segunda-feira, 14 de maio de 2007

Deus é Soberano

Deus é Soberano
Arthur W. Pink : Livro Deus é Soberano
Publicação: 22/02/2007
"Quem está regendo os acontecimentos na terra hoje? Deus ou o diabo?"
Capítulo 1 -
A SOBERANIA DE DEUS E A ATUALIDADE
Quem está regendo os acontecimentos na terra hoje? - Deus ou o diabo? Que Deus reina supremo no céu é geralmente conhecido, porém, que ele reina supremo na terra, neste mundo (aqui debaixo), é quase universalmente negado (2 Co 4.4 - o diabo é o ‘deus´ deste mundo); Quem, entretanto está dirigindo as coisas no mundo hoje - Deus ou o diabo? MUNDO HOJE: Há um cenário de confusão e de caos que nos confronta por toda parte. O pecado e a ilegalidade predominam. Até em nosso meio, homens perversos e impostores estão, de fato, se tornando cada vez piores, hoje em dia tudo parece desconjuntado no mundo: tronos têm problemas e caem, povos entram em revoltas, nações guerreiam e às vezes ninguém sabe o porquê. A civilização é um fracasso... (em seus serviços, escolas, igrejas, famílias...), quando lemos ou assistimos ao jornal, vemos que a agitação, a insatisfação, a ilegalidade permeiam por todos os lugares e ninguém pode prever dentro de que tempo outra grande guerra começará. Questões como essas fazem muitos perguntarem se Deus, realmente, está no governo desse mundo e não o diabo. A.W. Pink se propõe a ver como anda a IGREJA HOJE. Embora estejamos no vigésimo primeiro século, Cristo continua sendo (Is 53.3) “desprezado e o mais rejeitado” pelos homens. Muitos estudiosos declaram que o cristianismo é um fracasso devido ao que hoje é ‘normal´ em nosso meio (sonegar, divorciar, adulterar, sair na playboy, ser crente e dançarina de pagode, freqüentar bingos, boates, sair para beber, quem está namorando ir num motel, participar de swing de casais, mentir para se dar bem, falar palavrão, adolescentes e jovens que ficam, ... e na boca dos quais o papo é sempre homem (ou mulher). E o que Deus está fazendo? Ele está vendo e ouvindo? Se está, será que está impotente e indiferente? Há pastores e líderes que dizem que Deus não pode interferir sobre as coisas que acontecem neste mundo. Por exemplo, disseram que Deus não poderia por fim a 2ª Guerra Mundial e não teve capacidade de pôr fim a ela. Eles afirmavam que as condições estavam além do controle de Deus. Pastores disseram isso. Coisas como estas dão a impressão de ser Deus quem governa o mundo? Pink questiona várias vezes: Quem está dirigindo as coisas nesta terra atualmente - Deus ou o diabo? Que impressão fica na mente de um homem/mulher do mundo que, de vez em quando freqüenta um culto evangélico? Pink sugere que estes homens/mulheres do mundo têm crido que Deus é um frustrado, mais digno de nossa compaixão do que de nossa adoração. Olhando para o mundo hoje, para toda a falta de moral e respeito, educação e honestidade, amor, espiritualidade, ódio, vingança, tudo não parece indicar que o diabo tem mais a ver com as coisas desta terra do que Deus? Segundo Pink, isso depende de como um homem está andando neste mundo. Se é pela fé, ou pelas aparências? Pink diz que temos andado pouco pela fé. Nossa época é, especificamente, uma época de irreverência e conseqüentemente uma época de livre vontades: se o marido quer sair no feriado porque se sente melhor com os amigos do que com a esposa e os filhos, ele o faz, porque a final de contas, ele é ‘livre´, se eu quero sair na noite, beber um pouco, talvez