As Primícias
http://aproximacaoaoapocalipse.blogspot.com.br/
“Estes são os
que não se contaminaram com mulheres; porque são castos. Estes são os que
seguem o Cordeiro para onde quer que vá. Estes foram comprados dentre os homens
para serem as primícias para Deus e para o Cordeiro.”. Ap. 14:4.
Comentários de crítica textual
Irmãos, vamos estudar a palavra do Senhor. vamos continuar com esta
aproximação ao Apocalipse, e estamos chegando hoje ao capítulo 14. No dia de
hoje vamos considerar, com a graça de Deus, dos versos 1 ao 5, e algumas concomitâncias,
ou as relações desta passagem.
Apocalipse 14:1-5. Como costumamos fazer,
vou ler esta versão de Reina-valera 1960, que a maioria temos, e
vamos fazer os comentários de crítica textual; ou seja, examinando esta tradução
à luz dos manuscritos gregos mais antigos.
“E olhei”; no grego kai, “e”, vi ou olhei; a palavra mais exata é “vi”.
“1 E vi, e eis aqui o Cordeiro que estava em pé sobre o monte do Sião, e com
ele cento e quarenta e quatro mil, que tinham o nome dele e o nome de seu Pai
escrito na frente (a frase “o nome” se repete duas vezes; não é somente o nome
do Cordeiro e o Pai, e sim, o nome do Cordeiro e o nome, outra vez; “onoma”
aparece duas vezes no verso 1). 2 E ouvi uma voz do céu como estrondo de muitas
águas, e como som de um grande trovão; e a voz que ouvi era como harpistas que
tocavam suas cítaras (a palavra é “cítara” mais que harpa; é literal, “cítara”;
o original usa citareavam e cítara). 3 E cantavam como (aqui aparece a palavra “jos”,
como se, como que, entre a palavra cantavam e um cântico) um cântico novo
diante do trono, e diante dos quatro seres viventes, e dos anciões; e ninguém
podia aprender o cântico a não ser aqueles cento e quarenta e quatro mil que
foram redimidos dentre os da terra. 4 Estes são os que não se poluíram com
mulheres, pois são virgens. Estes são os que seguem ao Cordeiro por onde quer vá.
Estes foram redimidos dentre os homens como primícias para Deus e para o
Cordeiro; 5 e em suas bocas não foi achada mentira; e são sem mancha”. A
expressão “pois” está adicionada pelo tradutor, igualmente a parte “diante do
trono de Deus”; somente aparece em dois manuscritos gregos tardios. Dos 300
manuscritos gregos do Apocalipse, em nenhum, a não ser em dois tardios, foi
acrescentado esta parte: diante do trono de Deus; em alguns outros foram
acrescentados outra coisa, mas a maioria e os manuscritos mais antigos terminam
onde diz: “e são sem mancha”.
De maneira, pois, que se nenhum dos manuscritos mais antigos, a não ser
dois muito tardios têm essa frase, então significa que é um acréscimo de algum
escriba; porque como pode faltar em quase 300 manuscritos dos antigos, e
somente dois manuscritos tardios em que aparece, dentre os 300? Além disso,
como o Textus Receptus se apoiou nestes dois tardios, incluiu-o; e como
Reina-valera se apoiou no Textus Receptus, por isso Reina-valera os inclui.
Então estamos fazendo o exame da tradução de Reina-valera à luz dos manuscritos
mais antigos, e também mais numerosos. Bom, irmãos, isto era apenas o comentário
de crítica textual a respeito desta passagem de Apocalipse 14:1-5. Vamos,
então, voltar sobre nossos passos e analisar verso por verso isto que estamos
lendo.
Enfatizando entre as duas partes da mesma
profecia
Em primeiro lugar, reparem onde aparece o capítulo da passagem; está na
segunda parte do Apocalipse. Já no capítulo 10 vimos de que o Apocalipse está
dividido em duas grandes partes: A primeira parte que vai do capítulo 1 ao 11,
e a segunda parte que é quando se volta a profetizar outra vez. Ali, terminando o
capítulo 10, o anjo diz a João: Olhe, João, é necessário que profetize outra
vez sobre as tribos, línguas, nações, povos, reis, etc. Profetiza outra vez. O
que quer dizer isso? que a segunda parte, ou seja, do capítulo 12 até o 22, corresponde
a esse profetizar outra vez. Pelo
seguinte, irmãos, é necessário ter em conta outra vez essa frase, para
interpretar esta passagem de Apocalipse 14-. Não podemos dar uma continuidade
cronológica entre a primeira e a segunda parte de Apocalipse, porque a primeira
parte termina com a sétima trombeta, e a sétima trombeta consuma o mistério de
Deus; portanto, depois da sétima trombeta, ou seja do capítulo 12 até o 22, não
há continuidade cronológica com o capítulo 11, porque o capítulo 11 termina, consuma
o mistério. O anjo disse à João: profetiza outra vez; é necessário que
profetize outra vez; ou seja, volta a profetizar. Já tratou uns assuntos aqui,
agora é necessário que volte a tratá-los
outra vez. Não é uma profecia em continuidade, mas é profetizando outra vez
sobre o passado.
Identificação dos 144.000 selados dos capítulos 7 e 14
É por isso que não podemos interpretar os 144.000 do capítulo 14 como se
fossem outros diferentes dos do capítulo 7, porque a profecia do capítulo 14 é
voltar a falar outra vez do que já tinha falado antes. O que tinha falado antes
dos 144.000? no capítulo 7 tinha falado que o Senhor disse que fossem selados
seus servos das doze tribos de Israel, recordam? E daí vieram esses 144.000. Um
princípio de hermenêutica é que não se pode fazer doutrina com um só verso.
Deus mesmo se sujeita à suas próprias leis.
Diz Ele em sua palavra, Através de seus servos, que em boca de duas ou
três testemunhas conste todo negócio; ou seja, que caso se faça uma doutrina
sobre os 144.000, tem que haver, pelo menos, outro versículo que fale do mesmo
para que se possa cumprir essa regra hermenêutica. Não se pode fazer doutrina
de um versículo; tem que haver outra passagem paralela que fale do mesmo;
possivelmente com outros termos, mas mais ou menos do mesmo, para que a gente
confirme ao outro e o outro confirme ao um.
Então estes 144.000 de Apocalipse 14:1-5, considero sinceramente que são
os mesmos de Apocalipse capítulo 7; porque então onde estaria confirmado o do
capítulo 7 se fossem outros os do 14? e se os do 14 fossem uns, onde estariam
confirmados os do 14, a não ser com os do 7? Essa cifra se confirma no 7 com o
14, e o 14 com o 7. Além disso vamos ver outras coisas que os identificam.
Significado espiritual do monte Sião
Primeiro, olhem o primeiro verso: “E vi, e eis aqui o Cordeiro
estava em pé sobre o monte Sião”. Aqui estes 144.000 aparecem no monte Sião;
temos que tomar todos os outros versículos da Bíblia que se referem ao monte Sião
para ver e entender a que se refere este monte Sião. O monte Sião é uma palavra
espiritual; é uma palavra que abrange algo muito grande; não é somente o monte
físico de Jerusalém onde está uma parte da cidade de Jerusalém, a parte mais
sagrada onde está o templo, mas a Bíblia chama o monte Sião de monte do reino, no
futuro.
