos são infinitamente superiores aos nossos. “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.” (Is 55:8-9). “Deus escreve com uma pena que nunca borra, fala com uma língua que nunca erra, age com uma mão que nunca falha”. “Se Deus é por nós quem será contra nós?”. É conhecendo o Senhor e o seu poder, que confiaremos e descansaremos nele, mesmo em meio às adversidades da vida. Em Salmo 9 verso 10 podemos ler: “Em ti, pois, confiam os que conhecem o teu nome, porque tu, SENHOR, não desamparas os que te buscam”. Alguém disse: “Tome qualquer classe social, a mais alta ou a mais baixa, e não encontrará um só caso de alguém que tenha confiado no SENHOR e ficado desapontado” “Lança o teu cuidado sobre o SENHOR, e ele te susterá; não permitirá jamais que o justo seja abalado.” (Sl 55:22). Se nossa personalidade e nossas diretrizes, se voltam para Deus, temos a presente e eterna paz com Ele em toda e qualquer circunstância. “Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti.” (Is 26:3). O pastor Tomaz Germanovix de Londrina-Paraná, disse algo muito significativo: “Façamos dos momentos sombrios e penosos de nossas vidas pássaros que nos levem, em suas asas, até à presença majestosa do SENHOR do universo. Descansemos Nele, pois ele está no comando” “Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro.” (Is 45:22). Também lemos em Salmo 46 verso 10 que diz: “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra”. Thomas Brooks assim expressou-se: “A soberania de Deus é aquele cetro de ouro em sua mão pelo qual ele faz todos se curvarem, seja por sua palavra, por suas obras, por suas misericórdias ou por seus juízos”. De fato, a doutrina da soberania de Deus transforma a adversidade. Santo Agostinho foi muito feliz em dizer que “a nossa alma jamais repousará em paz enquanto não repousar no SENHOR”. Se temos Deus como o Soberano Senhor, teremo-Lo como refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia (ver Sl 46). “A confiança em Deus, o eterno Ajudador, não só na morte e no julgamento final, mas no tempo presente também, na dificuldade imediata, pode ser visto no Salmo 54:4, onde vemos a bem-aventurança daqueles que têm o SENHOR ao seu lado. “Eis que Deus é o meu ajudador, o SENHOR é quem me sustenta a vida.” Moisés foi um homem que aprendeu que sua felicidade, sua segurança, seu êxito em seus caminhos, dependia tão somente da presença do SENHOR com ele, por isso a sua determinação em receber do SENHOR a convicção de Sua presença, o faria disposto a seguir o seu caminho. “E Moisés disse ao SENHOR: Eis que tu me dizes: Faze subir a este povo, porém não me fazes saber a quem hás de enviar comigo; e tu disseste: Conheço-te por teu nome, também achaste graça aos meus olhos. Agora, pois, se tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que me faças saber o teu caminho, e conhecer-te-ei, para que ache graça aos teus olhos; e considera que esta nação é o teu povo.” (Ex 33:12-13). “Nenhum homem pode, na verdade, dizer que teve êxito na vida, a menos que haja escrito na parte superior do diário de sua vida – Entrada: Deus!”. Moisés sabia que se o SENHOR fosse por ele, quem seria contra ele?. Ele sabia que tendo o SENHOR ao seu lado, teria a providência necessária para toda a sua vida. A resolução de seu coração era : “Senhor, eu não quero fazer nada a não ser que o Senhor me dirija”. A convicção da presença do SENHOR traz quietude, temor, humildade...dependência. Por isso vemos como o coração de Davi extravasou-se em confiança, alegria e esperança pela convicção da presença do Senhor ao seu lado. “Tenho posto o SENHOR continuamente diante de mim; por isso que ele está à minha mão direita, nunca vacilarei. Portanto está alegre o meu coração e se regozija a minha glória; também a minha carne repousará segura.”( Sl 16:8-9 ). Oxalá experimentemo-nos aquela experiência de comunhão descrita no Salmo 84 verso 3 que diz: “O pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si, onde acolha os seus filhotes; eu, os teus altares, SENHOR dos Exércitos, Rei meu e Deus meu”.“A Tua providência é grande e amável, homens e animais recebem teu cuidar; por toda a criação Tu és o responsável, mas os santos são teu interesse peculiar”. Diz o apóstolo Paulo em Romanos 8 verso 32 que “Aquele que não poupou a seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura não nos dará graciosamente com ele todas as cousas?”