ficar com alguém, posso fazê-lo também, afinal, sou ‘livre´. Uma onda que invade o mundo é: você é livre para fazer o que você quiser! Isso começa no lar, pois vivemos numa época de decadência e desaparecimento da autoridade dos pais; o filho já não entende o que é autoridade dos pais. Isso é só o começo da história da vida de alguém que não consegue obedecer a nenhuma autoridade. É por isso que Deus não é levado a sério hoje. Quem está regendo as coisas na terra, hoje em dia - Deus ou o diabo? Que dizem as Escrituras? Se cremos em suas declarações, não existem dúvidas. A Bíblia afirma que Deus está no trono do universo, que o cetro está em suas mãos, que ele dirige todas as coisas “conforme o conselho da sua vontade”. Deus criou todas as coisas e domina e reina sobre todas as obras das suas mãos. Pink afirma que Deus é o Todo-Poderoso, que sua vontade é irreversível, que ele é soberano e absoluto sobre cada recanto deste universo. Ou Deus domina, ou é dominado; ou impera, ou é subordinado; ou cumpre sua própria vontade, ou ela é impedida por suas criaturas. Deus sabe de tudo que está acontecendo na vida de cada ser humano. Ele está tratando seus problemas, inquietações e pecados conforme Ele entende ser a melhor forma de tratar. Por isso, nunca deveríamos dizer que estamos sendo oprimidos, que estamos passando por tribulações ou problemas porque Deus se esqueceu de nós, ou porque o diabo está nos oprimindo. Tudo o que acontece com o ser humano é por propósito de Deus para o seu crescimento. Deus sabe de tudo. Ele é soberano sobre os céus e sobre a terra; e se importa conosco. Muitos homens estão desesperados quanto a uma possível crise nacional e mundial, mas Deus não. Ele nunca se surpreende. Quando acontece alguma coisa na vida de um homem do mundo, ele logo entra em pânico, porém, quando as mesmas coisas acontecem para o crente, a Bíblia diz para ele: Não Temas. “Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Rm 8.28). Todas as coisas incluem os sofrimentos! Paulo diz isso em Rm 8 de 17 a 23. O cristão deve crer que o sofrimento coopera para o bem, que a tribulação coopera para o bem, que todos os seus problemas cooperam para o seu bem. Segundo Pink, quando crermos assim, tudo o que há de ruim (parece ser ruim) nessa vida passará a ter um novo sentido, um sentido bom por estar dentro do propósito de Deus para o nosso crescimento e para a Glória Dele. Pink reconhece que nós, muitas vezes, não compreendemos, nem aceitamos o que Deus faz. Mas a Bíblia diz que em todas as coisas Ele age para o nosso bem supremo. A Bíblia nos dá muitos exemplos disso (um deles é José). Muitos supõem que Deus é apenas um espectador distante, que não interfere de maneira direta nos assuntos da terra. Pink então expõe um exercício feito por ímpios: “isso acontece na mente de um incrédulo porque ele observa a relação de Deus com seus problemas da seguinte forma: ele olha para os seus problemas e tenta entender como Deus permitiu que aquilo acontecesse com ele ”. Logo Pink expõe um exercício sugerido aos cristãos: “nunca tente entender os problemas partindo do mundo até chegar a Deus (isso só trará idéias na sua cabeça de que Deus não tem qualquer ligação com sua vida ou o mundo). Comece, porém, com Deus e venha gradualmente até o mundo, até seus problemas, e aí sim, muitas coisas ficarão claras (Deus é Santo..., Deus é justo..., Deus é fiel..., Deus é onipotente..., Deus é onisciente..., etc.).