Por exemplo, há profecias que falam do monte Sião em Isaías 11, em Miquéias.
Olhemos, por exemplo, Miquéias capítulo 4, onde aparece uma entrevista típica
sobre o monte Sião. Miquéias 4:1 em diante: “1 Mas nos últimos dias acontecerá que o monte
da casa do Senhor será estabelecido como o mais alto dos montes, e se exalçará
sobre os outeiros, e a ele afluirão os povos. 2 E irão muitas nações, e dirão: Vinde, e subamos ao monte do Senhor, e à
casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, de sorte que
andemos nas suas veredas; porque de Sião (este Sião é o monte Sião) sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do Senhor. 3 E julgará entre muitos povos, e arbitrará
entre nações poderosas e longínquas; e converterão as suas espadas em relhas de
arado, e as suas lanças em podadeiras; uma nação não levantará a espada contra
outra nação, nem aprenderão mais a guerra. 4 Mas assentar-se-á cada um debaixo da sua videira, e debaixo da sua
figueira, e não haverá quem os espante, porque a boca do Senhor dos exércitos o
disse.”. Vemos que o monte Sião se refere ao reino dos céus. Há uma parte na
era da igreja e uma parte na era do Milênio. Por isso vimos em Miquéias, uma
parte é no Milênio.
Se vocês tomarem os capítulos do 41 aos 46 do profeta Isaías, ele fala
do monte do Sião; ele esclarece tudo o relativo ao monte Sião; e estamos vendo
que o monte Sião é o cumprimento do reino; entretanto, há uma parte espiritual
durante a época da Igreja que se refere também ao monte Sião, falando do monte Sião
como dos céus em um certo sentido.
A cidade do Deus vivo
vamos ver isso em Hebreus 12:22: “Mas tendes chegado ao Monte Sião, e à cidade
do Deus vivo, à Jerusalém celestial, a miríades de anjos; 23 à universal assembléia e igreja dos primogênitos
inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos
aperfeiçoados; 24 e a Jesus, o mediador de um novo pacto, e ao
sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel.”. Então neste contexto diz que os israelitas se aproximaram do monte
Sinai com trovões e tiveram temor; mas agora não; agora nos aproximamos do
monte Sião; embora esta carta está dirigida aos hebreus, aplica-se também à
Igreja, porque agora não há judeu nem gentio em Cristo. “Mas tendes chegado ao monte Sião”; mas qual é este monte Sião de Hebreus
12:22? A cidade do Deus vivo, Jerusalém a celestial. Jerusalém a celestial é a
esposa do Cordeiro; somente que antes que Ele desça ela está nos céus; é depois
do Milênio quando a Nova Jerusalém desce dos céus à terra; enquanto isso está
nos céus.
Haverá um reino no Milênio, e também a Nova Jerusalém descerá dos céus à
terra. Aqui a palavra monte Sião está se referindo à cidade do Deus vivo,
Jerusalém a celestial; é um significado espiritual; portanto aqui no capítulo 14
de Apocalipse aparece o Cordeiro estando em pé sobre o monte Sião, e com Ele
144.000 que tinham o nome Dele e o nome de Seu Pai escrito na frente.
Os 144.000 de Apocalipse 7 foram selados também na frente com o selo do
Deus vivo; esse é o Espírito Santo. O Espírito Santo se refere aos que
acreditaram em Cristo; estes 144.000 de Apocalipse 7, que são das tribos de
Israel, que são israelitas no natural, são o remanescente de Israel que Deus
tinha prometido que seria salvo; porque Deus prometeu a Israel o reino.
O remanescente de Israel
Diz Romanos capítulo 11, que já o mencionamos em outra ocasião, mas
agora vale a pena voltá-lo para considerar, ali diz que há um remanescente em
Israel que será salvo. “25 Porque não quero, irmãos, que ignoreis este
mistério (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em
parte, (em parte, não é total. Alguns pensam que o
endurecimento de Israel foi total, não; foi parcial e é temporário) sobre Israel, até que a
plenitude dos gentios haja entrado”. Isso é
quando dos gentios tinham que formar povo para Seu nome, quando já tiverem
entrado; então é a hora do Senhor voltar-se para Israel e tomar Israel e salvar
Israel; não quer dizer a cada israelita, mas a nação de Israel representada nas
doze tribos, em doze mil de cada tribo. Esses 144.000 são o Israel que receberá
a Cristo no tempo final.
O remanescente de Israel será de crentes
Seguimos com Romanos 11: “26 e assim todo o Israel será salvo, como está
escrito: Virá de Sião o Libertador, e desviará de Jacó as impiedades; 27 e este será o meu pacto com eles, quando eu tirar os seus pecados. 28 Quanto ao evangelho, eles na verdade, são inimigos por causa de vós; (por agora os judeus que não recebem a Cristo) mas quanto à eleição,
(Deus escolheu Israel) são amados por causa dos pais. 29 Porque os dons e a vocação
de Deus são irretratáveis”. Deus chamou Israel
e Deus considerou Israel seu primogênito e suas primícias; portanto, embora os
Israelitas se apartaram do Senhor, Ele salvará um remanescente. Então não
somente se trata de judeus individuais, e sim as doze tribos; 12.000 de cada
tribo formarão o Israel, o remanescente de Israel que cumprirá as promessas
feitas Por Deus a Israel; mas eles receberão a Cristo, porque têm o nome de
Deus e do Cordeiro escrito em sua frente; isso significa que receberão ao
Senhor; por isso diz que todo o Israel será salvo. Quando diz que todo o
Israel, refere-se à nação, não se refere aos israelitas individuais. Se um
israelita pessoal não receber a Cristo, vai ao inferno; se receber a Cristo se
salva; mas Deus fez promessas não só às pessoas, mas também à nação de Israel;
e por isso Ele reservou 144.000 selados, escolhidos por graça, que receberiam
ao Senhor e seriam selados com o selo do Deus vivo em suas frentes, que é o
Espírito Santo, e com o nome do Cordeiro; ou seja, seriam cristãos; daí o nome
de Deus e do Cordeiro.
Vamos ver outras passagens onde, embora sem mencionar o nome, nos fala
do remanescente de Israel; e vejam como fala deles com linguagem similar a
leste do capítulo 14 de Apocalipse. Olhemos em Sofonias 3:13; entretanto, quero
que vejamos o contexto geral do capítulo 3 de Sofonias. “13 O remanescente de
Israel (esses são os 144.000) não cometerá iniquidade, nem proferirá mentira, e na sua boca não se
achará língua enganosa; pois serão apascentados, e se deitarão, e não haverá
quem os espante. 14 Canta alegremente, ó filha
de Sião; rejubila, ó Israel; regozija-te, e exulta de todo o coração, ó filha
de Jerusalém. 15 O Senhor afastou os juízos que havia contra
ti, lançou fora o teu inimigo; o Rei de Israel, o Senhor, está no meio de ti;
não temerás daqui em diante mal algum. 16 Naquele dia se dirá a
Jerusalém: Não temas, ó Sião; não se enfraqueçam as tuas mãos. 17 O Senhor teu Deus está no meio de ti, poderoso para te salvar; ele se
deleitará em ti com alegria; renovar-te-á no seu amor, regozijar-se-á em ti com
júbilo. 18 Os que em tristeza
suspiram pela assembléia solene, os quais te pertenciam, eu os congregarei;
esses para os quais era um opróbrio o peso que estava sobre ela”.