. O Senhor cuida daqueles que são seus. “Provai, e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele confia. Temei ao SENHOR, vós, os seus santos, pois nada falta aos que o temem.” (Sl 34:8-10). Por isso, tudo o que nós necessitamos é Cristo mesmo. Se há algum de meus leitores com o coração quebrantado, se o pecado pesa-lhe em sua consciência, se se sentem algemados em grilhões do pecado, olhem para Jesus Cristo, e somente para Ele. “...Pois não há nenhuma necessidade que não possa ser suprida por Jesus; não há vazio no coração que Cristo não possa encher; não há um ermo que ele não possa povoar; não há deserto que ele não possa fazer florescer como a rosa.” “O minha alma, espera somente em Deus, porque dele vem a minha esperança. Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha defesa; não serei abalado. Em Deus está a minha salvação e a minha glória; a rocha da minha fortaleza, e o meu refúgio estão em Deus. Confiai nele, ó povo, em todos os tempos; derramai perante ele o vosso coração. Deus é o nosso refúgio.” (Sl 62:5-8). “Talvez haja um tempo em que Deus não é encontrado, mas não existirá nenhuma ocasião em que não se possa confiar nele”, dizia Thomas Lee. Certa vez um homem foi pedir conselhos a um pastor. Ele achava-se no meio de um colapso financeiro. “Perdi tudo”, lamentou ele. “-Oh, estou tão triste por você ter perdido a sua fé”. “- Não”, corrigiu o homem, “não perdi minha fé”. “-Bem, então sinto muito por você ter perdido o seu caráter”. “-Eu não disse isto”, tornou a corrigir ele. “Ainda tenho o meu caráter”. “-Que pena você ter perdido a sua salvação”. “- Não foi isto que eu disse”, tornou a corrigir ele. “Não perdi minha salvação”. “-Você tem a sua fé, o seu caráter, a sua salvação. Parece-me”, observou o ministro, “que você não perdeu nenhuma das coisas que realmente importam”... Nem nós a perdemos. Você e eu poderíamos orar como o puritano. Ele sentava-se para uma refeição de “pão e água”, curvava a cabeça e dizia: “ Tudo isto e Jesus também!”. “De fato, grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento. Porque nada temos trazido para o mundo, nem cousa alguma podemos levar dele; tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes”(I Tm 6:6-8). Se você tem Cristo, você tem o Pastor do Salmo 23. “O SENHOR é o meu pastor: nada me faltará”. Se você tem Cristo, você tem os celeiros de Deus, pois “Cristo é a chave de todos os aposentos de Deus”. Se você tem Cristo, “você possui graça para cada pecado, direção para cada canto, e uma âncora para cada tempestade. Você tem tudo o que precisa”. A linguagem dos santos de Deus é : “No tocante a mim, confio na tua graça; regozije-se o meu coração no teu salvamento. Cantarei ao Senhor, porquanto me tem feito muito bem. Tu és bom e fazes o bem; ensina-me os teus decretos”, etc.( cf. Sl 13:5-6, 119:68 ). “O único verdadeiro lugar de descanso, onde a dúvida, a fadiga, os ferrões de uma consciência acusadora e os anseios de uma alma insatisfeita podem todos aquietar-se, é Cristo mesmo. Não a igreja, mas Cristo, não a doutrina, mas Cristo. Não as cerimônias, mas Cristo. Cristo, o Deus homem dando a vida pela nossa - selando o eterno concerto e fazendo a paz pelo sangue da sua cruz. Cristo, o celeiro divino de toda a luz e verdade, em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência. Este, somente este, é o refúgio da alma aflita, a rocha sobre a qual se pode estar firme. Jesus Cristo é digno de toda adoração”.( F. Ronke) “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” (Mt 11:28-30). “Quando olho para mim, fico deprimido; quando olho para os outros, fico desapontado; quando olho para as circunstâncias, fico desanimado; mas...quando olho para Cristo fico descansado”. “Olhem para o meu Servo. Vejam o Meu Escolhido. Ele é o Meu Amado, em quem a minha alma se alegra...Ele não esmaga o fraco, nem apagará a menor esperança que houver” (Mt 12:18-20). “Pai, guarda e sustenta o Teu povo em Cristo Jesus. Amém”.

Nenhum comentário:

Irmãos em Cristo Jesus.

Irmãos em Cristo Jesus.
Mt 5:14 "Vós sois a luz do mundo"

Arquivos do blog