Capítulo 2 - A SOBERANIA DE DEUS - DEFINIÇÃO Segundo Pink, no passado, a expressão Soberania de Deus era mais bem entendida por muitos. Hoje, porém, mencioná-la é como falar em uma língua desconhecida. Dizer que Deus é soberano é, simplesmente, dizer que Deus é Deus, Onipotente, que governa as nações (como diz Sl 22.28), e que Ele é o Único soberano. É tratar do Deus da Bíblia. Pink trata da relação entre o Deus da Bíblia e o Deus de hoje. Para ele, o Deus de hoje é uma mera caricatura, um desenho deplorável, uma “burlesca imitação” do Deus da Bíblia. Muitos hoje têm dito crer num Deus que está fazendo de tudo, o melhor que pode, para salvar a humanidade, mas que muitos têm reagido contrariamente a Sua proposta de salvá-los. Pink diz que isso nada mais é do que dizer e pensar que Deus é impotente e que a vontade da criatura, dos seres humanos, é onipotente. A.W. Pink deixa claro que Deus é Soberano e, como tal, faz o que bem quer. Deus faz o que Ele quer para quem Ele quer
Capítulo 3 - A SOBERANIA DE DEUS NA CRIAÇÃO A soberania marca todos os seus caminhos e modos de ser. Deus é soberano mesmo antes da criação. Ele podia decidir se criaria ou não. Segundo o seu prazer, Ele decidiu criar a vasta graduação do universo ao invés de uma completa uniformidade. Pink nos leva a fazermos o seguinte exercício: “ Dirija o seu olhar para os céus ... agora pense em nosso planeta ... considere o reino animal ... considere o reino vegetal ... considere as hostes celestiais ... Deus é soberano e tudo executa segundo Sua vontade e para o seu próprio beneplácito considerando somente a Sua glória ”. Com quem compararíamos Deus? Capítulo 4 - A SOBERANIA DE DEUS NA ADMINISTRAÇÃO
• A princípio vê-se a tremenda necessidade de Deus reinar sobre o nosso mundo, de ocupar o trono, de ter o governo sobre seus ombros e de controlar as atividades e o destino de suas criaturas. • O GOVERNO DA MATÉRIA INANIMADA. Deus é visto, nas Escrituras, dominando sobre toda matéria inanimada. É ele quem ordena aos ventos, à terra, ao mar, ao ar, ao fogo, à água, a tudo, e, por isso, quando nos queixamos do clima, na verdade estamos nos queixando de Deus e seu soberano governo. • DEUS GOVERNA AS CRIATURAS IRRACIONAIS É incrível como as Escrituras estão repletas de exemplos da soberania e do governo do Senhor sobre a vida animal na Terra. Todos cumprem a vontade dEle, independente da situação, todos lhe obedecem. • DEUS GOVERNA OS FILHOS DOS HOMENS Em Pv 19:21 temos um ótimo exemplo disso quando lá aprendemos que os passos do homem (não dos crentes, mas, de todos os homens) são dirigidos pelo Senhor dando a prova de que este é governado ou controlado por Deus. Segundo A.W. Pink: “é ridículo que os cacos de barro da terra contendam com a gloriosa Majestade celestial. Tal é o nosso Deus; adorai-O.” • DEUS GOVERNA OS ANJOS, TANTO OS BONS COMO OS MAUS. Um exemplo desse governo de Deus exposto no Antigo Testamento encontra-se em 1 Cr 21:15,27. Os anjos estão sempre atentos à voz do Senhor. No texto de 1 Crônicas lemos um anjo destinado à Jerusalém para destruí-la ouvindo um Basta de Deus, ordenando que ele (o anjo) embainhe sua espada. Já no Novo Testamento temos o exemplo do governo de Deus sobre os anjos maus exposto na pessoa de Jesus, em especial quando ele se depara com uma legião de demônios os quais lhe suplicam que hes conceda permissão para entrarem nos porcos. Nas Escrituras está claro o governo de Deus sobre os anjos, tanto bons quanto maus. Todos estão sob o controle de Deus. Segundo Pink: “Nenhum movimento de qualquer astro, nenhum piscar de qualquer estrela, nenhuma tempestade, nenhum ato de qualquer criatura, nenhuma ação humana ou missão de anjos, nenhum dos atos de satanás - nada, em todo o vasto universo pode acontecer, sem que faça parte do eterno propósito de Deus”. Capítulo 5 - A SOBERANIA DE DEUS NA SALVAÇÃO Não se pode argumentar que um dia chegou o momento em que eu me dispus, desejoso de receber a Cristo como Salvador, pois, só o Senhor é quem pode me dar uma disposição para a mudança. Pelo fato dEle ser soberano e fazer tudo com lhe agrada, ninguém pode questionar-lhe a razão dEle não dispor o coração de todos. Crer que muitos rejeitam a Cristo e que essa é a razão deles não serem salvos é apenas parte da verdade; a parte humana. Mas, há também o lado divino que, caso não seja ressaltado, Deus será, como diz Pink: “despojado de sua glória”.