Teus foram. Que coisa! “19 Eis que naquele tempo procederei contra
todos os que te afligem; e salvarei a que coxeia, e recolherei a que foi
expulsa; e deles farei um louvor e um nome em toda a terra em que têm sido
envergonhados. 20 Naquele tempo vos trarei, naquele tempo vos
recolherei; porque farei de vós um nome e um louvor
entre todos os povos da terra, quando eu tornar o vosso cativeiro diante dos
vossos olhos, diz o Senhor”.
Israel, primogênito e primícias de Deus
Com toda clareza, irmãos, a Palavra do Senhor nos mostra que Deus
restaurará Sião; e Romanos 11 vinha dizendo isso, que quando tiver chegado a
plenitude dos gentios, todo o Israel, ou seja, a nação como nação, os 144.000
que representarão a nação, serão salvos; e aqui em Sofonias o que diz deste
remanescente? “O
remanescente de Israel não cometerá iniquidade, nem proferirá mentira, e na sua
boca não se achará língua enganosa”. O que diz
em Apocalipse 14:4?: “4 Estes são os que não se contaminaram com
mulheres; porque são castos. Estes são os seguidores do Cordeiro para onde quer que vá. Estes foram comprados dentre os homens
para serem primícias para Deus e para o Cordeiro. 5 E na sua boca não se achou
engano; porque são irrepreensíveis.”. Exatamente
o que se profetizava do remanescente de Israel, está profetizado destes
144.000. por que o Senhor, além de escolher das demais nações uma multidão que
ninguém pode contar, das doze tribos de Israel escolheu 12.000 de cada tribo?
Porque Deus também tem primogênito.
Vamos ver aqui que a palavra “primícias” se relaciona com a palavra
“primogênito”. Deus diz que Israel é Seu primogênito, são Suas primícias;
portanto, de todas as nações, tribos, línguas e povos haverá gente salva; mas
qual é o filho primogênito de Deus quanto aos povos? É Israel; por isso
aparecem estes 144.000, também chamados primícias.
Vamos ler isso em Jeremias 2:3. Então Israel era santo
para o Senhor, primícias da sua novidade; todos os que o devoravam eram tidos
por culpados; o mal vinha sobre eles, diz o Senhor.”. Aqui Deus, falando pelo profeta Jeremias, está dizendo que Israel era
suas primícias; Deus o diz claramente, amém?
Vamos olhar outros versículos que falam disto. Em Romanos 11:16 podemos
ver uma expressão interessante: “Se as primícias são santas, também a massa o
é; e se a raiz é santa, também os ramos o são.”. Estas primícias de Romanos 11:16 se refere a Israel primitivo, que
depois, passado o tempo, rebelou-se, e Deus os castigou; temporariamente os pôs
de lado; temporariamente, parcialmente foram endurecidos; enquanto isso
trabalhou com os gentios; mas Deus vai voltar a trabalhar com eles; de fato à Israel
e a Jerusalém foi dado 70 septenários ou semanas de anos, na profecia de Daniel
9: 69 dessas semanas se cumpriram com Cristo; na cruz de Cristo a bênção de
Deus passou aos gentios, e o tempo dos gentios foi todos estes 2000 anos de
história; mas no final, Deus restaurará Israel; portanto, haverá 144.000 que
receberão ao Messias, que serão desse remanescente, que cumprirão todas estas
profecias que falam do remanescente de Israel dos últimos tempos; e esse
remanescente é chamado de “as primícias”. Os patriarcas do Israel primitivo
foram chamados “primícias”; aqui em Romanos 11:16 lemos: “Se as primícias são
santas, também a massa o é; e se a raiz é santa, também os ramos o são.” por isso, aos 144.000 do fim são chamados também “primícias para Deus
e para o Cordeiro”.
Vamos olhar outros versículos interessantes aqui. Joel 2:32. No
versículo 32, falando do final, do tempo do fim, já para a vinda do Senhor,
diz: “E há de ser que todo
aquele que invocar o nome do Senhor será salvo; pois no monte Sião e em
Jerusalém estarão os que escaparem, como disse o Senhor, e entre os
sobreviventes aqueles que o Senhor chamar.”
O remanescente ao qual Deus chamou, isto é o contexto do tempo do fim;
há um remanescente, há um monte Sião.
O capítulo 14 de Apocalipse nos mostra, em contraste com o capítulo 13,
Aos adoradores de Deus e o Cordeiro. O capítulo 13 mostrou os adoradores do
dragão e da besta; o 14 mostra os adoradores de Deus e do Cordeiro; é um
contraste, amém?
Israel, cabeça das nações
Olhemos outros versículos interessantes para confirmar
esta qualidade da nação de Israel, por amor à Abraão, a Isaac, a Jacó, a Davi,
Aos profetas. Êxodo 4:22. Olhem como o próprio Deus fala aqui: “Então dirás a
Faraó: Assim diz o Senhor: Israel é meu filho, meu primogênito”.
Entre as nações da terra, o primogênito de Deus é a nação de Israel; das
demais nações, de toda tribo, língua, povo e nação, o Senhor terá escolhidos, mas
Israel é o primogênito, são as primícias, é o primeiro que menciona. Em
Apocalipse 7 mencionou primeiro os 144.000 e logo uma multidão de todas as
demais tribos; o mesmo ocorre no princípio de Isaías 14. Os cinco primeiros
versos de Apocalipse 14 falam de Israel; agora olhem o que dizem os seguintes
versos. “6 E vi outro anjo voando
pelo meio do céu, e tinha um evangelho eterno para proclamar aos que habitam
sobre a terra e a toda nação, e tribo, e língua, e povo”. Vemos que depois de mencionar Israel, menciona a toda nação, tribo,
língua e povo; da mesma forma que fez em Apocalipse 7, fez em Apocalipse 14,
amém, irmãos?
Vamos ver outro verso em relação a isto que estamos vendo aqui. Jeremias
31:7: “Porque assim diz o SENHOR:
Cantai com alegria a Jacó, exultai por causa da cabeça das nações; (olhem como chama Israel: cabeça das nações) proclamai, cantai louvores e dizei: Salva,
SENHOR, o teu povo, o restante de Israel. (para que vejam que é o contexto do fim, vejam o verso
seguinte). Eis que os trarei da
terra do Norte e os congregarei das extremidades da terra; e, entre eles,
também os cegos e aleijados, as mulheres grávidas e as de parto; em grande
congregação, voltarão para aqui” ( versão ACF). Aqui
chama claramente Israel de, “cabeças das nações”, lhe chama “o primogênito,”
lhe chama “as primícias”.
Então não podemos interpretá-lo de forma diferente à exegese que estamos
expondo; pelo menos eu de minha parte não me atrevo. O irmão John Nelson Darby
põe estes israelitas na terra e põe a Igreja nos céus; mas aqui aparecem eles
no monte Sião, que é ou o Milênio, ou por hora o céu. Será que durante a
perseguição do anticristo vão ser sacrificados, como também muitos cristãos de
toda tribo, povo e nação? e morrer com Cristo é ser bem-aventurado; o fato é que
aqui aparecem no monte Sião e o Cordeiro com eles.
