domingo, 23 de novembro de 2008

Aprendendo o Temor do Senhor- Levi Cândido

“Vinde, filhos, e escutai-me; eu vos ensinarei o temor do Senhor”. (Salmo 34:11).
A Bíblia nos apresenta que “O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria”. (ver Salmo 111:10). Alguém já definiu “temor” fazendo a seguinte consideração: “Pôr Deus no trono da vida é a essência da sabedoria”. Conforme o dicionário bíblico de João Batista Ribeiro Santos, “temor” quer dizer: “ter uma vida orientada pela Palavra de Deus; viver cotidianamente tanto as normas morais e éticas quanto a graça de Deus significa temer ao Senhor”. De uma forma geral, todos os habitantes do mundo são chamados a temer ao SENHOR, pois a Sua criação revela o Seu poder e a Sua bondade em criar e sustentar tudo que existe no universo. Em Salmo 33:8,9 lemos: “Tema ao SENHOR toda a terra, temam-no todos os habitantes do mundo. Pois Ele falou, e tudo se fez; Ele ordenou, e tudo passou a existir”. A.W.Pink já nos deixou escrito algo muito significativo concernente ao temor do Senhor. Diz ele: “Deus está tão acima de nós que o simples pensamento de Sua majestade nos deveria fazer estremecer. O Seu poder é tão grande que a percepção dele deveria aterrorizar-nos. E Ele é tão inefavelmente Santo, e Seu ódio ao pecado é tão infinito, que o próprio pensamento de atos errados nos deveria encher de horror”. Salmo 89:7 diz: “ Deus é sobremodo tremendo na assembléia dos santos, e temível sobre todos os que o rodeiam”. “O aprendizado do cristão deve começar com o temor do Senhor” , dizia Thomaz Cranmer. E, o irmão A.W.Tozer, nos deixou escrito que “ninguém pode conhecer a verdadeira graça de Deus, se antes não conhecer o temor de Deus”.
Na verdade, devemos atentar a isto, pois “o temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência”. (Pv 9:10). Até ao ponto onde Deus é verdadeiramente conhecido, até esse ponto será devidamente temido. Porém, acerca dos ímpios diz a Palavra de Deus através do apóstolo Paulo: “não há temor de Deus diante de seus olhos”. (Romanos 3:18). Esses homens não tem qualquer percepção acerca da majestade de Deus, não tem nenhuma preocupação com a Sua autoridade, não tem qualquer respeito pelos Seus mandamentos, não se alarmam ante o fato de que Ele os julgará” , diz Pink. Porém há uma promessa de Deus àqueles que entraram em pacto com Ele. Diz o SENHOR através de Jeremias 32:40: “Farei com eles aliança eterna, segundo a qual não deixarei de lhes fazer o bem; e porei o meu temor no seu coração, para que nunca se apartem de mim”. Por essa razão, os remidos andam cautelosamente diante dos olhos do Senhor. “Ouvi a palavra do SENHOR, os que tremeis da sua palavra. Vossos irmãos, que vos odeiam e que para longe vos lançam por amor do meu nome, dizem: Seja glorificado o SENHOR, para que vejamos a vossa alegria; mas eles serão confundidos”. ( Isaias 66:5). Alguém já disse: “somente o temor a Deus pode livrar-nos do temor aos homens”. “O temor do Senhor consiste em aborrecer o mal...” (Pv 8:13). O temor do Senhor é o elemento indispensável para andarmos nos procedimentos sábios, evitando assim, o mal. “Pela misericórdia e pela verdade se expia a culpa, e pelo temor do SENHOR os homens evitam o mal”. (Pv 16:6). Continua Pink: O homem que vive no temor de Deus tem consciência que: “os olhos do SENHOR estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons” (Pv 15:3). “A verdadeira piedade nunca se separa do temor de Deus”, disse William S. Plumer. Por isso mesmo(continua Pink) , o homem que teme ao Senhor vive conscienciosamente tanto em sua conduta particular como em sua conduta em público. O homem que evita cometer determinados pecados, porque os olhos dos homens estão fixos sobre ele, mas que não hesita em cometê-los quando está sozinho, é destituído do temor de Deus. Isto também se aplica à linguagem, aos pensamentos e qualquer tipo de ação: “Deus o vê e ouve a todos os momentos”. A oração intensa dos regenerados é “...dispõe-me o coração para só temer o teu nome”. (Salmo 86:11). Foi Richard Alleine quem disse: “Aquele que sabe o que é ter prazer em Deus temerá sua perda. Aquele que viu sua face, terá medo de suas costas”. Há um comentário que se expressa nos seguintes termos: “Seguindo a orientação de Deus, pela fé, o cristão não deve temer forças malignas e projetos contra o Reino de Deus”. O temor deve ser devido ao Senhor e não ao maligno nem aos seus súditos. “ E digo-vos, amigos meus: Não temais os que matam o corpo e, depois, não têm mais que fazer. Mas eu vos mostrarei a quem deveis temer; temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, vos digo, a esse temei.
Não se vendem cinco passarinhos por dois ceitis? E nenhum deles está esquecido diante de Deus. E até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos”. ( Lucas 12:4-7). “A confiança durante a perseguição depende de perceber a infinita diferença entre a morte corporal e a eterna. Tememos porque Deus é o justo Juiz (Cf. Tiago 4:12). Confiamos porque Ele é amor e governa tudo”. (Cf. Rm 8:28-39). E neste aspecto, este temor piedoso nos vem através da leitura e receptividade da Palavra de Deus. “ Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos, Para fazeres o teu ouvido atento à sabedoria; e inclinares o teu coração ao entendimento; Se clamares por conhecimento, e por inteligência alçares a tua voz, Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, Então entenderás o temor do SENHOR, e acharás o conhecimento de Deus”. ( Pv 2:1-5). Pink também diz: “É por meio das Escrituras que aprendemos que os olhos do Senhor estão continuamente fixos sobre nós, assinalando as nossas ações e pesando os nossos motivos. Na medida em que o Espírito Santo vai aplicando as Escrituras aos nossos corações, assim também vamos obedecendo crescentemente aquele mandamento que diz: “...no temor do Senhor perseverarás todo dia”. (Pv 23:17). Por conseguinte, na medida exata em que formos tomados pelo senso de respeito da tremenda majestade divina, nessa medida também teremos consciência de que “...Tu és Deus que vê...”. (Gênesis 16:13), pondo em ação a nossa salvação com ...temor e tremor... (Fp 2:12), e assim tiramos real proveito de nossos estudos bíblicos e da leitura das Escrituras”. O mesmo Espírito que repousava sobre Cristo repousa nos Seus santos, e acerca Dele está escrito: “E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do SENHOR” (Is 11:2). Alan Redpath disse: “O temor reverente de Deus é a chave para a fidelidade em qualquer situação”. Também precisamos esclarecer que o temor do Senhor não se trata do medo Dele; mas de uma reverência piedosa à Sua pessoa e aos Seus mandamentos. Conforme disse Thomas Browne: “Temo a Deus, contudo não tenho medo dele”. Irmãos, vamos atentar para o que diz o Pregador: “De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem” (Ec 12:13). Amém!

Levi Cândido
candidolevi@ig.com.br
Barueri, 12 de Outubro de 2008

Nenhum comentário:

Irmãos em Cristo Jesus.

Irmãos em Cristo Jesus.
Mt 5:14 "Vós sois a luz do mundo"

Arquivos do blog