• A SOBERANIA DE DEUS PAI NA SALVAÇÃO. Rm 9 é, talvez, a passagem mais enfática quanto à soberania de Deus. Deus está reivindicando o direito indispensável de fazer o que quiser com que Ele criou e que lhe pertence. Inúmeros exemplos bíblicos são dados para ressaltar não só o governo divino na história do Antigo Testamento, mas também, a eleição incondicional gratuita de um povo. O que é interessante nessa dinâmica divina é que Ele escolheu ‘as coisas fracas do mundo´. Interessante que os objetos da escolha divina são estes, os quais têm o propósito de engrandecer a graça divina. ‘O Propósito´ dessa escolha é que esses eleitos fossem “santos e irrepreensíveis perante ele”. ‘O Motivo´ dessa escolha foi o amor. Um ponto muito interessante abordado por A.W.Pink é a incoerência em dizer que pelo fato de Deus ter escolhido alguém para a salvação, que essa pessoa será salva, quer queira quer não. Nada na Bíblia direciona para isso. Porém, direciona para o fato de que Deus indicou os meios pelos quais o fim dos predestinados fosse concretizado por meio da obra do Espírito Santo e da fé na Verdade.
• A SOBERANIA DE DEUS FILHO NA SALVAÇÃO A grande questão discutida neste ponto foi: Por quem Cristo morreu? Cristo tinha uma determinação quando foi à cruz. Tinha, segundo Pink, um propósito de extensão limitada, pois, se o propósito de Deus fosse salvar toda a humanidade, logo todos os seres humanos deveriam ao final de tudo serem salvos. O propósito predeterminado da morte de Cristo foi morrer somente pelos eleitos. O propósito da expiação limitada implica assim, numa eleição, numa escolha que o Pai fez de certas pessoas para a salvação delas. João 6.37,39 é um dos textos apresentados por Pink para defender a Soberania de Deus sobre o Filho e a Salvação: “...todo o que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora ... que nenhum eu perca de todos os que me deu...”. Cristo satisfez a ira divina e substituiu o homem culpado, morrendo o justo pelos injustos. Ainda dentro desse aspecto limitido da expiação, até o sacerdócio de Jesus, em favor de quem Ele está intercedendo, é limitado. Hebreus 7.25 é um texto muito claro nisso “... vivendo sempre a interceder por eles...”. Pink pensou um pouco sobre a razão de alguns não receberem a Cristo: será que a causa disso ocorrer é que o coração destas pessoas se encontra muito duro ao ponto de que Cristo não consegue entrar neles? Pink nega isso e diz que isso seria negar a onipotência de Cristo, quando, na verdade, não se deveria tratar de disposição ou indisposição do pecador, mas de Cristo querer!