Harpistas que tangem suas harpas
Voltemos para Apocalipse 14:2: “Ouvi uma voz do céu como voz de muitas
águas, como voz de grande trovão; também a voz que ouvi era como de harpistas
quando tangem a sua harpa”. Estes harpistas
que tocavam suas harpas não são os 144.000; são celestiais, mas o que o céu
canta, só o podem aprender estes 144.000; ou seja, estes, ou seja, pessoas mais
preciosas dentre os seres humanos, redimidos de entre os homens, são também
cristãos, mas são do remanescente de Israel agora cristãos, que lideram e
aprendem o que outros não podem aprender; não são eles só os que cantam, não;
só eles podem aprender. Se eles aprenderem, é porque que o canto existia no céu
antes deles aprenderem. Olhem o que diz: “2 Ouvi uma voz do céu como voz de muitas
águas, como voz de grande trovão; também a voz que ouvi era como de harpistas
quando tangem a sua harpa. 3 Entoavam como (essa palavra, “como”, porque é que João não o diz com toda clareza:
cantavam um cântico; ele diz a palavra grega “jos”, “como”, ou seja, ele tentava
explicar e não conseguia explicar) novo cântico diante do trono, diante dos quatro seres viventes e dos
anciãos. E ninguém pôde aprender o cântico (ninguém estava tão em sintonia na terra com o céu como estes 144.000) senão os cento e quarenta
e quatro mil que foram comprados da terra.”
São Castos
Agora, se forem os mesmos de Apocalipse 7, são das tribos de Israel, são
israelitas e são varões; porque aqui no versículo 4 diz:
“4 São estes os que não se
macularam com mulheres, porque são castos”. Não se trata de homens casados que não adulteraram, não; porque um
casado não é virgem, embora não adultere; são varões, cento e quarenta e quatro
mil que não se poluíram com mulheres; significa que são celibatários para o
Senhor; gente do tempo do fim que conhece o que vai acontecer com as mulheres,
com as crianças em Israel, que vai haver tempo de angústia, que lançarão as crianças
contra as pedras e violarão as mulheres, mas se mantiveram celibatários para o
Senhor no tempo do fim. Diz: “não se macularam com mulheres”. Não quer dizer
que ter relações dentro do matrimônio seja pecado; mas deles diz: “são castos”,
isso significa que são celibatários; e diz mais:
“São eles os seguidores do
Cordeiro por onde quer que vá”. Ou seja, de entre
todos os da terra, o Senhor reservou a estas primícias dentre os homens, cento
e quarenta e quatro mil das tribos de Israel. “São os que foram redimidos dentre os homens,
primícias para Deus e para o Cordeiro; 5 e não se achou mentira na sua boca; não têm
mácula”.
Aspecto gramático-histórico de primícias
Agora quero me deter um pouquinho na palavra “primícias”; porque isto
foi a causa de várias interpretações; então terá que se estudar bem o
relativo às primícias, do começo até o fim.
Primeiro, teremos que ver o aspecto gramático-histórico das primícias
literais, das festas físicas de Israel; mas Colossenses 2:16 nos diz que
aquelas festas, junto com os sábados, comidas, bebidas, luas novas, eram sombra
do que tinha que vir, ou seja, de Cristo.
Certamente aquelas festas foram históricas, mas de uma vez projetam uma
sombra a respeito de Cristo. A páscoa fala de Cristo crucificado; os ázimos
falam de Cristo compartilhado como um pão; as primícias falam de Cristo
ressuscitado; Pentecostes fala de Cristo derramando seu Espírito: não vos
deixarei órfãos, virei outra vez; esse aspecto de Cristo é Pentecostes; trombetas
é Cristo anunciado; expiação Cristo advogado, porque já houve a páscoa, mas baseado
ao sacrifício da páscoa há expiação, há propiciação. Se tiverem pecado,
filhinhos, advogado temos; Ele é a propiciação; a sexta festa, da propiciação
fala de Cristo advogado; e a dos tabernáculos, no final do ano, Cristo
esperado, quando Ele volta e começa o reino, o Milênio; essa é a festa dos
tabernáculos.
Essas festas eram figura de Cristo; entre essas festas estava a festa
das primícias. Aqui em Apocalipse fala das primícias, e aparecem como primícias
os cento e quarenta e quatro mil; mas na Bíblia aparecem três classes de primícias.
As primícias do Novo Testamento são: Cristo as primícias dos ressuscitados dos
mortos; os cento e quarenta e quatro mil as primícias dos redimidos dentre os
homens, e os cristãos em geral que têm as primícias do Espírito, que diz Romanos
8, que são primícias de suas criaturas, como diz Tiago. Então temos três níveis
de primícias:
1. Cristo: as primícias dos ressuscitados entre os mortos;
2. Os cento e quarenta e quatro mil: primícias dos redimidos entre os
homens; e
3. A igreja, os cristãos, os que temos o Espírito: primícias das
criaturas. Vamos, pois, ver esses três níveis nos distintos versículos. o dos
cento e quarenta e quatro mil já o vimos.
Cristo, primícias dos que dormiram
Olhemos para Cristo, que é muito importante. por que é importante olhar
Cristo como primícias? Para que quando lermos a tipologia das primícias, não
apliquemos à Igreja o que é de Cristo; porque alguns dizem que algumas primícias
eram antes tomadas ao céu e as outras eram depois, e então dizem que as que eram
antes se referem a uns irmãos mais perfeitos que outros que são arrebatados
primeiro, e outros que são deixados para depois; mas devemos atentar à
interpretação da tipologia com base no Novo Testamento.
Olhemos 1ª Coríntios 15:20: “Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os
mortos, sendo ele as primícias dos que dormem”. Aqui aparece Cristo como primícias; por isso a terceira festa das
sete de Israel era a festa das primícias; e todas essas festas são figura de
Cristo; portanto, a festa das primícias significa a ressurreição e ascensão de
Cristo para apresentar-se como um feixe movido antes dos demais. De maneira,
pois, que Cristo é a festa das primícias, e as primícias é Cristo. Por isso em
Apocalipse 12, o varão que é arrebatado é Cristo, e as primícias são Cristo.
Diz 1ª Corintios 15:23: “Cada um, porém, por sua própria ordem:
Cristo, as primícias”. Se refere à ordem da vivificação
em Cristo; o verso 22 dizia: “Porque assim como em Adão todos morrem, também em
Cristo todos serão vivificados”. Como? Como vai ser a vivificação? Diz: “cada “Cada um, porém, por sua
própria ordem:”. Notem, qual é a devida ordem que o Espírito deu ao
apóstolo? Esta é a devida ordem; não há outra ordem; esta é a devida ordem:
“Cristo, as primícias”. Alguns leem assim: Cristo "vírgula", como se fosse um, as
primícias como se fossem outros; mas não podemos interpretar Cristo um e as primícias
outros; porque no verso 20 havia dito: “Mas, de fato, Cristo
ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem”; ou seja, Cristo é as primícias. Então quando diz: Cristo as primícias,
quer dizer que as primícias é Cristo; Ele é o primeiro feixe, o primeiro que
ressuscitou dentre os mortos, que ascendeu e foi apresentado ante Deus.
A ordem da ressurreição
Cinqüenta dias depois veio o Espírito Santo e veio sobre a Igreja; agora
sim, a Igreja chegou a ser primícias de suas criaturas por ter as primícias do
Espírito; mas antes é primeiro Cristo. Cristo as primícias primeiras, que tem a
preeminência em todas as coisas; então o verso 23 tem que se interpretar em
relação com o verso 20 e em relação com Colossenses 2:16. Estas primícias do
verso 23, é Cristo. Então a ordem: “Cristo, as primícias; logo os que são de
Cristo, em sua vinda”. Se essas primícias fosse distinta, diria assim: Cristo,
logo as primícias, logo os que são de Cristo, logo o fim; mas não, Cristo as primícias;
essa é a ordem: Cristo é as primícias, logo os que são de Cristo, em sua vinda;
aqui esta é a ordem do Espírito Santo por Paulo, os que são de Cristo em sua
vinda; aqui não faz divisões de arrebatamentos parciais, não; os que são de
Cristo em sua vinda.
“24 E, então, virá o fim, quando ele entregar o
reino ao Deus e Pai, (o Milênio, porque quando Ele
vem, estabelece o Milênio e logo entrega o reino) quando houver destruído todo principado, bem
como toda potestade e poder.”. Vemos que mesmo
que o Senhor entregue o reino, ou seja, ao final do Milênio, outros mortos
ressuscitam e vão ao julgamento do grande trono branco. Essa é a ordem da
ressurreição. Primeiro foi Cristo, logo os que são de Cristo em sua vinda, e
logo outros, quando entregar o reino ao Deus e Pai, ou seja depois do Milênio;
essa é a ordem. Então aqui aparece: Cristo as primícias; em 1ª Coríntios
15:20,23, e em Colossenses 2:16.
A Igreja tem as primícias do Espírito
Continuamos o desenvolvimento da consideração das primícias em Romanos
8:23 e Tiago 1:18. Romanos 8:23 diz: “23 E não somente ela, mas também nós, que
temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando
a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo”. Agora fala das primícias do Espírito. O que aconteceu? Vamos ver
agora na tipologia que depois de que se oferecia o primeiro feixe, cinqüenta
dias depois, por isso é chamado Pentecostes, porque eram sete semanas, e o
seguinte dia, ou seja, no dia cinqüenta, ofereciam-se as outras primícias; e
justo no dia do Pentecostes, cinqüenta dias depois da ascensão do Senhor, vem o
Espírito Santo com as primícias do Espírito e nos faz primícias de suas
criaturas. Então diz aqui no verso 23: “... também nós mesmos, que temos as primícias
do Espírito”. As primícias do Espírito se refere às outras primícias que são
depois dos cinqüenta dias, do qual vamos ver agora a tipologia; mas não podemos
interpretar a tipologia sem o Novo Testamento; porque se formos ler a tipologia
desvinculada dos versos do Novo Testamento, podemos interpretá-la de outra
maneira. Por isso li primeiro o Novo Testamento para que controle nossa leitura
tipológica do Antigo, amém?
Tiago, o irmão do Senhor Jesus, diz em 1:18: “Pois, (ou seja Deus, o Pai de todas as luzes) segundo o seu querer (sua vontade), (como
disse João: não por vontade de carne, nem vontade de homem, mas sim de Deus) ele nos gerou (esta é a regeneração) pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas
criaturas”. Então a quem Tiago está chamando de primícias de
Suas criaturas? A todos os regenerados. Quando recebemos as primícias do
Espírito, nascemos do Espírito, e nos convertemos, por ter as primícias do
Espírito, em primícias de suas criaturas, amém?
Agora sim vamos passar a olhar a tipologia das primícias. Primeiro, nos
lembremos de que eram umas ordens físicas; Israel tinha que dar primícias de
tudo o que colhia; mas aquilo também tinha um sentido espiritual, como acabamos
de ver no Novo Testamento, amém?
As primícias são para Deus
Passemos agora a olhar Êxodo 22:29, onde começa a primeira menção de
toda a Bíblia, a respeito das primícias. antes de Êxodo 22 não há nenhuma outra
menção a respeito das primícias; esta é a primeira menção a respeito das primícias
que há em toda a Bíblia. Diz Êxodo 22:29: “As tuas primícias e os teus licores não
retardarás; o primogênito de teus filhos me darás”. Como se vai explicar depois, Deus queria que de tudo que se colhesse,
o melhor e o primeiro seria dado ao Senhor. Por isso diz em Provérbios 3:9: “Honra ao SENHOR com os
teus bens e com as primícias de toda a tua renda”. Quando colhemos, não as primícias que se apresentam antes das sete
semanas, a não ser as de depois, de tudo o que se colhe, das colheitas, dos
produtos do trigo, da cevada, apresenta-se ao Senhor as primícias, É dado ao
Senhor; o Senhor disse: minha são as primícias. Quando em Malaquias Deus fala
de que me roubastes, não diz, em seus dízimos e ofertas, mas sim, diz, em seus
dízimos e primícias; porque as ofertas são voluntárias; porém as primícias Deus
disse: são minhas. Cada primogênito é meu; os primeiros frutos são meus,
dará-me isso . Então por isso diz: “As tuas primícias e os teus licores não retardarás”; e no 23:19 explica a que classe de primícias se referia:
“As primícias dos frutos da
tua terra trarás à Casa do SENHOR, teu Deus.”.
A festa das primícias
Passemos a Êxodo 34:22: “Também
guardarás a Festa das Semanas”; desde
quando se oferecia o primeiro feixe, desde esse dia se começava a contar
sete semanas, ou seja, quarenta e nove dias; e no seguinte dia, ou seja, no dia cinqüenta, oferecia-se outra vez as primícias. Há umas primícias
antes dos cinqüenta dias e outras depois. Então prestemos atenção à tipologia
aonde aparece a festa das primícias. Êxodo 34:22: “Também (por que também?
Porque as outras também, a páscoa também, os ázimos também, as trombetas
também, a expiação também, tabernáculos também, mas esta, a das primícias e a
das semanas) guardarás a festa das semanas”; e logo a festa das semanas se
divide em duas partes: o que começa as semanas e o que termina. Olhem o verso
22: “Também guardarás a festa das semanas, (primeira parte) que é a das primícias da
sega do trigo, (segunda parte) e a Festa da Colheita no fim do ano”; ou seja, na festa das semanas, começavam as semanas com o primeiro
feixe, que é figura de Cristo, e logo a outra parte, “a colheita no fim do
ano”, que é depois das sete semanas. Essa é a parte que corresponde com o povo
de Deus, com a Igreja: judeus e gentios.
Êxodo 34:26: “As As primícias dos primeiros frutos da tua terra trarás à Casa do SENHOR”. Isso se refere à de depois, ou seja, depois dos quarenta e nove dias.
As primícias levedadas
Levítico 2:11,12. Vem falando de que não se deve oferecer ao Senhor nada
levedado; somente como oferenda de primícias. Deve-se levar conta que o feixe
que se apresentava antes representa a Cristo, é totalmente puro; mas vamos ver
agora mais adiante, que as primícias que se apresentam depois das semanas, eram
com levedura, porque a igreja tem pecado; então por isso sim eram com levedura;
por isso diz aqui nos versos 11 e 12: “11 Nenhuma oferta de
manjares, que fizerdes ao SENHOR, se fará com fermento; porque de nenhum
fermento e de mel nenhum queimareis por oferta ao SENHOR.