• A SOBERANIA DE DEUS ESPÍRITO SANTO NA SALVAÇÃO Na trindade, todos desempenham um papel um em nossa salvação. O Pai é responsável pela predestinação, o Filho pela propiciação, e o Espírito Santo pela nossa regeneração. É o Espírito Santo que realiza Sua obra em nós. Por mais que queiramos encontrar nas Escrituras evidências para as razões do porquê que alguns ficam de fora do Reino de Deus e outros não, não encontraremos senão que é pelo fato de o Espírito Santo não operar neles. O Espírito Santo é soberano no desempenho de seu poder e age como o vento, soprando para aonde quer. Capítulo 6 - A SOBERANIA DE DEUS EM OPERAÇÃO No sexto capítulo A.W. Pink questionou sobre se Deus predestinou tudo o que acontece. Será que Ele pré-escreveu que tudo o que hoje está acontecendo, ou mesmo os acontecimentos atuais (dos alegres aos mais trágicos), e tudo o que acontecerá amanhã? O autor lida com essa questão, a princípio, deixando bem claro que a presciência de Deus não é a causa dos eventos, mas os efeitos de seu propósito eterno. Nada acontece sem que Deus tenha antes o determinado. O autor cita o exemplo da Crucificação e que nada podemos saber que sucederá sem que Deus, antes, não o tenha dito que acontecerá. Ao lidar com a questão sobre o grande propósito de Deus para esse mundo e toda a raça humana o autor, A.W. Pink, diz que a grande finalidade de tudo o que Deus criou é a glória dEle (cita Ap 4.11; Sl 19.2). Igualmente, o homem foi criado por Deus para manifestar a Sua glória. Após isso Pink trata de um Método de Deus lidar com os Justos . Menciona quatro pontos principais sobre os quais fundamenta sua pressuposição: 1)Deus exerce sobre seus eleitos uma influência ou poder vivificante ; 2) Deus exerce sobre seus eleitos uma influência ou poder dinamizante ; 3) Deus exerce sobre seus eleitos uma influência ou poder orientador ; 4) Deus exerce sobre seus eleitos uma influência ou poder preservador . Ao falar sobre o Método de Deus lidar com os Ímpios Pink chega a quatro conclusões: 1) às vezes Deus exerce sobre os ímpios uma influência restringente - para que não consigam ; 2) às vezes Deus exerce sobre sobre os ímpios uma influência abrandadora - por meio da qual os influencia a fazerem algo contrário à inclinação natural deles, para fazer algo que promoverá a glória de Deus e a Sua causa ; 3) às vezes, Deus exerce sobre os ímpios uma influência direcionadora - para que o mal que pretendiam fazer resulte em bem ; e, 4) Deus também endurece o coração de homens ímpios e cega o entendimento dos mesmos. Capítulo 7 - A SOBERANIA DE DEUS E A VONTADE HUMANA Neste capítulo A.W. Pink trata sobre a doutrina do “livre-arbítrio”. Diz que essa é uma doutrina popular ensinada na maioria dos púlpitos, a doutrina da livre vontade humana diante do Espírito Santo. Diz que hoje é vergonhoso, que atrai desagrado, alguém dizer que não crê no Livre-Arbítrio da vontade humana. Pink começa rebatendo com o texto de Rm 9.16: “... não depende de quem quer ... mas de usar Deus a sua misericórdia ...”. Cita também o Senhor Jesus em João 5.40: “... não quereis vir a mim para terdes vida ...”. Segundo Pink, o que vai fazer diferença entre um grupo e outro será o fato de os convertidos renderem-se ao Espírito Santo, enquanto que os não-convertidos resistem. Porém, para evitar o orgulho Pink lembra-nos de Efésios 2.8: “... isto não vem de vós , é dom de Deus ...”