12 Deles, trareis ao SENHOR
por oferta das primícias; todavia, não se porão sobre o altar como aroma agradável”. As primícias, não as de antes das semanas, mas as de depois, tinham
levedura, porque se refere à Igreja, e na Igreja pecou, e o Senhor representou
o pecado do povo de Deus na levedura das primícias depois dos cinqüenta dias.
Passemos agora ao verso 14: “Se trouxeres ao SENHOR oferta de manjares das primícias, farás a oferta
de manjares das tuas primícias de espigas verdes, tostadas ao fogo, isto é, os
grãos esmagados de espigas verdes.”.
As primícias da ceifa
Passemos ao capítulo 23 de Levítico, que é extremamente importante.
Levítico 23 é a principal tipologia. No capítulo 2 estavam sendo introduzidas
as primícias e a festa das primícias; mas onde explica a tipologia é aqui em
Levítico 23 do versículo 9: “9 Disse mais o SENHOR a Moisés: (vamos ver
com cuidado a tipologia) Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: Quando entrardes na terra, que
vos dou, e segardes a sua messe...”; aqui não diz
trigo; geralmente o primeiro que se recolhia da colheita era a cevada, porque o
trigo representa a morte de Cristo, a cevada representa a resurreição de
Cristo, por ser o grão das primícias; já não diz trigo, diz colheita, messe: “Fala aos filhos de Israel
e dize-lhes: Quando entrardes na terra, que vos dou, e segardes a sua messe,
então, trareis um molho das primícias da vossa messe ao sacerdote”. Este feixe representa a Cristo, as primícias, o primeiro dos
ressuscitados. O que aconteceu? Cristo ressuscitou, e para que soubessem que
tinha que apresentar-se ao Pai como primícias, apareceu à María Madalena, e
quando ela o ia abraçar, Lhe disse: Não me toque, porque ainda não subi a meu
Pai. María não o pôde tocar antes de que se apresentasse como primícias ao Pai;
depois Ele se apresentou, porque enquanto Ele desaparecia, apresentou-se ao Pai
em segredo, como primícias; depois apareceu outra vez e pôde abraçar María
Madalena, e o puderam tocar; mas primeiro se apresentou ao Pai sem que ninguém
o tocasse. por que? porque era primícias para o Pai.
Cristo, o feixe por primícia
Por isso diz: “trareis um molho das
primícias da vossa messe ao sacerdote (este é Cristo apresentando-se em ressurreição e ascensão a Deus) dos
primeiros frutos de sua ceifa. 11 E este moverá o molho perante o SENHOR, para
que sejais aceitos; 12 no dia imediato ao sábado, o sacerdote o
moverá”. O dia de repouso era na sábado; o dia seguinte é no
domingo, porque Cristo ressuscitou no domingo; por isso é que o dia seguinte ao
dia de repouso, ou seja, no domingo, terei que apresentar a Deus esse feixe,
esse é Cristo, as primícias dos ressuscitados dentre os mortos. “12 No dia em que moverdes o
molho, oferecereis um cordeiro sem defeito, de um ano, em holocausto ao SENHOR”. Significa que Cristo ia apresentar o sacrifício que Ele fez por nós;
holocausto, ou seja, para que a glória, a santidade e a justiça de Deus fossem
vindicadas. A expiação é para nós; o holocausto é para Deus.
A morte de Cristo é para Deus; uma parte, para vindicar Sua justiça que
foi ofendida, Sua glória que foi ofendida, Sua santidade que foi ofendida; por
isso o holocausto é um aspecto da obra de Cristo. A expiação é outro aspecto;
essa é para o Senhor te perdoar; a oferenda de paz é para te reconciliar, mas o
holocausto é para agradar a Deus; o outro é para salvar a mim. Cristo morreu
para reconciliar aos dois, para que Deus fora vindicado e satisfeito e nós
fôssemos perdoados. O aspecto de holocausto é o que devemos a Deus; o aspecto
de expiação, de oferenda de paz, é o que recebemos nós da obra de Cristo
na cruz; por isso quando se apresentava o feixe tinha que apresentar, junto com
o feixe, o cordeiro para holocausto, sem defeito.
Continuemos lendo em Levítico 23:13: “Sua oferenda A sua oferta de manjares
serão duas dízimas de um efa de flor de farinha, amassada com azeite, (Cristo foi moído por nossos pecados; por isso foi amassado com
azeite) para oferta queimada de
aroma agradável ao SENHOR, e a sua libação será de vinho, a quarta parte de um
him”. Sobre este holocausto se derramava vinho, que
representa que Cristo deu sua vida por nós; ou seja que junto com o feixe se
apresentava tudo isto, porque Cristo se apresentou como advogado, pagando o
preço de nossos pecados.
Olhem o que diz Deus no verso 14: “Não comereis pão, nem trigo torrado, nem
espigas verdes, até ao dia em que trouxerdes a oferta ao vosso Deus; é estatuto
perpétuo por vossas gerações, em todas as vossas moradas.”. Quer dizer que ninguém podia comer nada até que se oferecesse o feixe
das primícias; ou seja que até que Cristo não ressuscitasse, ascendesse e se
apresentasse por nós, não podíamos comer; não tínhamos direito a viver, somente
depois de que Ele pagasse o preço de nossos pecados e se apresentasse diante de
Deus.
Esta é a primeira parte das primícias. Cristo as primícias; Cristo primícias
dos que dormiram é feito; primeiro em ressuscitar glorificado para nunca mais
morrer. Antes ressuscitaram outros: quando Eliseu e outros, mas viveram e
morreram de volta; Cristo é o primeiro em ressuscitar glorificado para nunca
mais morrer.
Pentecostes: A Igreja é o novo grão
Agora, qual é o lugar da Igreja? Então agora nos toca . “15 Contareis para vós outros
desde o dia imediato ao sábado, desde o dia em que trouxerdes o molho da oferta
movida; sete semanas inteiras serão”. É no
domingo; começa-se a contar sete semanas; quando chegam os cinqüenta dias;
porque diz: “16 Até
ao dia imediato ao sétimo sábado, contareis cinqüenta dias; então, trareis nova
oferta de manjares ( grãos, cereais) ao SENHOR”. Cristo foi o primogênito mas entre muitos irmãos. Primeiro se
apresentou Ele; mas depois dos cinqüenta dias, agora vem o novo grão. depois
das sete idades da Igreja, o Senhor recolhe á Sua Igreja: judeus e gentios para
Ele, mas depois das sete idades da Igreja; por isso, na tipologia depois do dia
das primícias, cinqüenta dias depois é o Pentecostes. Cristo subiu no dia das primícias,
e logo cinqüenta dias depois, justo no dia dos cinqüenta dias, Pentecostes,
esse dia veio o Espírito Santo à Igreja; ou seja que o novo grão é a Igreja;
mas a Igreja está formada por judeus e gentios; porque olhem o que diz aqui no
verso 16: “Até ao dia seguinte ao
sétimo sábado, contareis cinquenta dias; então, oferecereis nova oferta de
manjares ao SENHOR”. Significa que desde dia do
Pentecostes há a Igreja; essa foi as primícias do Espírito, mas em ressurreição
e ascensão depois das sete eras da Igreja, ao fim, amém? O sétimo depois de
Adão foi Enoque, que foi arrebatado como figura do arrebatamento da Igreja depois
das sete eras da Igreja.
Dois pães: judeus e gentios
Então diz no verso 17: “Das vossas moradas trareis dois pães para serem movidos; de duas dízimas
de um efa de farinha serão; levedados se cozerão; são primícias ao SENHOR.”. Aqui estão as outras primícias; estas outras primícias são dois pães,
os gentios e Israel na Igreja. Como eram dois candeeiros, duas oliveiras, então
são dois pães: os gentios e Israel. Vemos os cento e quarenta e quatro mil como
primícias e vemos a Igreja em geral como primícias; e aqui aparecem depois dos
cinqüenta dias dois pães de primícias, número de testemunho, porque há duas
testemunhas que Deus tem na terra: Israel e a Igreja, que depois se juntam e
dão um mesmo testemunho; dois pães. Então diz: “17 Das vossas moradas”; por que diz: de suas moradas? Porque já não é esta primícia a do
feixe que se apresentou antes dos cinqüenta dias, não; esta é a do povo de
Deus; esse é povo de Deus que também será chamado “primícias”. Tiago nos chama
“primícias de suas criaturas”; os cento e quarenta e quatro mil, primícias dos
redimidos de entre os homens; Israel é uma testemunha, um castiçal; a Igreja é
outra testemunha, é outro castiçal. São duas oliveiras: uma oliveira é Israel e
a outra oliveira é a Igreja.
Então diz: “De suas moradas”; já todo o Israel; mas o
Senhor tomou aos primogênitos em nome de Israel; logo tomou aos levitas em nome dos primogênitos; e o mesmo aparece aqui:
“De suas habitações”; tirem dois primeiros frutos; não aquele primeiro, mas o
que veio depois, o grão novo. Então diz no verso 18: “18 Com o pão oferecereis (já não é um) sete
cordeiros (porque é todo o período das sete eras da Igreja cobertas por Cristo)
sem defeito de um ano, e
um novilho, e dois carneiros; holocausto serão ao SENHOR, (primeiro é holocausto) com a sua oferta de manjares e as suas libações, por oferta queimada de
aroma agradável ao SENHOR. 19 Também oferecereis (porque não só terá que satisfazer ao Senhor, mas também nós
devemos ser expiados) um bode, para oferta pelo pecado, e dois cordeiros de um ano, por oferta
pacífica”. Tudo representa o que fez Cristo; primeiro o que
fez para o Pai, holocausto; o que fez para nos perdoar, expiação; o que fez
para nos reconciliar, oferta de paz. Então diz: “20 Então, o sacerdote os
moverá, com o pão das primícias, por oferta movida perante o SENHOR, com os
dois cordeiros; santos serão ao SENHOR, para o uso do sacerdote”. Vemos, pois, que
Levítico 23 é uma tipologia perfeita do assunto das primícias. Não se podem
tomar as primeiras primícias como os arrebatados antes do resto da Igreja,
porque o primeiro feixe é Cristo ressuscitado no primeiro dia da semana, antes
da era da Igreja. Levíticos 23:22 fala de uma última colheita que
tipologicamente se refere aos que são recolhidos no milênio das nações
sobreviventes.
O sacerdócio participa das primícias
Passemos à Números 15:21, onde, para completar, diz algo sobre as primícias:
“Das primícias da vossa
massa (aqui já se refere à Igreja) dareis ao Senhor oferta
alçada durante as vossas gerações”. Este já não é o
feixe, e sim o grão novo com que fazemos pão para nós, e, bom, os primeiros e
principais pães são primícias para o Senhor. Números 18:2,13, diz: “Faze, pois, chegar contigo
também teus irmãos, a tribo de Levi, a tribo de teu pai, para que se ajuntem a
ti, e te sirvam; mas tu e teus filhos contigo estareis perante a tenda do
testemunho”. O verso 2 nos diz o que eles tinham que fazer; logo
dizem os versos 12 e 13: “12 Tudo o que do azeite há de melhor, e tudo o que do mosto e do grão há de
melhor, as primícias destes que eles derem ao Senhor, a ti as tenho dado. 13 Os primeiros frutos de tudo o que houver na
sua terra, que trouxerem ao Senhor, serão teus. Todo o que na tua casa estiver
limpo comerá deles”. Significa que Deus determinou
que o sacerdócio comesse das primícias que o povo dava a Deus.
Números 28:26. Estamos estudando de tudo o que tem primícias para que isto fique bem claro. “26 Semelhantemente tereis
santa convocação no dia das primícias, quando fizerdes ao Senhor oferta nova de
cereais na vossa festa de semanas, (esse é o grão
novo, esse é da Igreja) nenhum trabalho servil fareis”. Aqui quando
diz: o dia das primícias, quando apresentarem oferta nova ao Senhor em suas
semanas, isso é depois das quarenta e nove; por isso é uma oferta nova; então,
“terão Santa convocação”; é um dia especial, é um dia do recolhimento.
No lugar escolhido Por Deus
Deuteronômio 12:6,17: “A esse lugar trareis os vossos holocaustos, (ao santuário único; ali é onde se celebram as primícias, na casa, ou
seja na comunhão do corpo de Cristo, é ali; as primícias é no corpo de Cristo) e sacrifícios, e os vossos
dízimos e a oferta alçada da vossa mão, e os vossos votos e ofertas
voluntárias, e os primogênitos das vossas vacas e ovelhas. Dentro das tuas portas não poderás comer o dízimo do teu grão, do teu
mosto e do teu azeite, nem os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas,
nem qualquer das tuas ofertas votivas, nem as tuas ofertas voluntárias, nem a
oferta alçada da tua mão; (então onde há o
que comer?) 18 mas
os comerás perante o Senhor teu Deus, no lugar que ele escolher”; ou seja, em Cristo, no Espírito e no corpo de Cristo; esse é o
santuário único; representa a Cristo, ao Espírito e ao corpo de Cristo;
habitar em Cristo, habitar no Espírito e habitar na comunhão do corpo de
Cristo; ali é onde se apresentam as primícias e se vive o gozo das primícias.
Passemos à Deuteronômio 14:23: “E, perante o Senhor teu Deus, no lugar que
escolher para ali fazer habitar o seu nome, comerás os dízimos do teu grão, do
teu mosto e do teu azeite, e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas;
para que aprendas a temer ao Senhor teu Deus por todos os dias”. Todo o resto se comia de maneira secular, em sua casa, mas o Senhor
dizia que o primeiro, o melhor, comem-no em minha presença, comem-no comigo;
isso quer dizer que Deus tem o primeiro lugar e Cristo tem a preeminência em
todas as coisas.