. Mencionando sobre a natureza e a escravidão da vontade humana, Pink cita que o pecado é que é livre, mas em uma só direção: para cair, pecar. Cita Rm 6:20 dizendo que o pecador é livre para fazer o que quiser, “mas o seu prazer é cair no pecado”. Ao tratar sobre a incapacidade da Vontade Humana, o autor traz a idéia de que o púlpito evangélico moderno transparece que o poder está no pecador de ser salvo ou não. Pink diz: “Infelizmente, um morto nada pode fazer, e, por natureza, os homens estão mortos nos delitos e pecado (Ef 2.1)”. Para Pink, se essa doutrina fosse realmente pregada e crida haveria mais dependência do Espírito Santo, para Ele atuar com poder e opera milagres, e “menos confiança em nossas tentativas de ‘ganhar homens para Cristo´”. Concluindo esse capítulo Pink trata da seguinte questão: Por que pregar o evangelho, se os homens não têm capacidade de responder favoravelmente a ele ? Pink responde a essa questão de forma simples dando ênfase em que não se deve pregar o evangelho porque se crê que o homem possui o poder de escolha (livre-arbítrio) e, assim, torna-se apto a receber a Cristo, mas, porque recebemos um mandamento de devemos pregar. Capítulo 8 - A SOBERANIA DE DEUS E A ORAÇÃO O autor inicia rebatendo a idéia (também moderna) de que o homem pode mudar seu destino por sua vontade é ‘endeusar´, tornar suprema a vontade da criatura, “destronando” o Senhor. Para A.W. Pink, os benefícios que resultam da oração seriam: 1) Deus tornar-se-á mais real para aqueles que oram; 2) se alguém não orar deixará de desfrutar comunhão com Deus e com tudo e com tudo que está envolvido nessa falta de comunhão. Deus conhece tanto Fim como Princípio e Ele não altera seus propósitos por causa de nossas orações. Isso seria impugnar a bondade de Deus e negar Sua eterna sabedoria. Segundo Pink, Deus ordenou que orássemos para que: 1) O próprio Senhor fosse honrado; 2) Porque Ele requer que O adoremos; 3) Porque ela redunda na glória de Deus; 4) Porque ela foi designada por Deus para ser uma bênção espiritual para nós; 5) Para que por meio dela procuremos nEle aquilo que precisamos. Portanto, como diz Pink, longe de serem inúteis, as orações são instrumentos, entre outros, por meio dos quais Deus cumpre seus decretos. Para A.W. Pink oração é mais do que um ato, é uma atitude, atitude de dependência de Deus. É reconhecer que somos fracos e incapazes, e é reconhecer nossas necessidades e expô-las diante de Deus. É o meio pelo qual podemos submeter nossa vontade à vontade de Deus. Capítulo 9 - A SOBERANIA DE DEUS E A NOSSA ATITUDE Segundo A. W. Pink, nossa atitude diante da Soberania de Deus dever ser um piedoso temor, uma obediência implícita, uma total resignação, uma profunda gratidão e alegria (e aqui, Pink nos lembra do caso de Jó, quando um desastre após outro caíram sobre ele e ele percebeu a mão de Deus em tudo e, ao invés de murmurar, lamentar a sua ‘má sorte´, deu glória a Deus), e uma atitude de adoração e culto. Capitulo 10 - O VALOR DESTA DOUTRINA Soberania de Deus, segundo Pink, não é meramente uma doutrina metafísica sem prática. É uma doutrina que causa um poderoso efeito sobre o caráter e a vida cristã. Ela é fundamental na Teologia Cristã. Pink usa ilustrações para demonstrar o valor dessa doutrina: “ela é como o centro de gravidade no sistema da verdade cristã; é o sol ao redor do qual se agrupam os astros menores; é o fio no qual as demais doutrinas são enfileiradas tal como um colar de pérolas; é um tônico divino a refrigerar-nos o espírito. Ela é e faz tudo o que dissemos e mais ainda, porque atribui a Deus - Pai, Filho e Espírito Santo - a glória que Lhe é devida, colocando a criatura no correto lugar diante dEle - no pó”. Concluindo, A.W. Pink diz sob muitos aspectos, que a doutrina da Soberania de Deus: aprofunda nossa admiração pelo caráter Divino; é o firme alicerce do toda a verdadeira religião, repudia a heresia da salvação pelas obras (aqui Pink faz a confissão de que em seu ministério, como pregador, observou que seus sermões sobre ‘soberania de Deus´ têm tido mais sucesso na salvação de perdidos do que qualquer outro); leva a criatura a humilhar-se profundamente; confere um senso de absoluta segurança; oferece consolação na tristeza; produz um espírito de terna resignação; evoca um cântico de louvor; garante o triunfo final do bem contra o mal; e oferece um lugar de descanso para o coração.

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