Passemos a Deuteronômio 18:4: “Ao sacerdote darás as primícias do teu grão,
do teu mosto e do teu azeite, e as primícias da tosquia das tuas ovelhas.”. A quem? Aos levita e aos sacerdotes. Deuteronômio 26:2,10: “tomarás das primícias de
todos os frutos do solo que trouxeres da terra que o senhor teu Deus te dá, e
as porás num cesto, e irás ao lugar que o Senhor teu Deus escolher para ali
fazer habitar o seu nome. 3 E irás ao sacerdote que
naqueles dias estiver de serviço, e lhe dirás: (e aí começa a dizer tudo o que dizia e chegamos ao verso 10) E eis que agora te trago
as primícias dos frutos da terra que tu, ó Senhor, me deste. Então as porás
perante o Senhor teu Deus” Este é um caso
normal; Às vezes havia casos pervertidos.
Primícias de anátemas
Olhemos 1 Samuel 15:21. Vemos que eles quiseram oferecer primícias do
anátema, e essas Deus não as recebe. Quando Saul foi e perdoou o anátema, e o
povo perdoou o anátema, e vieram apresentar à Deus coisas imundas, o que
acontece? Deus não as recebe. Por exemplo, uma prostituta vai e vende seu corpo
e quer dizimar do que ganhou de seus clientes; ou alguém por lá vai e faz
negócios de narcotráfico e ganha dinheiro, e logo quer ajudar a construir um
templo com o que ganhou do narcotráfico; essas coisas são anátema, isso Deus não
recebe . “mas o povo tomou do
despojo ovelhas e bois, o melhor do anátema, para o sacrificar ao Senhor teu
Deus em Gilgal.”. Devido a isso veio o
julgamento de Deus, e por isso teve que vir Samuel e fazer o que não quis fazer
Saul.
Passemos à 2 Reis 4:42. Aqui estamos no tempo do Eliseu. “Um homem veio de
Baal-Salisa, trazendo ao homem de Deus pães das primícias, vinte pães de
cevada, e espigas verdes no seu alforje. Eliseu disse: Dá ao povo, para que
coma. Aqui temos um exemplo de dar as primícias.
Primícias em tempos de restauração
2 Crônicas 31:5,12. Aqui está a época de reforma, de restauração na
época de Ezequias. Houve um tempo de restauração com Ezequias e outro tempo de
restauração com o Neemias. Sempre que havia restauração, o povo dava as primícias;
quando não havia restauração o povo se esquecia das coisas de Deus e abandonava
o serviço à Deus. Aqui era tempo de restauração. 31:4: “4 Além disso ordenou ao povo
que morava em Jerusalém que desse a porção pertencente aos sacerdotes e aos
levitas, para que eles se dedicassem à lei do Senhor. 5 Logo que esta ordem se divulgou, os filhos
de Israel trouxeram em abundância as primícias de trigo, mosto, azeite, mel e
todo produto do campo; também trouxeram em abundância o dízimo de tudo. 12 Ali (naquelas câmaras que foram preparadas) recolheram fielmente as ofertas, os dízimos
e as coisas dedicadas; e tinha o cargo disto o levita Conanias, e depois dele
Simei, seu irmão”.
O outro exemplo de período de restauração onde volta a haver dízimos e primícias
está no Neemias 10:35,37. É um pouco parecido ao que dizia no tempo de Ezequias.
“35 Também nos obrigamos a
trazer de ano em ano à casa do Senhor as primícias de todos os frutos de todas
as árvores. e as primícias da nossa mas, e as nossas ofertas alçadas, e o fruto de
toda sorte de árvores, para as câmaras da casa de nosso Deus; e os dízimos da
nossa terra aos levitas; pois eles, os levitas, recebem os dízimos em todas as
cidades por onde temos lavoura”. Segue, Neemias 12:44: “No mesmo dia foram nomeados homens sobre as
câmaras do tesouro para as ofertas alçadas, as primícias e os dízimos, para
nelas recolherem, dos campos, das cidades, os quinhões designados pela lei para
os sacerdotes e para os levitas; pois Judá se alegrava por estarem os
sacerdotes e os levitas no seu posto”.
Ainda seguimos em Neemias 13:30-31: “30 Assim os purifiquei de tudo que era
estrangeiro, e determinei os cargos para os sacerdotes e para os levitas, cada
um na sua função; 31 como também o que diz
respeito à oferta da lenha em tempos determinados, e bem assim às primícias.
Lembra-te de mim, Deus meu, para o meu bem”. Aí termina Neemias.
Estamos fazendo o seguimento exaustivo de todos os versículos que falam
das primícias para que este assunto fique claro de uma vez por todas; se Deus o
permitir. Passemos aos Salmos; ali vemos como Deus chama aos primogênitos de, primícias
de Israel.
Primogênitos, primícias do Israel
Salmo 78:51: “Feriu todo primogênito no Egito, primícias da força deles nas tendas de
Cão”. Então os primogênitos eram considerados as primícias;
como Israel é seu primogênito, é as primícias. Passamos ao Salmo 105:36: “Feriu também todos os
primogênitos da terra deles, as primícias de toda a sua força”.
Logo vem a menção das primícias em Provérbios 3:9. Muitos já sabem de
cor. Provérbios 3:9 diz: “Honra ao Senhor com os teus bens, e com as
primícias de toda a tua renda”.
Passemos ao profeta Ezequiel 20:40. Isto já é para o tempo do fim: “Pois no meu santo monte,
no monte alto de Israel, diz o Senhor Deus, ali me servirá toda a casa de
Israel, toda ela, na terra; ali vos aceitarei, e ali requererei as vossas
ofertas, e as primícias das vossas oblações, com todas as vossas coisas santas”. continuamos fazendo o seguimento do assunto das primícias em toda a
Bíblia.
Ezequiel 44:30: “Igualmente as primícias de
todos os primeiros frutos de tudo, e toda oblação de tudo, de todas as vossas
oblações, serão para os sacerdotes; também as primeiras das vossas massas
dareis ao sacerdote, para fazer repousar uma bênção sobre a vossa casa”. Ezequiel 48:14: “E não venderão nada disto, (das coisas santas, da terra reservada para Deus) nem o trocarão, nem
transferirão as primícias da terra, porque é santo ao Senhor”. O que quer dizer que não se pode transferir as primícias? Que os
primeiros frutos pertencem a Deus e não se podem usar para outra coisa, só para
Deus; não se transferirão. Até aqui são todas as menções a respeito das primícias
que há na Bíblia; depois vêm as que vimos no Novo Testamento de Romanos, de Tiago
e as de Apocalipse; isso é tudo o que há sobre primícias na Bíblia, assim não
podemos interpretar de outra maneira.
Lembremos: antes dos
50 dias, o primeiro feixe, figura de Cristo primícias dos que dormem é feito;
Cristo as primícias em sua devida ordem, logo os que são de Cristo em sua
vinda; ou seja, depois das sete semanas se traz as primícias de toda a terra,
já das que nós podemos comer; disso o melhor, o primeiro, é dado ao Senhor, e
da massa se fazem dois pães; mas esses dois pães representam o testemunho diante
de Deus que são suas primícias; e Ele tem duas testemunhas na terra que são:
Israel, que serão os cento e quarenta e quatro mil, primícias dentre os homens
redimidos para o Senhor, e a Igreja, os filhos de Deus que têm as primícias do
Espírito e são primícias de suas criaturas. Então, irmãos, até aqui o relativo às
primícias. Esse é o tema de hoje. “As primícias”. Oremos...
Nenhum comentário:
Postar um comentário